Anemia em cavalos
Animais

Anemia em cavalos: conheça as causas, sintomas e como deve ser o tratamento

A anemia em cavalos pode ser um reflexo de problemas na dieta dos animais ou a consequência de alguma doença. No artigo a seguir vamos explicar mais sobre essa condição, quais são as suas possíveis causas, sintomas e como deve ser realizado o tratamento.

Anemia em cavalos: o que é?

De forma resumida, a anemia é a falta de glóbulos vermelhos no sangue do cavalo. Contudo, não se configura como uma doença em si. Pode ser resultante da falta de nutrientes provenientes de uma dieta deficiente ou então reflexo de uma doença.

A função dos glóbulos vermelhos é a de transportar oxigênio para as células. Uma redução da presença desses glóbulos pode representar um grave problema para a saúde do animal.

Possíveis causas da anemia em cavalos

As causas de anemia em equinos incluem desde uma alimentação deficiente em nutrientes até outras condições que afetam a boa saúde dos animais. Dentre as causas mais comuns estão parasitas (principalmente carrapatos), bactérias ou vírus.

A condição também pode ter origem hemorrágica, sendo decorrente de traumas ou cirurgias. A chamada anemia hemorrágica pode ser originária de doenças do intestino ou medular. No último caso, é originária de alguma deficiência que prejudica a produção de glóbulos vermelhos e a reposição dos mesmos.

É importante mencionar também a anemia infecciosa equina que pode ser transmitida pelo sangue. Infelizmente não há cura e nem vacina para esse tipo específico de anemia equina.

Sintomas da anemia em cavalos

É essencial observar a criação atentamente para identificar mais facilmente qualquer comportamento estranho nos animais. Dentre os sintomas mais comuns da anemia em cavalos destacamos:

– Inapetência (perda de apetite)

Quando os animais deixam de comer um sinal de alerta deve ser aceso, pois algo está errado com a sua saúde.

– Apatia

Se os animais demonstram falta de entusiasmo e resposta aos estímulos de exercícios é importante chamar um veterinário.

– Inchaço abdominal

O abdômen inchado do cavalo é um sinal bastante visível de que tem algo errado com o seu bem-estar.

– Febre alta

A febre é sempre um alerta de que há alguma coisa acontecendo no organismo do equino.

– Fadiga e fraqueza

Os animais tendem a ficar muito cansados mesmo sem fazer esforço algum.

– Depressão e letargia

O estado letárgico consiste em estado de profunda inconsciência do qual o animal pode ser facilmente acordado e para o qual retorna em seguida. Observe ainda como o equino se comporta e se há alguma diferença de temperamento. Essas mudanças podem denunciar que há algo errado com a sua saúde. Vale a pena sempre se atentar para essas condições.

– Perda de brilho

A crina e a pelagem do cavalo tendem a perder o seu brilho quando ele está com anemia. Quando há falta de nutrientes no organismo dos equinos é natural que eles percam parte da sua beleza. Os nutrientes começam a ser retirados de onde são “menos necessários”, nesse caso, na beleza da pelagem.

Tratamento para a anemia em cavalos

O tratamento deve ser escolhido de acordo com a causa da anemia para que seja eficiente. Uma das alternativas de tratamento mais utilizadas é o uso de suplementos para equídeos. Esses suplementos devem ser indicados por um veterinário a partir do exame do animal. Tais suplementos contêm ácido fólico, vitamina B12 e ferro.

Também é importante que a dieta do cavalo receba especial atenção, sendo complementada com alimentos ricos em proteínas, vitaminas e minerais (especialmente ferro). Esse reforço ajuda os equinos a recuperarem o vigor que a anemia tira deles.

É importante que os animais sejam acompanhados por um médico veterinário durante esse processo de restabelecimento. A anemia é uma condição que exaure as energias dos animais, então é necessário ter um cuidado atento e com olhar profissional.

Feridas

Os animais afetados pela anemia devem ter suas feridas tratadas imediatamente para evitar que haja perda de sangue. Para um animal nessa condição perder sangue pode representar uma grande complicação. Então, se houver qualquer acidente com o cavalo, dedique-se ao atendimento dele evitando problemas mais graves.

Esforço

Os equinos anêmicos devem ser poupados de grande esforço para não agravar o seu quadro. Durante o tratamento dessa condição é imprescindível que o animal descanse para recuperar as suas energias. O mais importante é que ele receba os nutrientes de que está deficiente enquanto repousa.

Prevenção

A melhor forma de prevenir a anemia em equinos é oferecer uma dieta equilibrada para seus animais. O médico veterinário pode até indicar suplementação antes que o quadro apareça.

O acompanhamento médico é essencial para prevenir que a doença comprometa a saúde do cavalo. Lembrando que essa doença não tem vacina e deve ser prevenida com o cuidado em relação aos equinos.

A anemia em cavalos pode ser bastante grave, demandando tratamento veterinário e acompanhamento.

Fonte imagem: pixabay.com