Agronegócio

Como começar uma plantação de amendoim

Uma plantação de amendoim pode ser um excelente negócio para quem deseja entrar em um mercado com grandes chances de sucesso. O amendoim está presente em doces diversos, inclusive na famosa paçoquinha, em bebidas entre outros setores da indústria alimentícia. Trata-se de um mercado em plena expansão, considerando-se que ainda é baixo o número de produtores engajados nessa cultura comparada à  demanda.

Dicas de como dar início a uma plantação de amendoim 

A seguir, você confere dicas de como iniciar uma plantação de amendoim, um setor de atuação agrícola que se encontra em plena expansão podendo se tornar bastante lucrativo. 

Condições adequadas para o plantio

O amendoim deve ser cultivado num ambiente com temperatura adequada e umidade do solo suficiente para atender às necessidades da semente. No Brasil (regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste), o período mais indicado para o início do cultivo se dá entre os meses de setembro e novembro. O mês de setembro é que permite maior produtividade quando há umidade suficiente para que ocorra o processo de germinação e desenvolvimento das plantas.

No estado de São Paulo já se tornou comum que as áreas destinadas ao plantio de amendoim (com a colheita feita durante o verão) sejam reaproveitadas para uma segunda safra de sequeiro cuja colheita é realizada entre janeiro e fevereiro. Existe uma chance de que a produtividade seja menor devido às estiagens. A faixa de temperatura ideal para o plantio de amendoim é a de 15°C a 30ºC. Chuvas regulares também são bem importantes para o sucesso do plantio. 

Solo

O solo adequado para o plantio e boa produtividade de amendoim é aquele que é fértil e apresenta boa drenagem. Embora, o amendoim precise de umidade não pode ficar submetido a encharcamentos que podem causar o apodrecimento da raiz. 

Antes de iniciar o plantio de amendoim é essencial preparar o solo removendo resíduos de plantações anteriores, por exemplo. Observe que os resíduos menores e mais danosos ficam escondidos no solo, faça uma limpeza completa. O uso de adubos e fertilizantes é recomendado para ajudar no desenvolvimento do amendoim. 

Atenção à qualidade das sementes de amendoim

Quem decide dar início a uma plantação de amendoim deve ter um cuidado especial para a escolha das sementes, pois elas influenciam diretamente na produtividade. Outro ponto essencial, o investimento na compra das sementes de amendoim é alto e de maneira que precisa ser feito com assertividade. 

Recomendamos que o produtor dê preferência para sementes que tenham sido melhoradas em especial as que são certificadas. Essas sementes devem ser submetidas a tratamento com produtos químicos depois de terem passado pelo descascamento e limpeza. 

Evite danos mecânicos às sementes de amendoim

Para melhores resultados no plantio de amendoim, é essencial que haja um bom cuidado com as sementes. O produtor deve manter a semeadeira devidamente regulada e realizar testes com ela antes de iniciar o plantio. Isso torna mais fácil conseguir a densidade de semeadura necessária e reduz a possibilidade de danos mecânico às sementes que são particularmente delicadas. 

Semeadura

O processo de semeadura deve ser realizado quando a temperatura e a umidade do solo estiverem adequadas para a germinação. A velocidade recomendada é a moderada para que as sementes sejam devidamente distribuídas. 

Espaçamento no plantio de amendoim

O espaçamento adequado no plantio de amendoim depende do tipo de cultivar com que se está trabalhando.

Cultivares de porte ereto

A recomendação é que o espaçamento médio entre as linhas seja de cerca de 60 cm. A densidade de semeadura indicada é de 18 a 20 sementes para cada metro de linha. O mais comum em lavouras mecanizadas é a criação de três linhas com espaçamento de 50 a 55 cm com um intervalo entre as linhas de 70 cm. O espaço é destinado para o trânsito do trator.

Cultivares de porte rasteiro

Nesse caso, é necessário ter um espaçamento médio entre as linhas de 80 a 90 cm, depositam-se cerca de 15 sementes para cada metro. Comparando com os cultivares de porte ereto, percebemos que esse tipo oferece uma maior produtividade com um número menor de plantas. O espaçamento que melhor se adapta a plantações mecanizadas é o de linhas simples com 90 cm entre as linhas. 

As plantas de amendoim rasteiro podem ter algumas variações de crescimento na parte aérea em particular no que diz respeito às condições climáticas. Isso quer dizer que o produtor pode e deve testar algumas variações de configuração de espaçamento e densidade de semeadura. Conhecer as condições climáticas da região e a influência que elas possuem no comportamento dos cultivares é uma forma de aumentar a produtividade.

Profundidade do plantio de amendoim 

A profundidade recomendada varia entre 5 e 8 cm, no caso de solos arenosos a dica é apostar em plantios com maior profundidade. 

Gostou dessas dicas de como dar início a uma plantação de amendoim? Deixe seus comentários abaixo!