Qual a importância da logística reversa para o agronegócio brasileiro?
Agronegócio

Qual a importância da logística reversa para o agronegócio?

Você sabe qual a importância da logística reversa para o agronegócio? O Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do planeta – por meio da agricultura e também da pecuária – e claro que tamanho volume gera a produção de resíduos. Embora essa geração não possa ser evitada, em muitos casos pode ser gerenciada. 

Continue lendo para entender como funciona essa lógica e por que é tão importante.

Qual a importância da logística reversa para o agronegócio brasileiro?

O Brasil aparece em segundo lugar no ranking de maior exportador de grãos do planeta e está na quarta posição em termos de produção. Há forte participação brasileira em segmentos como os de produção de milho, açúcar, soja, algodão, entre outros. 

Na pecuária, nosso país também é forte, contando com o maior rebanho bovino do planeta. No ranking de maiores exportadores de carnes bovina e de frango, o Brasil está em primeiro lugar. O volume de produção do agronegócio brasileiro se reflete na produção de resíduos.

Em um momento em que é tão fundamental trabalhar com sustentabilidade pelo bem do planeta, é imprescindível adotar estratégias de logística reversa. Ao longo do artigo explicaremos melhor o conceito, mas destacamos que a sua importância está em estruturar uma forma sustentável e responsável de gerenciar os resíduos. 

O que é logística reversa?

Para entender melhor a importância da logística reversa para o crescimento sustentável do agronegócio brasileiro, precisamos conhecer mais profundamente o conceito. Em linhas gerais, a logística reversa se caracteriza pela obrigação de dar a destinação correta a certos resíduos. Nesse caso, essa destinação é o retorno ao fabricante para que ele possa lidar com esses resíduos. 

Entre as ações em potencial da logística reversa estão algumas mais básicas, como consertar algo que esteja danificado para poder usar de novo ou reutilizar um material específico. Contudo, é possível seguir por um caminho de ações mais complexas, como as que envolvem a transformação de um material para que ele possa ganhar um novo uso.

O conceito de logística reversa está descrito na legislação brasileira através da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010). Esse texto trata da necessidade de garantir a destinação ambientalmente correta de produtos e materiais. No agronegócio uma das estratégias mais populares de logística reversa é a do tratamento de embalagens de agrotóxicos.

Produtos que devem passar pela logística reversa

De acordo com a lei citada acima, o produtor rural deve dar a correta destinação (retorno ao fabricante) de algumas categorias específicas, saiba quais são elas abaixo. 

Embalagens de agrotóxicos 

Como mencionamos acima, um dos principais exemplos de aplicação de logística reversa no agronegócio brasileiro diz respeito ao manejo das embalagens de defensivos agrícolas. Esse trabalho é realizado há mais de duas décadas pelo programa de logística reversa conhecido como Sistema Campo Limpo. 

A iniciativa é gerenciada pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, o inpEV. O trabalho consiste em receber as embalagens vazias dos defensivos, realizar a sua lavagem e, por fim, encaminhá-las novamente para o ciclo produtivo. Isso significa que essas embalagens retornam ao ciclo produtivo após terem sido devidamente tratadas, não se tornando resíduos para o meio ambiente.

Pilhas e baterias

Os produtores rurais devem ficar atentos ao fato de que alguns elementos químicos presentes em pilhas e baterias, como o cádmio, podem causar a contaminação definitiva do solo. Por esse motivo, é fundamental realizar o processo de logística reversa desses itens para não comprometer a qualidade da produção da sua propriedade.

Óleos lubrificantes queimados

Esse produto é amplamente utilizado em propriedades da zona rural para as mais variadas funções, como a proteção de cochos, cercas e madeiras. Contudo, esse é um produto bastante perigoso que deve ser devolvido ao fabricante para ser devidamente tratado. 

Pneus

A queima de volumes consideráveis de pneus nas propriedades rurais pode acarretar na intoxicação dos rebanhos e até contribuir para perdas na produção final. Dessa forma, é fundamental adotar o sistema de logística reversa, assim o fabricante pode dar a melhor destinação para esse item.

Logística reversa é sinônimo de responsabilidade

Como ficou evidente neste artigo, a logística reversa é importante não apenas pela questão ambiental, mas também por preservar a integridade da produção agrícola e agropecuária das propriedades.

Quando o produtor é responsável e dá a correta destinação aos resíduos provenientes da sua propriedade, está assegurando o futuro da sua produção e também fazendo a sua parte pelo bem do planeta.

Trabalhar no setor do agronegócio demanda ter esse sentimento de responsabilidade e de cuidado, afinal se está produzindo para o consumo de outras pessoas. A agricultura e a pecuária são atividades essenciais para a economia brasileira e precisam ser desempenhadas com o máximo de responsabilidade.

Agora você conhece o conceito e a importância da logística reversa. Adote sistemas de trabalho responsáveis!

Fonte imagem: pixabay.com