O Que São as Barrigueiras?

O que são as Barrigueiras

A barrigueira é uma das partes que compõem a sela do cavalo e um dos acessórios mais relevantes para quem monta, pois tem papel essencial na segurança do equipamento utilizado no equino. Conhecer todas as partes da sela é importante para tornar seu dia a dia com o animal mais proveitoso e seguro. Que tal conhecer mais sobre as barrigueiras e as suas funções?

O Que é uma Barrigueira?

Como foi mencionado acima, a barrigueira é um item que compõe a sela do cavalo. Para compreender o papel desse elemento no contexto da sela é necessário conhecer todo o esquema de uma sela. Continue lendo e descubra o que não pode faltar para deixar melhores os seus momentos de prática hípica.

Conhecendo as Partes de uma Sela

Confira abaixo quais são os itens que, junto com a barrigueira, compõem o conjunto da sela, que deve ser fabricada sob medida.

Estofado e assento

Engana-se quem pensa que esse item deve ser macio. Na verdade é mais relevante que ele seja anatômico. É o local em que o cavaleiro irá sentar, e para garantir sua segurança é necessário haver o encaixe perfeito de quem irá montar.

Cabeça

Recebe essa nomenclatura a parte que fica após o assento e possui reforço em nervo, na qual será fixada o pito.

Pito

Trata-se da parte que está presa à barra de ferro que tem reforço em nervo, servindo de base para as cordas assim como de apoio para os cavaleiros.

Aba do suador

Consiste na parte da sela localizada em sua parte inferior, em contato com a manta e com o animal.

Manta

Sua função principal é a proteção do cavalo. Por isso, fica entre a pele do animal e a sela. Pode ser de diversos tipos.

Aba do assento

Está no ponto de contato direto com o cavaleiro.

Aba traseira

É a parte situada entre a aba do suador e a aba do assento.

Para-lama

Está colocado na sela de maneira que faz a cobertura do loro da armação até chegar ao estribo.

Loro

É uma tira regulável feita de couro reforçado com nylon. Sua função é prender o estribo a sela que está situada na parte de trás do para-lama.

Estribo

Trata-se do local em que os pés do cavaleiro são apoiados. Podem ser feitos de metal com revestimento de couro ou madeira.

Pedaleira

Local em que se apoia a parte de baixo dos pés do cavaleiro.

Suporte de látego

Esse é o item do suadouro cuja função é dar sustentação à barrigueira.

Margaridas

Pode ter uma série de formatos e desenhos. Geralmente é confeccionado com metal e sua função é dar mais beleza à sela, assim como fixar alguns itens.

Barrigueira

A barrigueira é uma alça utilizada para envolver a sela ao dorso do equino de maneira a deixá-la devidamente presa. Esse item é fixado pelo látego, e as alças traseiras podem ser chamadas ainda de barrigueiras de encosto ou batedeiras. Embora seja chamada de barrigueira, essa peça não deve ser presa na barriga e sim no osso do peito do seu cavalo.

Peiteira Y ou Peitoral

É a peça que mantém a sela no local certo, impedindo que ela se movimente para trás.

Argolas

Usadas na parte dianteira e na parte traseira da sela, têm como função prender as barrigueiras e as peiteiras. As argolas são feitas normalmente de aço inox.

Armação

Uma peça da sela que é confeccionada em modelos variados e normalmente de base em madeira. O revestimento é feito com fibra ou então com couro inervado.

Cabeçada

Tem como papel principal segurar a embocadura em conjunto com as rédeas, permitindo assim que o cavaleiro tenha mais controle sobre o equino.

Rédea

Item que torna mais fácil para o cavaleiro ter o controle do equino junto à cabeçada e a embocadura.

Por Que a Barrigueira é Tão Importante?

Sua função é fixar a sela no animal. Por isso é um item que garante a segurança do cavaleiro enquanto ele está sobre o cavalo. A sela deve estar perfeitamente fixada e presa ao equino para impedir eventuais acidentes. Novamente, vale ressaltar que a sela deve ser montada de acordo com as características do cavalo e do cavaleiro.

Invista em Produtos de Qualidade

Para ter certeza de que irá montar com toda a segurança invista em componentes de qualidade para a sua sela. Na hora de escolher a barrigueira ideal atente para a resistência do material das argolas: em boa parte dos casos são feitas de aço inox, e a parte da alça deve ser de materiais couro ou nylon. Compre de fornecedores de confiança para não ter problemas no futuro.

Gostou de saber mais sobre as barrigueiras e os componentes das selas para cavalos?