Mecanização Agrícola
Agronegócio

Mecanização agrícola: principais vantagens de se produzir utilizando máquinas

A mecanização agrícola já é uma realidade e vem transformando a forma como os produtores rurais abastecem seus mercados. Há cada vez mais aplicações tecnológicas voltadas para o campo, como sensores, câmeras, GPS, entre outras. Continue lendo para conhecer as principais vantagens desse direcionamento.

Mecanização agrícola: conheça as principais vantagens

O processo de mecanização agrícola tem se tornado cada vez mais uma realidade palpável no campo. As máquinas agrícolas representam um importante incremento para o trabalho do produtor.

A tecnologia contribui para que os resultados sejam cada vez mais positivos e a produção se torne mais otimizada. Confira a seguir um apanhado das principais vantagens de aderir à tecnologia.

1 – Economia de tempo

A tecnologia no campo é uma grande aliada do produtor que deseja ganhar tempo. O maquinário contribui para reduzir o tempo demandado em todas as etapas do processo produtivo, da preparação do solo à colheita. Nas produções de grande escala, atualmente, seria impossível não contar com soluções tecnológicas.

A demanda pela produção de alimentos está cada vez maior e para atender significativamente a essas necessidades é crucial contar com soluções mecanizadas. A janela de plantio das lavouras não abre a possibilidade de não utilizar as soluções da tecnologia.

Um exemplo que torna mais clara essa relação da tecnologia com a demanda atual é a possibilidade de colher até 50 hectares de café em apenas duas semanas no modo automatizado. Essa mesma área levaria em torno de dois meses para terminar de ser colhida no método manual. A automação aumenta consideravelmente o volume de trabalho.

A partir do momento em que a colheita é realizada mais rapidamente, a lavoura tem mais tempo para apresentar uma florada mais intensa e uniforme. Logo, a produção na safra seguinte será mais significativa.

2 – Redução do uso de mão de obra

Durante muito tempo, os produtores rurais sofreram com a escassez de mão de obra qualificada no campo. Esse adendo é relevante para esclarecer que a mecanização não está retirando vagas de emprego.

Além disso, quando atividades de cunho repetitivo são realizadas pelas máquinas, se tem um processo de qualificação da mão de obra para atividades mais criativas. A tecnologia aplicada ao agronegócio surge como uma solução para os produtores que precisam de mais eficiência para processos como a colheita, por exemplo. 

3 – Economia de recursos

O processo de mecanização agrícola contribui para reduzir em cerca de 30% os custos de produção. Para se ter uma ideia mais concreta dessa redução, é válido citar dados divulgados pelo Conselho Nacional do Café.

A diferença dos custos por saca entre os métodos manual e mecanizado é de 26%. O custo no método manual é de R$ 350,00, já no método mecanizado fica em R$ 257,00.

A principal redução de custos diz respeito às despesas com pessoal, cerca de 58% a menos no método mecanizado. Em médio e longo prazo, essa economia tende a se mostrar bastante significativa para o bom andamento do negócio.

4 – Controle de qualidade

A aplicação da tecnologia na produção do campo contribui para o aumento do controle de qualidade. A forma como a colheita é realizada impacta significativamente a integridade e a higiene dos grãos. Quando essa etapa passa a ser mecanizada, é possível evitar que o produto tenha contato direto com a terra.

Esse contato poderia comprometer a qualidade dos grãos e levar a um grande desperdício. Além disso, a tecnologia permite coletar e analisar dados para estar a par da situação da propriedade em diferentes períodos do ano.

5 – Agricultura de precisão

Os métodos de agricultura de precisão vêm ganhando cada vez mais destaque dentre as tendências de tecnologia aplicada ao campo. Basicamente, se trata de um conjunto de soluções com foco em extrair informações relevantes do solo, da lavoura e do clima para tomar as melhores decisões.

Podemos dizer que se trata de um passo além da mecanização, pois leva a tecnologia para outro patamar. Mais do que facilitar processos que eram feitos manualmente anteriormente, a agricultura de precisão ajuda a entender os recursos disponíveis para obter os melhores resultados.

Representa uma mudança considerável da forma como o solo era analisado há alguns anos. O processo, que ainda é realizado em algumas propriedades, consistia em coletar uma amostra do solo para analisar suas características. Os resultados eram considerados válidos para toda a propriedade. Claro que esse é um método que não prima pela precisão.

É possível que haja uma grande variação de características e necessidades entre diferentes partes de uma mesma propriedade. A agricultura de precisão surge como uma alternativa para mapear o solo como um todo, encontrando as particularidades de cada região. Além de ser uma vantagem, a agricultura de precisão é uma das principais tendências da tecnologia aplicada ao campo.

Gostou de saber mais sobre o processo de mecanização agrícola? Aproveite para compartilhar o conteúdo com amigos que se interessam pelo assunto!

Fonte imagem: pixabay.com