Estações do Ano
Agronegócio

Estações do Ano e a Agricultura – O que considerar? Saiba tudo

As mudanças climáticas decorrentes das estações do ano podem ter grande interferência na atividade agrícola. Fatores como umidade, temperatura e disponibilidade hídrica têm grande influência no bom andamento das plantações. Continue lendo e entenda quais são os fatores a serem considerados se você é um agricultor. 

Estações do ano: saiba tudo que precisa considerar em relação à sua plantação

Quem trabalha com agricultura deve ter bom conhecimento a respeito das alternações climáticas de uma estação do ano para outra. Confira abaixo quais são os pontos mais relevantes de considerar para organizar sua metodologia de trabalho.

1 – Interferência no desenvolvimento das plantas

O primeiro ponto a ser considerado a respeito das estações do ano é que as variações climáticas podem ter efeito direto sobre o desenvolvimento das plantas. Dentre os aspectos que podem variar estão à duração da luz do dia (fotoperiodismo), média de temperatura do ar e do solo, além de umidade relativa do ar. Toda vez que as condições do ambiente são alteradas, isso gera consequências positivas ou negativas nas plantas. 

De maneira geral, as plantas tendem a ser adaptadas para as mudanças climáticas ocorridas no decorrer do ano no seu local de origem. No entanto, fatores como poluição e desmatamento alteram esse equilíbrio, interferindo na existência sustentável das plantas.

2 – Prejuízos causados pelo veranico

O período de estiagem, que recebe o nome de veranico ou veranito, ocorre em algumas regiões do Brasil e pode causar problemas em diversos tipos de culturas, como as de soja e feijão. Veranicos duram pelo menos 4 dias e têm como características principais temperaturas muito elevadas (as máximas e as mínimas são bem superiores à média), insolação intensa e pouca nebulosidade. As plantas recebem sol intenso por muitas horas, podendo apresentar sérios prejuízos à sua saúde. 

3 – Fique atento às ondas de calor

Alterações climáticas severas podem trazer grande prejuízo para o agronegócio e um bom exemplo disso são as ondas de calor. Trata-se de um fenômeno em que os dias apresentam temperaturas máximas consideravelmente superiores à média definida como normal do mesmo período de anos anteriores. 

Além de acarretar o aumento de problemas de saúde, as ondas de calor intensificam o risco de incêndios florestais e reduzem a capacidade de produção agrícola. Para se ter uma ideia, um estudo realizado pela Universidade de McGill, no Canadá, detectou queda entre 9% e 10% de produção de alimentos em decorrência de ondas de calor desde 1964. 

4 – Secas e estiagens

Recebe o nome de estiagem, um longo período sem chuvas. Tendo em vista a importância desse recurso natural para o desenvolvimento saudável de plantações, é fácil entender como pode ser prejudicial. Quando o período sem chuvas se prolonga a ponto de acabar completamente as reservas hídricas, o fenômeno passa a ser chamado de seca. Mais do que afetar a agricultura, trata-se de um verdadeiro desastre natural que interfere na qualidade de vida das pessoas que moram na região e de todo o ecossistema. 

5 – Processo de desertificação

Uma das alterações climáticas que pode ter efeito mais drástico para o cultivo agrícola, o processo de desertificação nada mais é do que uma mudança que faz com que uma região se torne extremamente árida, como um deserto. Fatores como desmatamento e redução considerável da vegetação local podem ser bastante influentes para essa conversão. 

Uma das consequências da desertificação é que o solo se torna infértil, não permitindo que a atividade agrícola volte a ser realizada com sucesso. Podemos citar como exemplos de regiões afetadas por esse fenômeno o Sertão Nordestino, os Pampas Gaúchos e o Cerrado do Tocantins. 

6 – Temporada de chuvas intensas

Tempestades com grande volume de água e ventos podem afetar consideravelmente plantações de fazenda de arroz, cana-de-açúcar, trigo e soja. Primeiramente, o acúmulo de água resultante dessas chuvas pode impedir a passagem do maquinário agrícola, bem como inviabilizar a pulverização de defensivos.

Uma segunda possível consequência diz respeito ao processo chamado de acamamento (queda ou arqueamento das plantas). Essa queda das plantas pode gerar, por sua vez, um autossombreamento, em que as plantas da parte superior fazem sombra nas folhas inferiores, impedindo que a luz do sol chegue até elas. Conforme o tempo passa, elas perdem sua capacidade de realizar fotossíntese e podem morrer. 

7 – Aquecimento Global 

O aquecimento global se tornou uma pauta relevante nos últimos anos por se mostrar uma realidade presente no mundo e com capacidade catastrófica. A base desse fenômeno está na concentração de gases do efeito estufa na atmosfera, impedindo que o calor do sol se dissipe para o espaço. 

A média de temperatura sobe consideravelmente, desequilibrando fenômenos meteorológicos, afetando o regime de chuvas e podendo potencializar outros fenômenos, como as ondas de calor. É como um efeito dominó em que, quanto mais o aquecimento global piora, mais causa estragos. 

Com essas dicas você poderá tomar os devidos cuidados com as suas plantações, a fim de mantê-las saudáveis o ano todo!

Imagem: https://www.shutterstock.com/