Crédito rural
Agronegócio

Crédito Rural: como funciona e quem tem direito?

O Crédito Rural consiste em empréstimos e financiamentos oferecidos para produtores rurais. O diferencial desse crédito é o fato de que tem condições especiais de pagamento e taxas de juros menores do que as praticadas no mercado financeiro. Logo, pode ser uma boa alternativa, mas como funciona e quem tem direito? Siga a leitura e confira!

Onde o crédito rural pode ser usado?

O Crédito Rural pode ser empregado no financiamento dos custos de produção e venda de produtos da agricultura e pecuária. Dentre as possíveis aplicações desse crédito estão o beneficiamento, o armazenamento, a industrialização e a modernização de produtos agropecuários.

Quem tem direito ao crédito rural?

Essa modalidade de crédito é destinada ao produtor rural (pessoa física ou jurídica) que atue dedicado a atividades rurais, cooperativas ou associações com esse foco.

O crédito rural tem seus recursos provenientes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e dos fundos FCO, FNO e FNE – respectivamente Fundos Constitucionais de Financiamento do Centro-Oeste, Norte e Nordeste. A obtenção desses empréstimos se dá através de bancos ou cooperativas de crédito.

Dentre as atividades agrícolas que podem se beneficiar com esse crédito estão: culturas de algodão, girassol, feijão, arroz, café, amendoim, maçã, laranja, eucalipto, cenoura, cana-de-açúcar, soja, milho, sorgo, uva, mandioca, trigo e tomate. No segmento pecuário, as atividades que podem se beneficiar são: suinocultura, bovinocultura (de corte e leiteira), caprinocultura, avicultura e ovinocultura.

Como funciona o crédito rural?

O crédito rural é uma excelente alternativa para o pequeno produtor, contudo, é importante saber que geralmente é exigida a apresentação de um projeto técnico e de viabilidade do empreendimento antes da concessão. Os interessados nesse tipo de crédito devem se dedicar a pesquisar diferentes instituições financeiras para estabelecer essa parceria.

Cabe ao produtor se informar se a instituição oferece o tipo de crédito que ele está pleiteando. Essa pesquisa ainda ajudará o interessado a ter uma base de pesquisa sólida para encontrar as instituições com os menores custos. A seguir apresentaremos algumas modalidades de Crédito Rural.

Programa de Sustentação do Investimento Rural

Tem como foco a aquisição de maquinário, equipamentos agrícolas e caminhões (fabricados em território nacional).

Crédito Custeio

Esse crédito é concedido para a cobertura de despesas de produção agrícola, como a compra de fertilizantes, defensivos, sementes ou insumos. No setor agropecuário, pode ser usado para a aquisição de medicamentos, vacinas e rações.

Custeio Fácil

Segue os moldes do crédito citado acima, mas com facilidades. É direcionado para empréstimo de valores de até R$ 300 mil.

Custeio Antecipado

Essa linha é concedida até 270 dias antes do começo do plantio de culturas. O objetivo é planejar o negócio e as condições de mercado para o custeio.

Custeio PRONAMP/Custeio PRONAMP para Cooperativas

Destina-se a produtores rurais e cooperativas que sejam amparados pelo PRONAMP (Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural). Essa linha tem como objetivo a cobertura de despesas de manutenção dos animais em produção bem como o financiamento da compra de medicamentos, rações e vacinas. Também pode ser usado para assegurar os ciclos produtivos através da compra de fertilizantes, defensivos, sementes e para fazer os tratos de colheita.

Crédito Investimento

Essa linha é concedida para a ampliação e modernização do agronegócio por meio da aquisição de maquinário e equipamentos, assim como animais e/ou construção de cercas, galpões, currais e recuperação de pastagens.

Custeio PRONAF para cooperativas

Consiste em uma linha de crédito destinada às cooperativas de crédito que participam do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Investimento PRONAMP

Destina-se aos produtores rurais e cooperativas amparados pelo PRONAMP. Tem como finalidade ajudar na modernização do empreendimento rurais por meio da compra de maquinário e equipamentos, além da aquisição de animais para potencializar a produção. Pode ainda ser usado para criar, ampliar e renovar lavouras e pastagens.

Financiamento para Garantia de Preços ao Produtor

Esse financiamento se destina à Garantia de Preços ao Produtor (FGPP). Funciona garantindo a compra da produção dos cooperados por um valor que não esteja abaixo do preço mínimo da PGPM (Política de Garantia de Preços Mínimos) ou abaixo do preço de referência definido pelo MCR (Manual de Crédito Rural).

Modernização de Frota

Linha de crédito destinada à compra de tratores e implementos associados, colheitadeiras e plataformas de corte. Os recursos são provenientes do BNDES/FINAME e os equipamentos devem ser fabricados em território nacional.

Assistências Técnicas e Extensão Rural (ATER)

Trata-se de crédito concedido para profissional ou empresa que atua buscando soluções para problemas de gerenciamento, produção, armazenamento, beneficiamento, industrialização, consumo, eletrificação, preservação do meio ambiente e bem-estar. Deve haver convênio com a instituição financeira.

Crédito de Comercialização para Cooperativas

Essa linha funciona como um adiantamento do valor que a cooperativa irá receber com a venda dos seus produtos, quando realizar a entrega dos mesmos. Esse crédito está limitado à capacidade de comercialização que a cooperativa apresenta e a até 240 dias antes da venda.

Inovação Agropecuária

Essa linha de crédito é destinada a melhorias de inovação tecnológica para as propriedades rurais. Assim, elas podem se tornar mais produtivas e adotar boas práticas.

Os interessados em obter crédito rural devem consultar as instituições financeiras a respeito dos documentos necessários!

Fonte imagem: pixabay.com