Automação agrícola: duas máquinas agrícolas trabalhando em uma fazenda
Agronegócio

Conheça as últimas novidades em automação agrícola

Em um contexto em que há grande aumento da demanda da produção de alimentos, a automação agrícola, se mostra uma solução pertinente. A mecanização dos processos permite otimizar a produção e reduzir desperdícios. Continue lendo para conhecer as principais novidades desse setor.

O que é automação agrícola?

A programação de um processo a partir de uma máquina ou dispositivo eletrônico recebe o nome de automação. Processos automatizados podem ser controlados por computadores ou por sensores instalados prontos para acionar alguma função. 

Com essa mecanização, os trabalhadores agrícolas não precisam revisar as culturas o tempo todo. Esse acompanhamento pode ser feito remotamente e de forma automática. O sistema como um todo se torna mais produtivo e com menos brechas para o cometimento de erros. Os desperdícios também são reduzidos.

Por que a automação agrícola é importante?

O investimento em mecanização agrícola oferece uma série de benefícios para as propriedades rurais. Por ter custos consideráveis é válido conhecer tais vantagens previamente, confira abaixo.

1. Maior controle e padronização da produção

A automação permite programar os equipamentos para proceder de forma padrão diante de diferentes situações. Dessa forma o produtor não precisa se preocupar com variáveis externas, não é necessário fazer ajustes manuais. Durante uma estiagem, por exemplo, a irrigação programada pode resolver as eventuais demandas que surgirão. 

Se a plantação da fazenda for atacada por uma praga, a aplicação automática de defensivos poderá resolver a situação. Com a mecanização as intervenções acontecem mais rapidamente e de forma pontual a evitar maiores consequências. Assim é mais fácil manter o padrão e a qualidade da produção.

2. Mais economia nos gastos mensais

O investimento na automação agrícola pode ser considerável, porém, tem grande capacidade de gerar economia em médio e longo prazo. A mecanização acelera a tomada de decisões e a resolução de questões relevantes, assim se evita uma série de prejuízos. 

Por exemplo, a instalação de sensores de umidade na lavoura indica quando é o momento de irrigar a plantação. A irrigação, por sua vez, pode ser programada para acontecer sempre que os sensores indicarem que é necessário. Assim o solo se mantém nas condições ideais para o desenvolvimento das plantas.

3. Mais segurança para a equipe

O investimento em automação agrícola contribui para aumentar a segurança dos trabalhadores rurais, especialmente em relação à aplicação de defensivos. Atualmente, já existem diversos equipamentos que podem ser operados remotamente. Tendo mais tempo para se concentrar em questões estratégicas, a equipe se torna mais produtiva.

Principais novidades em automação agrícola

Acima explicamos o que é a automação agrícola e quais são os seus benefícios. A partir de agora apresentaremos as principais novidades desse setor.

Veículos autônomos

Uma das principais tendências da automação agrícola, os veículos autônomos, proporcionam mais segurança, praticidade e economia. Esses equipamentos permitem automatizar funções. Um dos destaques dentre esses veículos é o piloto automático agrícola.

Com esse tipo de veículo não é necessário que os tratores sejam conduzidos por um operador, inclusive nem precisa ter cabine em seu design. Esse modelo não precisa da ação humana, pois tem ajustes de velocidade e desvio de obstáculos que uma pessoa faria.

Drones

Cada vez mais populares, os drones são dispositivos semelhantes a pequenos helicópteros. Podem ter uma série de funções nos cuidados com a lavoura. Normalmente, seu uso está relacionado ao mapeamento e controle das propriedades. É possível produzir imagens aéreas das plantações.

Uma das principais novidades relacionadas aos drones diz respeito ao fato de que alguns já vêm com pulverizadores agrícolas. Esse detalhe facilita consideravelmente o dia a dia de trabalho no campo. Enquanto percorrem o perímetro da lavoura, esses dispositivos, aplicam defensivos ou fertilizantes. 

Sensores

Objetivando aumentar a produção da lavoura, os sensores contribuem para detectar condições que demandam atenção. Dentre as condições que esses sensores podem captar estão o clima, desenvolvimento das plantas, desempenho das máquinas, qualidade do solo entre outros.

Os dados coletados pelos sensores são analisados por programas especializados que a partir do seu cruzamento fazem sugestões para os produtores. Em casos como o de uma seca, por exemplo, os sensores podem acionar automaticamente a irrigação na lavoura. 

Sistemas inteligentes

Os sistemas inteligentes estão sendo bastante usados no contexto agrícola para otimizar os processos. É possível conquistar cada vez mais precisão e aumento da produtividade com recursos como Inteligência Artificial e Aprendizado da Máquina.

Os algoritmos podem ser usados para controlar cada insumo aplicado, por exemplo. A partir desse controle é possível fazer uma relação com o seu desempenho. Partindo dessas informações se tornaria possível ainda estabelecer novos parâmetros de aplicação para obter melhores resultados.

Há diversas ferramentas que podem contribuir para a retroalimentação dos sistemas de automação. Essas ferramentas também permitem tornar os processos de análise mais práticos. O processo de tomada de decisão se torna ainda mais simples com esses sistemas. 

Gostou de conhecer as principais novidades em automação agrícola? Acesse outras postagens do blog da Rodeo West para conferir mais dicas e novidades sobre o universo country!

Fonte da Imagem: pixabay.com