Calendário de chuva 2022
Curiosidades

Calendário de chuvas: saiba por que é importante acompanhá-lo

O calendário de chuva 2022 é uma ferramenta indispensável para os produtores agrícolas. Conhecendo o regime de chuvas é possível fazer um planejamento alinhado com as condições climáticas, obtendo, assim, melhores resultados. Continue lendo para entender melhor como esse conhecimento contribui para o trabalho no campo.

Calendário de Chuva 2022: o que é?

Estar a par da regularidade das chuvas é essencial para obter bons resultados na agricultura e conhecer esse regime é determinante desde o plantio até a colheita. O conhecimento antecipado das chuvas permite elaborar um planejamento focado na precaução. Para tornar essas informações mais acessíveis foi elaborado o modelo de calendário de chuvas.

Esse calendário nada mais é do que uma previsão das precipitações pluviométricas dia a dia do mês. A formulação dessas previsões é resultado da compilação de diversas informações colhidas de trabalhos internacionais e com a contribuição da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA).

Nesse âmbito, vale ressaltar ainda análises de séries históricas realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Agência Nacional de Águas (ANA). O volume e incidência de chuvas são indicados em milímetros para cada município. Devemos ressaltar que se trata de um serviço de grande relevância para o produtor rural.

Por que é importante acompanhar o calendário de chuvas?

Estar ciente dos fenômenos meteorológicos é essencial para avaliar e planejar diferentes cuidados técnicos. As condições climáticas adequadas são determinantes para o sucesso do plantio e da colheita. As chuvas constituem um fenômeno variável e com grande capacidade de impacto na atividade rural.

O regime pluviométrico tem influência direta em diferentes etapas do cultivo e colheita. No período do plantio há a expectativa por um volume mais acentuado de chuvas. Em contrapartida, no período da colheita espera-se pela estiagem para o processamento da colheita, especialmente no caso dos grãos.

O calendário de chuvas permite trabalhar com planejamento na atividade agrícola. Sem esse conhecimento, o produtor está praticamente se aventurando. É essencial definir os melhores momentos para plantar e para colher. Com esse calendário é possível ter acesso às informações mínimas para o planejamento da plantação.

Benefícios do Calendário de Chuvas

Abaixo listamos os principais benefícios obtidos do uso de um calendário de chuvas como base:

– Possibilidade de planejamento da condução da lavoura, desde o preparo do solo à colheita;

– Definir o melhor momento para aplicar os defensivos agrícolas;

– Ter acesso a alertas de serviços meteorológicos;

– Tomar decisões mais precisas e com tempo hábil para realização;

– Reduzir perdas e desperdícios através de um planejamento mais eficiente;

– Conquistar o aumento da produtividade da lavoura;

– Definir uma série histórica de eventos climáticos na propriedade.

Chuvas irregulares: quais são os principais impactos?

A irregularidade das chuvas pode acarretar em problemas em todas as fases do cultivo e colheita. O volume de danos depende da cultura afetada, assim como da existência de inconsistências das precipitações.

Por exemplo, se houver chuva em demasia no período do preparo do solo ou da semeadura pode ocorrer o encharcamento. Com o solo encharcado, pode haver o impedimento da germinação.

Contudo, um volume baixo de chuvas após a semeadura pode levar a grandes perdas. Algumas sementes podem germinar, mas não conseguem sobreviver. De maneira geral, as culturas agrícolas têm como sua fase principal o enchimento dos grãos. Nesta etapa não pode acontecer o déficit de umidade do solo. Logo, se ocorrer um veranico nesta fase, pode acontecer de se formar um grão choco, sem o devido enchimento.

Já quando chega o momento de colher, pode ser bastante prejudicial ter um volume acentuado de chuvas. Culturas de soja, milho, trigo e café se ressentem de alguma forma, no entanto, todas sentem. Os resultados de muitas chuvas durante a colheita podem ser desastrosos.

Ciclo produtivo: influências do calendário de chuvas

O calendário de chuvas tem grande influência no desenvolvimento de uma cultura agrícola. Também contribui para a identificação da necessidade da aplicação de técnicas, como o terraceamento, por exemplo. Os produtores agrícolas que identificam um grande potencial de chuvas e vertentes na sua propriedade podem se planejar para desenvolver o cultivo em terraços ou socalcos.

Trata-se de uma técnica bastante empregada em terrenos inclinados para ajudar a evitar os processos de erosão do solo. Basicamente, são criadas contenções para impedir o avanço da água que pode prejudicar o solo. É feito o parcelamento do espaço através de rampas niveladoras que vão contendo o deslocamento da água.

Conhecer o regime de chuvas é importante para analisar a relevância de adotar medidas que ajudem a conter o processo de erosão hídrica. A partir das informações do calendário de chuvas é possível pensar a respeito do histórico de chuvas e variação de temperaturas.

Gostou de saber mais sobre como o calendário de chuvas é importante para a produção agrícola?

Fonte imagem: pixabay.com