Estilo Cottage
Decoração

Estilo cottage: conheça detalhes dessa forma de decoração

O estilo cottage vem ganhando cada vez mais adeptos, trata-se de uma forma de decorar a casa aliando o frescor da natureza com o melhor das casas de campo. Se você está buscando inspirações para organizar e decorar seu lar com um toque country vai gostar de conhecer mais sobre esse estilo. Vamos começar?

O que é estilo cottage?

Um dos estilos de decoração destaque dentre as tendências, o estilo cottage se caracteriza por reunir elementos rústicos e clássicos com um toque de feminilidade. A palavra “cottage” em inglês significa casa de campo ou cabana. Em linhas gerais, nesse estilo predominam os tons pastel, estampas florais e um toque de rusticidade advinda da natureza.

Para aqueles que gostam de um estilo vintage na decoração, o cottage oferece ótimas inspirações com peças românticas e antigas. Aparecem na lista de itens-chave desse estilo decorativo peças como cortinas leves, itens em crochê, porcelanas claras e lustres.

Os móveis que compõem a decoração estilo cottage costumam ter design arredondado e com vários detalhes. Madeira natural ou acabamento em branco são itens que não podem faltar.

Vertentes do estilo cottage

O estilo cottage conta com algumas vertentes e adaptações para o universo da decoração das casas brasileiras. Esse estilo é “importado” e conta com diferentes influências ao redor do mundo.

Na Europa, por exemplo, é bastante influenciado pelo estilo Provençal, originário do sul da França. Já nos Estados Unidos, assume áreas mais tradicionais, seguindo para um visual rústico.

No Brasil, o estilo cottage vem se destacando no mercado de decoração, sendo a escolha de cada vez mais pessoas. Um fenômeno interessante de se observar é que por aqui ele segue vertentes bem definidas.

Destacam-se dentre as vertentes o estilo country cottage e o beach cottage. Esse último nada mais é do que uma adaptação às casas de veraneio na praia, o foco fica para a cor branca e detalhes nos tons pastel. A seguir vamos explicar um pouco melhor ambas as vertentes com destaque para o estilo country.

Estilo Country Cottage

Pensando em como desenvolver uma decoração estilo country para a sua casa? Então vale a pena se inspirar no estilo cottage vertente country. Basicamente, nesse estilo a decoração é composta por uma combinação entre o rústico das fazendas e o romântico, as estampas florais são de grande ajuda. Outro elemento que pode dar um toque especial é a inclusão de porcelanas brancas. É um estilo que combina a elegância com um toque de natureza.

Algo que vem direto à mente quando pensamos em casas de campo é o aconchego, não é mesmo? Pois esse é o foco do estilo country cottage. Para conseguir essa atmosfera, é interessante apostar em revestimentos para a parede em pedra, madeira ou na forma de simpáticos tijolinhos vermelhos. Para completar essa ideia de refúgio, nada melhor do que adicionar à decoração almofadas com padronagens listradas ou quadriculadas e mantas.

Na paleta de cores dessa vertente do estilo cottage podem aparecer tons de azul, verde, vermelho, branco, bege e amarelo. Uma forma de agregar mais do estilo à sua decoração e tornar o espaço mais pessoal é inserir porta-retratos e relógios com um visual mais antiguinho. Os mais extravagantes podem incluir na sua decoração cottage elementos country mais ousados, como peças de madeira ou quadros de cavalos, por exemplo.

Estilo Beach Cottage

Como mencionamos, esse estilo é o que remete a ideia de casa de praia. No estilo cottage é feita uma combinação entre os estilos de casa de praia e de casa de campo. Dessa forma, os ambientes têm maior descontração, mas também oferecem aconchego. Esse estilo oferece a possibilidade de apostar em algo mais sutil, leve e informal.

É uma atmosfera que remete a ambientes próprios para o descanso e para aproveitar na companhia da família. Uma dica para quem deseja seguir por essa linha é apostar no uso de uma paleta de cores náutica com azul, branco, amarelo e laranja. Fica a dica de que é possível combinar esse estilo focado em ambiente de praia com o estilo country.

Personalize o estilo cottage

Algo interessante para quem está pensando em aderir ao estilo cottage para decorar a sua casa é personalizar os ambientes. Opte por móveis e peças que tenham o seu estilo pessoal, lembre-se de que o mais importante é conseguir imprimir a sua personalidade na sua casa.

Uma forma de conseguir ter uma decoração autêntica e com toques de personalização é garimpar peças vintage. Você pode ir a lojas de móveis antigos ou mesmo pesquisar na internet para encontrar itens que vão compor lindamente os espaços do seu lar. Com boas escolhas de peças você conseguirá uma decoração consistente.

Gostou de saber mais sobre o estilo cottage de decoração e a sua vertente country? Navegue pelo blog Rodeo West para conferir mais dicas!

Fonte imagem: cafecommands.com