Começando uma plantação de morango
Agronegócio

Dicas Para Começar Sua Plantação de Morango

Começando uma plantação de morango

Pensando em iniciar uma plantação de morango, mas ainda tem dúvidas para que o cultivo seja bem-sucedido? Continue lendo e confira dicas para ter uma plantação que ofereça bons resultados, aproveitando todas as características estruturais de sua propriedade.

Dicas Para Iniciar uma Plantação de Morango

A seguir, confira dicas pontuais para dar início à sua plantação e colheita de morangos, um dos produtos do agronegócio que mais oferecem lucro e estabilidade no mercado atual.

Conhecendo Melhor o Morango

A planta que dá origem aos morangos é conhecida como morangueira e sua origem é europeia, do século 18. Surgiu a partir do cruzamento de duas espécies vegetais do continente americano, Fragaria virginiana e Fragaria chiloensis. O morangueiro atinge entre 10 e 30 metros de altura, sendo uma planta perene de vida curta. As folhas da planta também são comestíveis, e ficam especialmente saborosas quando jovens. Todas as partes da planta podem ser utilizadas para fins medicinais.

Melhor Clima Para o Cultivo de Morango

O morangueiro é um cultivar que se adapta bem a diferentes faixas de amplitude térmica, no entanto, os que são cultivados em regiões de temperaturas mais elevadas precisam de um período de exposição a temperaturas mais baixas durante o inverno. Na época de frutificação o mais indicado é que as temperaturas não ultrapassem 22°C.

Especialistas na produção de morangos defendem que os melhores frutos são obtidos a partir de uma combinação de dias ensolarados e noites mais frias. O cultivo se dá com certa facilidade em regiões de clima temperado, subtropical ou tropical de altitude. Se a sua propriedade está numa região em que o inverno não conta com temperaturas muito baixas, recomendamos que armazene as mudas num ambiente com refrigeração de cerca de 4°C num período de 15 a 20 dias antes do plantio.

Questão de Luminosidade

De maneira geral, os cultivares de morango apresentam sensibilidade ao fotoperíodo, ou seja, à quantidade de horas de luz de um dia. O produtor deve ficar atento: alguns espécimes precisam de dias mais longos de luminosidade, enquanto outros necessitam de períodos mais curtos. Uma forma de fazer a escolha mais assertiva é observar a latitude em que está a sua propriedade. Aquelas em latitudes mais altas têm melhor adaptação a cultivares de dias mais longos.

Alguns cultivares não têm sensibilidade ao fotoperíodo, informe-se a respeito das opções para encontrar a mais adequada às condições da sua propriedade. Mesmo os espécimes que não apresentam a sensibilidade ao fotoperíodo precisam de algumas horas de exposição à luz solar direta todos os dias. Se essa condição não for atendida haverá pouca produção de frutos. Nas regiões com verões com temperaturas mais elevadas é possível apostar no sombreado durante as horas de sol a pino.

Tipo Ideal de Solo Para Plantação de Morango

Para que seus morangueiros deem uma quantidade razoável de frutos é importante apostar num solo bem drenado, rico em matéria orgânica e com boa fertilidade. Em relação ao pH o ideal é que fique entre 5,5 e 6,5.

Regime de irrigação

A irrigação deve ser frequente de maneira a manter o solo úmido, mas sem encharcar.

Melhor época para plantar morangos

O período mais indicado para o plantio do morango vai do fim do verão ao início do outono levando em consideração as características climáticas de cada região. Em regiões que apresentam temperaturas mais baixas recomenda-se o cultivo mais cedo, enquanto que nas regiões em que as temperaturas são mais elevadas indica-se o cultivo tardio.

Cultivares que demandam mais luminosidade diária se dão melhor em regiões de clima temperado. Podem ser também cultivadas durante o período da primavera. O plantio pode ser realizado por meio de mudas provenientes dos estolhos ou estolões dos morangos, que nada mais são do que um tipo de caule rastejante que apresenta crescimento a partir de brotos e raízes.

Mudas

Para iniciar a plantação de morango, adquira mudas de um fornecedor de confiança. Para os anos seguintes obtenha novas mudas a partir dos estolhos desses cultivares. Quando as plantas estiverem bem desenvolvidas, corte na metade do comprimento a parte localizada entre as mudas.

Alguns produtores aguardam até que as mudas estejam devidamente enraizadas para somente então separá-las da planta-mãe. Já outros horticultores cortam as mudas assim que os estolhos apresentam entre 3 e 5 folhas. O espaçamento para o plantio das mudas de morangueiro é de 20 a 35 centímetros.

Propagação através de sementes

Embora seja possível utilizar esse método para cultivo, ele não é exatamente o mais indicado, uma vez que as plantas originárias desse processo não têm características de plantas progenitoras e demoram muito tempo para se desenvolver. Geralmente quem utiliza a propagação por meio de sementes tem interesse em obter novas variedades de morangos.

Como fazer a colheita dos morangos

Os frutos do morangueiro devem ser colhidos somente quando estão maduros. Corte o talo, mas tenha cuidado para não tocar no fruto. A cada dois ou três anos será necessário substituir os morangueiros, pois essas plantas produzem somente por esse período. Há produtores que substituem as plantas todos os anos.

Para cultivar seus morangos com mais tranquilidade vale a pena fazer um seguro agrícola.