Boi Charolês no pasto
Animais

Boi Charolês: curiosidades da raça

O Boi Charolês, originário da França, se destaca na agropecuária por sua carne de excelente qualidade e por seu porte forte e musculoso. Continue lendo para conhecer algumas curiosidades sobre essa raça. 

Origem do Boi Charolês

A raça Charolês é uma das raças bovinas que mais se destaca no que diz respeito à qualidade da sua carne e desempenho no mercado. Sua está relacionada a um gado nativo que habitava a comarca de Charolais (a pronúncia é: “charolês”), na região central da França. A região está localizada entre os rios Loire e Saone. 

Acredita-se que o ancestral do Charolês tinha muitas características em comum com o gado Simental, da Suíça e Alemanha. Todas essas raças eram descendentes do Bos frontosus, do período jurássico. 

Evolução da raça

Atualmente, essa é uma raça especializada na produção de carne, sendo um dos destaques da pecuária brasileira. Contudo, quando surgiu, apresentava aptidão tripla, ou seja, atendia bem às demandas de trabalho, leite e carne. A boa reputação no cenário pecuário se fortaleceu no começo do século passado.

Boi Charolês pelo mundo

Em 1965, o Canadá começou a importar esses animais da França e a reexportá-los para outros países, como os Estados Unidos. Inclusive, foi assim que o boi Charolês chegou ao Brasil. A Argentina importou, desde 1955, mais de 1.400 cabeças desse gado, sendo que muitos desses bois foram reexportados para o Brasil.

Gado de grande porte

O boi Charolês se destaca por ser um tipo de gado de grande porte. São animais pesados e musculosos e sua carcaça apresenta um grande rendimento.

Cor creme

Essa raça bovina apresenta pelagem branca ou creme (amarelo claro), com reflexos amarelos. Os animais dessa raça não apresentam pele pigmentada e nem cascos, chifres ou focinho, por isso, são ideais para o clima temperado.

A pele do gado Charolês é solta e apresenta espessura média. Seu pelo é suave e também tem espessura média, por vezes lanoso. 

Chifres

Os chifres desses animais nascem lateralmente e tendem a se curvar para frente e para cima na extremidade. 

Peso médio 

Os touros dessa raça apresentam peso médio, entre 1.100 e 1.250 kg. Por sua vez, as vacas apresentam média de peso entre 800 e 900 kg, com recordes passando os 1.100 kg. Os filhotes nascem, em média, com 45 kg (machos) e 42 kg (fêmeas).

Bezerros gêmeos

Uma curiosidade interessante é que o gado Charolês é propenso a partos de gêmeos. Essa é uma raça que se destaca pela sua estrutura óssea e muscular, assim como pelo cruzamento precoce e pelo excelente rendimento de carcaça. 

Produção de leite

Na produção de leite, o gado Charolês produz o bastante para criar um terneiro por ano. O rendimento estimado é de 3.000 litros por lactação. 

Versatilidade

Um ponto bastante positivo a respeito desse gado, é a sua capacidade de ser versátil no que diz respeito ao manejo. Tem facilidade para cruzamento com outras raças, para alimentação e para enfrentar mudanças de clima. 

Essa raça tem se tornado cada vez mais aprimorada geneticamente, apresentando boa velocidade de crescimento e eficiência alimentar. Trata-se de características bastante procuradas pelos produtores rurais e confinadores. 

Não necessita de hormônios

Ainda que o gado Charolês possa ser considerado uma raça tardia em comparação com outras, tem a vantagem de não precisar de hormônios para uma maior deposição de gordura. É um gado que engorda de forma satisfatória, produzindo, assim, uma carcaça de qualidade.

Longevidade

Uma das características do gado Charolês que mais chama a atenção é a longevidade. Tendem a ser animais fortes e de perfil saudável. 

Capacidade de ingestão de forragem

Os animais dessa raça ainda se destacam por sua grande capacidade de ingerir forragem básica, o que se reflete em ganhos para a sua carcaça e musculatura diferenciada. Atualmente, a raça Charolês é exclusiva da pecuária de corte. É raro o uso desses animais para pecuária de leite. 

Preço da carne do Boi Charolês

O gado Charolês é um grande destaque do setor agropecuário por apresentar carne de ótima qualidade. Toda essa qualidade se reflete no preço da carne desse boi, a média é de R$ 90,00 por quilo. Assim, esses animais oferecem excelente retorno para os criadores.

Rebanho mundial

Estima-se que o rebanho mundial de gado Charolês seja de mais de 700 mil cabeças, presentes em 68 países e cinco continentes. Desde que iniciou sua difusão pelo mundo, o processo apenas se intensificou.

Com tamanha versatilidade e capacidade de adaptação, a raça se consolida em todos os lugares onde é criada. 

Boi Charolês Brasil

No Brasil, o maior plantel do gado Charolês está no estado do Rio Grande do Sul. Contudo, é importante mencionar que a raça está presente em todo o país. 

Gostou de saber mais sobre o boi Charolês? Aproveite para acessar outras postagens do blog da Rodeo West e conferir mais novidades sobre o universo country!

Fonte da Imagem: pixabay.com