A importância de um seguro agrícola em sua fazenda
No Brasil, o meio rural tem participação significativa na economia e, por isso mesmo, a modalidade de seguro agrícola se mostra relevante não só para os produtores, como também para o bom andamento do país. Para quem ainda não havia pensado em contratar esse tipo de seguro, vale a pena entender um pouco mais sobre o seu formato e suas vantagens.
O que é seguro agrícola?
O primeiro ponto importante é entender o que é um seguro agrícola. Basicamente, trata-se de uma proteção cujo objeto é a lavoura, que pode ser permanente ou temporária. O produtor passa a estar protegido contra eventuais perdas da lavoura devido à fúria da natureza ou decorrente de outros tipos de problemas.
O objetivo do produtor é ter a chance de recuperar o capital investido em sua plantação, minimizando ou, até mesmo, evitando os prejuízos por completo. De maneira geral, trata-se de um seguro mais direcionado para médios e grandes produtores agrícolas. O governo tem desenvolvido programas de subsídio que oferecem auxílio para pequenos produtores que enfrentam dificuldades decorrentes de geadas, chuvas torrenciais, pragas, entre outros.
Vale ressaltar que, em muitos casos, até os pequenos produtores podem se beneficiar desses seguros, uma vez que o governo faz uma grande quantidade de exigências para a inscrição nos seus programas e as indenizações pagas podem não levar em conta as variações de preços de mercado.
Por que é importante contratar um seguro agrícola?
A atividade agrícola está sujeita a riscos ligados a intempéries naturais, como chuvas de granizo, geadas e temporadas de seca. A produção pode ser afetada por fatores imprevisíveis, capazes de tirar o sono de muitos produtores que dependem do bom andamento das suas colheitas para se manter no mercado.
Além disso, sempre existe a possibilidade de algum tipo de acidente ou outro problema que acarrete em não entregar os produtos esperados. Ter um seguro agrícola significa ter a chance de se recuperar numa situação difícil e não perder o sono com qualquer chuva mais intensa.
Vantagens do seguro agrícola
Essa modalidade de seguro ainda é uma incógnita para muitos produtores que acham o investimento muito elevado. No entanto, quando se tem conhecimento a respeito de suas vantagens, fica mais fácil compreender que é uma forma interessante de garantir a sua segurança a médio e longo prazo. A vantagem mais expressiva desse tipo de seguro é oferecer uma renda minimamente satisfatória para o segurado enquanto a próxima colheita não se concretiza.
As instabilidades climáticas têm crescido em nosso país nos últimos anos, demonstrando maior necessidade de ter um seguro agrícola para evitar surpresas desagradáveis. A relação custo e benefício desse tipo de serviço tem sido cada vez mais otimizada, permitindo, então, que os produtores adequem seu investimento às suas possibilidades financeiras e, até mesmo, tornem o seguro personalizado com vantagens especiais para diferentes tipos de lavoura.
Escolhendo a seguradora
Para os produtores que considerarem a contratação de um seguro agrícola, a dica é pesquisar uma seguradora que atenda às suas demandas conforme o seu tipo de lavoura e tamanho de empreendimento. Atualmente, o segmento de seguros agrícolas tem apresentado crescimento exponencial devido ao fortalecimento do setor de produção. Esse aumento do mercado é positivo para os interessados em contratar o seguro, pois abre a possibilidade de acesso a alternativas mais competitivas.
Há seguradoras que trabalham com apólices cujas coberturas são mais pontuais, prevendo eventuais problemas com intempéries naturais, como geadas e granizo. Outras, oferecem coberturas mais amplas e diversificadas, incluindo até mesmo a variação dos preços no mercado. Quanto maior for o investimento que o produtor puder fazer no seu seguro, maior será a sua segurança.
Período de contratação do seguro agrícola
Outra questão que deve estar na pauta do produtor durante o planejamento da contratação do seguro é compreender que o período destinado para essa contratação se dá no início do ano-safra. Vale a pena pensar a respeito do seguro juntamente com as primeiras providências a serem tomadas no momento de dar início à produção. A apólice de seguros oferece maior solidez para o empreendimento e permite que o produtor mantenha o foco em outras questões, além da torcida por um conjunto de boas condições climáticas.
Vale a pena contratar um seguro agrícola?
Essa é uma resposta que somente o produtor pode dar a si mesmo. No entanto, de maneira geral, dizemos que sim, uma vez que se minimizam eventuais prejuízos decorrentes de catástrofes naturais e, em alguns casos, pode-se até mesmo incluir coberturas especiais, como variações do preço da produção. O seguro se mostra uma das bases para a manutenção do produtor no mercado sem que seja necessário jogar todas as suas fichas.
O que você pensa a respeito do seguro agrícola? Deixe seu comentário!