Principais benefícios da fertirrigação
Agronegócio

Fertirrigação: descubra os principais benefícios deste método

Nos últimos tempos, muitos produtores rurais estão adotando o método de fertirrigação como uma estratégia para potencializar a produção. No artigo a seguir você poderá conhecer mais sobre a técnica e sobre os benefícios de utilizá-la. Boa leitura!

O que é fertirrigação?

Basicamente, o processo de fertirrigação consiste em um sistema de irrigação que paralelamente também aduba as plantas. Um sistema de irrigação convencional rega as plantas a partir de um processo controlado com a dosagem correta de água e com a inserção nos momentos certos. Além de água, é feito o transporte dos fertilizantes necessários para o fortalecimento das culturas.

Transporte dos fertilizantes

A adubação através da fertirrigação pode ser feita utilizando fertilizantes líquidos ou sólidos (nesse caso diluídos). Ao optar por fertilizantes sólidos, é necessário que eles sejam fáceis de diluir em água.

Entre as técnicas utilizadas para o transporte dos agentes de adubação até as plantas estão microaspersão e gotejamento. A seguir explicaremos com mais detalhes como funciona cada método.

Gotejamento

Esse sistema é bastante prático e eficiente, pois os gotejadores são posicionados na área em que estão concentrados os sistemas radiculares das plantas. Dessa forma, há melhor aproveitamento dos nutrientes fornecidos pelos fertilizantes.

Microaspersão

Para que o sistema de microaspersão seja melhor aproveitado é interessante que haja um microaspersor para cada planta. No entanto, o mais comum é que se utilize um equipamento para mais de uma planta. Isso pode levar a uma concentração mais significativa de fertilizantes próximo do microaspersor. 

Logo não chega às raízes de cada um dos cultivares. A dica é ao optar por esse sistema para a sua lavoura se certificar de que o sistema está distribuindo uniformemente o fertilizante para as plantas. 

Principais benefícios da fertirrigação

Agora que já explicamos o que é fertirrigação e quais são os dois principais métodos, conheça mais sobre os seus benefícios do ponto de vista econômico e práticos. 

1 – Aceleração do ciclo de nutrientes 

Certamente, o principal benefício de adotar o sistema de fertirrigação é a aceleração do ciclo de nutrientes. Isso permite alcançar resultados mais rápidos em comparação com um sistema convencional de adubação através do solo. Na aplicação tradicional, o fertilizante é espalhado próximo da planta e precisa aguardar a chuva ou a irrigação para que penetre no solo e cumpra sua função.

Dependendo do volume de chuvas e irrigação, a penetração dos fertilizantes varia. Em alguns casos, pode acontecer de os nutrientes não chegarem ao sistema radicular das plantas. Também pode acontecer de os fertilizantes sólidos serem alocados em regiões com pouca concentração de raízes. Assim, sua eficiência pode ser comprometida.

No processo de fertirrigação, como a adubação se dá através da irrigação, os fertilizantes penetram no solo. Logo, há mais certeza de que as plantas receberão uma quantidade adequada de nutrientes.

2 – Conservação do solo

A técnica da fertirrigação é bastante interessante também do ponto de vista de conservação do solo. Devido à sua metodologia, não demanda grande volume de pessoas e máquinas atuando sobre o solo, isso evita a lixiviação.

Esse cuidado é muito importante para a sustentabilidade da produção. O solo precisa estar saudável para ser utilizado sem prejuízos na continuidade da produção. 

3 – Redução de custos

Inicialmente, será necessário fazer um investimento considerável na estrutura para realizar a fertirrigação. No entanto, os custos de infraestrutura são facilmente recuperados pela economia significativa com mão-de-obra e fertilizantes. Esse é um processo de adubação bem mais econômico em comparação com o sistema convencional.

É interessante pontuar que na fertirrigação há menor uso de produtos e maior frequência de aplicação. Dessa forma, os resultados são otimizados e desperdícios são facilmente evitados. No Brasil, esse sistema já vem sendo utilizado há três décadas, então é relativamente simples encontrar fertilizantes solúveis adequados e estruturas com valores mais competitivos.

4 – Praticidade

Adotar um sistema como o de fertirrigação confere mais praticidade para a rotina de trabalho do produtor rural. Além de ter a segurança de que os nutrientes serão devidamente entregues aos cultivares, se reduz o tempo dedicado aos cuidados práticos, afinal duas tarefas (irrigação e adubação) serão realizadas por um sistema único. Ter essa praticidade permite dedicar mais tempo para outras tarefas que ajudarão sua produção a crescer. 

Fonte imagem: pixabay.com