Começando uma plantação de arroz
Agronegócio

Iniciando uma Plantação de Arroz

Começando uma plantação de arroz

A plantação de arroz pode ser um excelente negócio para quem deseja iniciar atividades no segmento agrícola. Contudo, antes de investir recomendamos que os interessados realizem um estudo completo do mercado e dos pormenores. A cultura de arroz é uma das que mais tem se mostrado promissora no âmbito do agronegócio e não tem tantos obstáculos para ultrapassar.

Dicas Para Iniciar uma Plantação de Arroz

A seguir vamos explicar como ter uma fazenda de arroz, considerando os primeiros passos para iniciar o cultivo e a estrutura para ter um negócio agrícola rentável.

Características do arroz

As plantações de arroz são responsáveis pela alimentação básica de mais da metade da população do planeta. Presente na gastronomia de diferentes culturas, essa planta pertencente à família das gramíneas tem um papel importante para a economia. Trata-se de uma planta hidrófila, com necessidade de água abundante, algo relevante de considerar quando se está iniciando a busca pelo local de cultivo, que deve ter ter lagos, rios ou outras fontes de água por perto. O arroz pode ser encontrado sob a forma de grãos brancos, amarelos e pretos (como o arroz selvagem).

Terreno para cultivo

Para o sucesso da plantação de arroz é importante encontrar um solo rico em nutrientes e preferencialmente plano. Fazemos o adendo de que é possível que as plantações do cereal se desenvolvam também em terrenos acidentados, algo recorrente na Ásia, por exemplo, em que o cultivo de arroz é bastante destacado. A atenção deve ficar para a dificuldade na hora da colheita: se o terreno for muito acidentado pode ser complicado conseguir colher com assertividade.

Variedade de espécies

Existem mais de 100 variedades de espécies de arroz. Na hora de escolher qual se deseja cultivar é necessário prestar atenção às condições climáticas e de solo do local em que estará situada a sua fazenda de arroz. Espécies de arroz que têm ciclo mais longo (que levam mais tempo para se desenvolver) devem ser plantadas no fim do mês de setembro. A ideia é que a granação aconteça na época em que se tem mais chuvas para o fortalecimento da planta.

Quem estiver pensando em cultivar as espécies de arroz com ciclo mais curto recomenda-se o cultivo no começo do mês de dezembro de maneira que as plantas recebam as chuvas de verão antecipadas. O cultivo desse cereal demanda conhecimento, e se você acreditar que não tem condições para tal é interessante contratar a consultoria de um profissional ou estudar muito antes de fazer o seu investimento.

Processo de desinfecção das sementes

Plantações de arroz e de outros alimentos são passíveis de ataque de pragas, por isso é importante tomar medidas preventivas para evitar eventuais prejuízos decorrentes da proliferação. Especificamente em relação ao cultivo de arroz é possível evitar a proliferação de pragas por meio da desinfecção das sementes com fungicidas de fácil acesso em comércios de itens para agricultores.

Ao realizar o processo de desinfecção das sementes o agricultor garante que a planta terá saúde do momento em que é feita a semeadura até 30 dias após o começo do crescimento. Esse período é crítico para que as plantas se desenvolvam de forma adequada. Passado esse período a substância fungicida se torna inativa, porém, as suas propriedades já foram incutidas no cereal.

Semeadura do arroz

Para a produção numa fazenda de arroz é possível fazer a semeadura manualmente ou mecanicamente. Os agricultores que estão em busca de resultados em maior escala e otimização devem considerar o investimento em maquinário, como tratores ou semeadeiras.

Os especialistas recomendam que as escavações dos buracos para a inserção das sementes no solo devem ter pelo menos 5 centímetros de profundidade. A medida permite que a raiz da planta tenha um contato mais próximo com os nutrientes do solo e que se desenvolva com mais saúde e qualidade.

Irrigação

Por ser uma planta hidrófila, o arroz pode necessitar de mais água do que a natureza lhe oferece por meio de chuvas ou de rios. Nesse caso o ideal é optar pela irrigação, técnica utilizada por muitos agricultores. Com boa irrigação é possível aumentar a produção de arroz. Porém, cuidado para não encharcar o solo, pois isso também pode ter efeitos negativos.

Rotação de cultura

Quem decide investir no cultivo de arroz deve ficar atento ao caráter esgotante que essa planta possui: é uma planta que retira uma quantidade demasiada de nutrientes do solo, o que pode acarretar em queda da fertilidade. Os especialistas recomendam que não seja utilizado o mesmo solo para o cultivo de arroz por mais de dois anos consecutivos.

Se isso não for feito, a colheita pode se tornar mais esparsa e os cereais podem perder qualidade. A recomendação é aguardar um período de pelo menos um ano. Outra questão importante é não deixar os restos das plantas no solo, pois isso pode tornar mais difícil a semeadura da próxima leva.

Gostou das dicas de como iniciar uma plantação de arroz?