Jovens empreendedores no agronegócio
Agronegócio

Jovens empreendedores: qual a importância deles para o agro?

O número crescente de jovens empreendedores do agronegócio representa a renovação das lideranças desse setor. Esse é um movimento muito interessante para aumentar a inovação e os níveis de desenvolvimento tecnológico no campo. Também permite que os empreendimentos rurais sejam criados a partir de novas perspectivas.

Jovens empreendedores no agronegócio

Existe uma ideia preconcebida por alguns grupos da sociedade de que as empresas do agronegócio seguem um modelo antiquado de posicionamento no mercado.

Contudo, na prática, essa não é a realidade. O setor do agro vem passando por profundas transformações já faz algum tempo. A tecnologia já é uma parte relevante da rotina desses empreendimentos, muitos dos processos de cultivo e criação de animais são otimizados.

Podemos identificar também mudanças significativas nos perfis dos profissionais e gestores do setor. Há cada vez mais jovens dedicando tempo e recursos para empreender no campo.

Qual é a importância dos jovens empreendedores para o agro?

Nos últimos anos, o empreendedorismo se fortaleceu entre os mais jovens de maneira geral. Um dos setores que vem observando o crescimento do engajamento dos jovens com visão empreendedora é o agronegócio.

Esse setor se mostra um terreno bastante fértil para o desenvolvimento de novas ideias, especialmente as disruptivas. O agro vem passando por profundas transformações nos últimos anos devido à transformação digital.

Essa é uma fase de adaptação onde os antigos processos estão sendo substituídos por processos digitais. Encontrar formas inovadoras de resolver questões essenciais para o agro tem se tornado a porta de entrada dos jovens.

Soluções para ampliar a produtividade e para ajudar na preservação do meio ambiente estão entre as que mais se destacam entre os empreendedores jovens do agro. O aumento da demanda por alimentos e a crescente busca por sustentabilidade têm impulsionado esse crescimento. 

Investir em gado e cultivar alimentos são atividades de grande relevância para o agro, assim como o desenvolvimento de processos otimizados. As soluções tecnológicas são fundamentais para que o setor continue crescendo e os jovens são os seus principais entusiastas. Dessa forma os jovens empreendedores tem um papel importante para o setor.

Novas perspectivas e novas soluções

Uma parte significativa dos jovens que estão sendo inseridos no mercado de trabalho atualmente já nasceu no mundo digital. Isso significa que eles têm uma familiaridade muito maior com esses recursos.

Com essa perspectiva, é possível ter um olhar diferenciado a respeito dos problemas e possíveis soluções. Por isso, existe todo um trabalho focado em direcionar os jovens para se tornarem líderes no campo.

O trabalho em uma fazenda não está mais restrito ao cuidado e manejo de animais e plantações. A agricultura de precisão já é uma realidade em propriedades de diferentes portes.

Contar com pessoas habilitadas para trabalhar com essas tecnologias e, sobretudo, para desenvolvê-las, é fundamental. Empreendimentos focados no desenvolvimento de equipamentos e softwares de monitoramento e projeções para o campo tem grandes chances de prosperar no mercado.

Empreendedorismo jovem no agro brasileiro: incentivo e suporte

A partir do reconhecimento da importância do empreendedorismo jovem para o setor estão sendo adotadas medidas de incentivo e suporte. Instituições de ensino, empresas e governos vêm desenvolvendo programas e políticas de incentivo. A ideia é ajudar os indivíduos a ter mais ferramentas para se manter no campo.

Os objetivos dessas medidas é evitar o êxodo rural dos mais jovens e preparar os sucessores de negócios do agro já estabelecidos. O Governo Federal desenvolveu, inclusive, o Manual do Jovem Empreendedor Rural para ensinar o passo a passo de abertura de um negócio desse setor.

Nesse manual, os jovens encontram recomendações que ensinam desde a aquisição da terra até o desenvolvimento do modelo de negócios. Essa é uma iniciativa relevante para auxiliar as jovens lideranças a manter a operacionalidade e a sustentabilidade dos empreendimentos em médio e longo prazo.

Qualificação

A qualificação é fundamental para que os jovens possam desenvolver suas ideias inovadoras de forma sustentável. Além de compreender o funcionamento das atividades do campo é importante saber como administrar e colocar suas ideias em prática. Por isso é interessante buscar por cursos livres e até de graduação e pós-graduação.

Já se observa esse movimento de futuros gestores rurais buscarem pelo conhecimento que o ensino superior pode oferecer. O encontro entre o conhecimento da academia e a prática do campo vem contribuindo para o desenvolvimento de ideias poderosas. É assim que o setor do agro se fortalece para manter a sua relevância, nacional e mundial.

O Brasil é um dos países de maior destaque no cenário agropecuário global e tende a consolidar ainda mais essa posição no futuro. Além de ter grande capacidade produtiva pelo clima, o Brasil, está se tornando um verdadeiro celeiro de inovações tecnológicas voltadas para o agro. A renovação de empreendedores é a chave para esse futuro. 

Gostou de saber mais sobre os jovens empreendedores no setor do agro? Acesse outras postagens do blog Rodeo West para conferir mais conteúdos informativos sobre o setor agropecuário e novidades sobre o universo country

Fonte da Imagem: pixabay.com