Bovinos
Animais

6 Cuidados com os bovinos no inverno

Bovinos com boa saúde e bem protegidos do frio intenso do inverno têm muito mais chances de passar bem por essa difícil estação. Se você é criador de gado deve se atentar para alguns cuidados especiais nessa época do ano para evitar prejuízos e sofrimento para seu rebanho. 

Confira 6 cuidados com bovinos no inverno

Para manter seus animais com saúde durante o inverno é essencial ter dois focos de cuidados: a alimentação e a proteção do frio intenso. A seguir você poderá conferir 6 dicas especiais para manter seu rebanho em excelente estado nesse período do ano.

1 – Atenção para a ruminação

Durante o inverno, as pastagens consumidas pelos bovinos apresentam um valor nutricional bem abaixo do necessário, algo que se reflete na redução dos microrganismos ruminais e, consequentemente, aumenta o tempo em que o alimento ficará retido no rúmen. Os animais passam a ter um consumo menor de nutrientes, já que seu retículo-rúmen (cerca de 85% do seu estômago) não realiza a atividade constante de ruminação para o aproveitamento total proveniente do consumo da pastagem. 

As bactérias que contribuem para o bom trabalho de ruminação se mostram muito sensíveis à falta de nitrogênio ou a alterações do pH ruminal. No primeiro caso, o problema pode estar na qualidade da pastagem durante a seca. Já no segundo caso, a resposta pode ser a presença de amido em rações para suplementação. Se, mesmo observando esses dois pontos, não houver melhora do quadro pode ser o caso de partir para a dica a seguir. 

2 – Uso de suplementação

Pode ser válido oferecer suplementação para a alimentação dos gados durante o inverno com foco no fortalecimento proteico das pastagens. Ainda que a pastagem tenha uma qualidade muito baixa, poderá oferecer boas respostas no caso de suplementação. Com um processo de fermentação mais eficiente, os animais apresentam mais velocidade ruminal e, assim, consomem mais pastagem. 

Boas opções para esse trabalho suplementar na alimentação são milho, ureia e farelo de soja. Observe que as bactérias do rúmen necessitam de amônia para que possam crescer (proveniente de ureia) e de esqueleto carbônico (obtido por meio da proteína verdadeira e carboidrato). Vale dizer que cada tipo de bovino tem sua própria demanda de suplementação.

3 – Sugestão de dieta

Ao verificar que a pastagem está com proteína abaixo de 7%, é interessante adotar uma estratégia de suplementação de 150 a 200 g/cab/dia de sal proteinado ou mistura múltipla, abaixo você poderá conferir sugestão para ambas as opções: 

Dieta com suplementação de sal proteinado 

  • 28 kg de farelo de soja
  • 52 kg de milho triturado
  • 5 kg de sal branco
  • 8 kg de Ureia 9:1 sulfato de amônio
  • 7 kg de Mistura mineral completa (90g/kg de P)

Dieta com suplementação de mistura múltipla

  • 32 kg de farelo de soja
  • 58 kg de milho triturado
  • 1,3 kg de Ureia 9:1 sulfato de amônio
  • 8,7 kg Mistura mineral completa (90g/kg de P) 

4 – Disponibilidade de forragem

Para que os seus animais de fazenda se mantenham saudáveis durante o inverno, é importante garantir que eles tenham uma boa reserva de gordura no corpo. Sendo assim, é indicado oferecer entre 2 e 3 toneladas de forragem por hectare de matéria seca. Lembre-se que seus bovinos precisarão enfrentar baixas temperaturas e dependem de sua condição corporal para passar bem por esse período. 

5 – Acesso a bosques e ração emergencial

Se as temperaturas caírem muito, pode ser interessante oferecer aos animais acesso a bosques com diâmetro de mais de 40 metros. Se você tem no seu rebanho animais magros ou muito magros deve apostar na oferta de quatro quilos milho / cab. / dia de ração emergencial. O frio intenso pode ser uma grande ameaça para a saúde e a vida dos animais que não têm muitas reservas de gordura no corpo. 

6 – Procedimento em caso de geada

Uma situação que pode ocorrer no inverno é a geada que queima parte do pasto, se isso aconteceu na sua fazenda, a dica é manter entre 10 e 20 animais por hectare, fornecendo sal com ureia para que possam consumir mais diariamente. O objetivo é fazer com que os animais consumam o máximo possível da pastagem desidratada pela geada. 

O ideal é que para cada 20 kg de mistura mineral completa sejam adicionados 18 kg de ureia pecuária, além de 2 kg de sulfato de amônio. Todos os ingredientes devem ser bem misturados e servidos nos cochos. 

Por que é tão importante ter cuidados com os bovinos no inverno?

As baixas temperaturas e os ventos intensos podem levar os animais à hipotermia, ou seja, eles perdem a capacidade de produzir calor em seus corpos. Esse processo pode levá-los à morte. Isso é mais recorrente em bovinos zebuínos que são menos adaptados ao frio. Além disso, animais com mais idade têm mais dificuldades para se proteger do frio. Você pode saber mais sobre as novidades no mundo country lendo outros artigos do blog da Rodeo West!

Imagem: https://www.shutterstock.com/home