Rodeio

Qual foi o primeiro rodeio do Brasil?

Você é um fã de festas de rodeio? Sabe como nasceu a ideia dessa modalidade recreativa que consiste em permanecer por 8 segundos em cima de um animal, que pode ser um touro ou um cavalo? Tem ideia de onde foi realizado o primeiro rodeio do mundo e o primeiro rodeio do Brasil? Continue lendo e tenha essas e outras respostas!

Tudo sobre a origem do rodeio

Atualmente, os rodeios movem multidões de apaixonados em países como Estados Unidos, México, Canadá, Austrália e Brasil. A competição que demanda precisão e muita coragem para suportar os trancos dados pelos cavalos e touros bravos nasceu nos Estados Unidos e aos poucos foi chegando a outras partes do mundo, inclusive a longínqua Oceania. A seguir vamos te contar essa história fascinante.

Como surgiu o rodeio?

Antes de falarmos sobre o primeiro rodeio do Brasil, precisamos voltar um pouco mais na história para identificar como essa modalidade competitiva foi criada. No século 17, após ter vencido a guerra contra o México, os Estados Unidos começaram a adotar algumas tradições de origem espanhola com as quais tiveram contato durante o embate. Dentre essas tradições estavam a doma de animais e as festas mexicanas. 

Não demorou muito para que os peões das fazendas do centro-oeste dos Estados Unidos começassem a realizar competições semelhantes ao que hoje conhecemos como rodeio. O ano de 1869 ficou marcado pela realização da primeira prova de montarias em sela que foi realizada na cidade do Colorado. Os vaqueiros da época usavam as suas habilidades de trabalho para competir entre si na montaria e no laço.

Rodeio como entretenimento

O status de entretenimento público foi atribuído ao rodeio entre os anos de 1890 e 1910, nessa época foram realizados diversos eventos do oeste, assim como convenções pecuárias e celebrações. Nas primeiras décadas do século 20, o rodeio passou a ser entendido como uma modalidade esportiva nos Estados Unidos. Todos os anos eram realizados eventos que atraíam diversos peões que buscavam conquistar o título de campeão.

Os promotores desses eventos se esforçaram muito para que os rodeios deixassem de ser apenas um esporte típico de vaqueiros e pudessem conquistar um público mais amplo, até mesmo quem não tinha uma ligação com o campo. Conforme o século 20 foi avançando, os rodeios foram aumentando seu alcance e se consolidando como uma competição relevante.

E o primeiro rodeio do Brasil?

Em nosso país, o primeiro rodeio data do ano de 1947 e foi realizado na cidade de Barretos, interior de São Paulo, que até hoje é um dos mais fortes símbolos da prática por aqui. A cidade se tornou um ponto de parada dos ‘corredores boiadeiros’ por estar no meio do caminho das vias antigas de transporte de gado. Os peões tinham que, inevitavelmente, passar por Barretos.

Quando os peões se encontravam nessa região, acabavam demonstrando entre si as suas habilidades, estabelecendo um tipo de competição. O primeiro rodeio do país foi realizado não em uma arena (como é hoje em dia), mas sim em um espaço cercado por arquibancadas, bem na praça central da cidade. O evento principal era uma quermesse, mas o que chamou atenção foi o rodeio.

O nascimento do grupo “Os Independentes”

O rodeio de Barretos é o maior rodeio da América Latina, atualmente, e por trás dessa grandiosidade e sucesso está o grupo “Os Independentes”, o responsável pela gestão. Esse grupo foi criado em 1955 e tinha como base a atuação de rapazes solteiros e autossuficientes, cujo objetivo era realizar festas com o tema da agropecuária. 

Em 1956 foi realizada a 1ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos. Os peões deixaram de só tocarem a boiada para competir entre si, e demonstrar quem tinha mais habilidade para permanecer os 8 segundos em cima de um animal bravo. 

Outros rodeios grandes do Brasil

No ano de 1987 surgiu o segundo maior rodeio do Brasil, a festa de Americana, também interior do estado de São Paulo. Inicialmente, esse rodeio contava com cerca de 25 mil expectadores, atualmente, esse número pulou para mais de 400 mil. Outros rodeios de grande expressividade que foram surgindo incluem o de Cajamar, Jaguariúna, Itu, Limeira e Piracicaba. As festas do peão atraem em média 400 mil expectadores por evento, o de Barretos já ultrapassou a marca de 1 milhão de pessoas.

Qual o maior rodeio do mundo?

Realizado na cidade de Calgary, Alberta, Canadá, o Calgary Stampede é considerado o maior rodeio do mundo. A festa reúne peões dedicados à montaria e laço para competir entre si por um lugar de destaque no hall mundial de peões de rodeio. Um dos principais sonhos dos peões que competem em rodeios é conquistar o título do Calgary Stampede. 

Gostou de conhecer mais sobre a história dos rodeios no Brasil e no mundo? Já foi em algum dos rodeios mencionados no artigo?