Homem utilizando um pulverizador agrícola
Agronegócio

Pulverizador agrícola: conheça as melhores opções!

Um bom pulverizador agrícola é um grande aliado dos produtores rurais no combate a pragas e doenças que podem reduzir a produtividade da lavoura. Continue lendo para conhecer as melhores opções.

Como escolher o melhor pulverizador agrícola?

As máquinas agrícolas já fazem parte da rotina de cuidados com as lavouras brasileiras. E dentre esse maquinário, um equipamento que se destaca é o pulverizador agrícola. Esse item é amplamente utilizado para o combate de pragas e doenças que podem prejudicar as plantações.

Contudo, embora exista essa popularização desse tipo de equipamento, ainda há dúvidas sobre como escolher o mais adequado. A seguir apresentaremos alguns fatores que devem ser considerados para fazer a melhor escolha. Mais adiante apresentaremos os principais modelos de pulverizadores.

Cultura

O produtor rural deve considerar a cultura que está sendo cultivada para escolher o melhor pulverizador. Produções diferentes demandam cuidados distintos. 

Condições meteorológicas

As condições climáticas do local em que sua propriedade rural está localizada devem ser consideradas. Dentre os tópicos mais relevantes estão a temperatura, a velocidade do vento, a umidade, entre outros. Esses fatores têm influência direta na distância percorrida pelo defensivo agrícola e o tempo de secagem. 

Tamanho da área

O tamanho da propriedade tem grande relevância para a escolha do pulverizador ideal. É possível optar por pulverizadores de um litro ou de quatro litros, entre outros. Tudo depende da área que deverá ser coberta pelo equipamento.

Tempo e esforço de uso

Para escolher o melhor pulverizador é essencial analisar os custos e benefícios. Por exemplo, inicialmente pode parecer que os pulverizadores de menor porte e mais baratos são mais interessantes. Contudo, na prática, demoram muito mais para concluir.

Principais modelos de pulverizador agrícola

Agora que já citamos os principais tópicos que devem ser considerados para escolher um pulverizador, iremos apresentar os principais modelos disponíveis. Há no mercado diferentes tipos de pulverizadores, mas os que mais se destacam são os manuais, elétricos ou a combustível. 

Os pulverizadores manuais são recomendados para áreas de menor porte. Por sua vez, as máquinas de pulverizar são indicadas para todos os tamanhos de áreas. Esse tipo de equipamento é bastante utilizado em produções com finalidades de venda. Essas máquinas são abastecidas com bateria ou combustível.

Pulverizador costal

Esse modelo de pulverizador possui um reservatório com alças e pode ser carregado nas costas. É possível encontrar o pulverizador costal em versões manual, elétrica ou a combustível. Recomendado para pequenas produções.

Pulverizador pistola

A pulverização é realizada através do acionamento de pistolas, estas trabalham com ar comprimido. O equipamento pode ser manual, elétrico ou a combustível. Pode ser usado para atender a pequenas demandas.

Pulverizador de barra

É um equipamento que possui múltiplas pontas de pulverização e é geralmente utilizado acoplado em um trator. Ideal para ser utilizado em grandes áreas.

Pulverizador agrícola: veja as melhores opções

Abaixo você poderá conferir as melhores opções de pulverizadores agrícolas:

Pulverizador Kawashima Pem-P20

É um pulverizador modelo costal que possui bateria elétrica e que pode ser usado manualmente. A média de duração da bateria é de 10 horas e a sua capacidade é de 20 litros.

Pulverizador John Deere 4730

Trata-se de um pulverizador indicado para cobrir grandes áreas. O equipamento possui suspensão pneumática e autonivelante. Conta ainda com tecnologias que contribuem para a otimização do uso da bateria e dos insumos. 

A barra de fibra de carbono dura mais devido a essa otimização. E exatamente por terem fibra de carbono, esses pulverizadores, são mais leves. Dessa forma há mais qualidade durante a aplicação em altas velocidades. 

Pulverizador Nakashi F270N

Com motor a gasolina, esse pulverizador possui capacidade para 25 litros. É indicado para áreas de menor porte como hortas e jardins. Esses pulverizadores possuem duas lanças que permitem otimizar o processo de aplicação.

Pulverizador Condor 800 AM18 Jacto

Ideal para quem precisa de pulverizadores para demandas pequenas, mas com alta eficiência. As tecnologias desse equipamento facilitam a otimização do tempo, abertura e fechamento hidráulicos das barras. A capacidade do tanque é de 800 litros. 

Alcança velocidades entre 2 km/h a 6 km/h. O equipamento ainda conta com GPS e possui um tanque de 15 litros de água para a limpeza. Conta ainda com marcadores de linhas entre outras vantagens. 

Gostou de algum modelo, mas acredita ser difícil adquirir com o capital que você possui neste momento? O Moderfrota pode ser uma alternativa, confira mais detalhes abaixo.

O que é Moderfrota?

O crédito Moderfrota (Programa de Modernização da Frota de Tratores Agrícolas e Implementos Associados e Colheitadeiras) foi criado para facilitar o acesso de produtores rurais a maquinários modernos.

Basicamente, com esse crédito, o produtor rural pode financiar a compra isolada de máquinas, implementos e máquinas agrícolas. Dentre os itens que podem ser financiados por essa linha de crédito estão: pulverizadores, tratores, colheitadeiras, semeadoras e plantadeiras. 

Agora você conhece os principais modelos de pulverizadores agrícolas. Acesse outras postagens do blog da Rodeo West para conferir mais dicas e novidades sobre o universo country!