Rotação de culturas
Agronegócio

Rotação de culturas: saiba mais informações sobre essa técnica

A técnica de rotação de culturas é benéfica do ponto de vista financeiro e também para a recuperação do solo. Trata-se de uma metodologia em que são alternadas, de maneira ordenada, diferentes culturas em uma mesma área e períodos do ano. Continue lendo para saber mais sobre a técnica e suas vantagens.

O que é a rotação de culturas?

Rotação de culturas é uma técnica que se baseia na alternância de tipos de cultivares, visando recuperar o solo e obter um melhor aproveitamento financeiro. É importante reforçar que, nessa técnica, a alternação se dá de maneira ordenada. São cultivadas diferentes espécies vegetais em uma mesma área e em um mesmo período do ano.

As espécies escolhidas devem atender a requisitos financeiros e, também, de potencial de recuperação do solo. O uso dessa técnica reduz as chances de desenvolvimento de pragas e doenças, uma vez que muda as plantas hospedeiras de tempos em tempos.

Por que a rotação de culturas é positiva para o solo?

Com a monocultura (plantio de apenas uma cultura ao longo de várias safras) ou a sucessão de culturas (quando se alterna o plantio entre duas culturas em uma área, sendo cada uma cultivada em um período do ano) é bem provável que se tenha degradação do solo. Tal degradação acontece do ponto de vista físico, químico e biológico.

Além de prejudicar a qualidade do solo, a monocultura e a sucessão de culturas podem levar a um maior comprometimento em decorrência do surgimento de pragas e doenças. Como as culturas permanecem as mesmas por um longo período, é mais fácil para os agentes infecciosos se instalarem e se proliferarem.

A rotação de culturas permite reduzir ou até mesmo eliminar tais problemas. O método oferece benefícios para a conservação do solo. Contribui, também, para ampliar a diversidade de espécies, levando a uma maior sustentabilidade.

Principais vantagens da rotação de culturas

Conheça a seguir as principais vantagens da rotação de cultura.

Melhoria do solo

Como citamos acima, a adoção do sistema de rotação de culturas proporciona melhorias para a qualidade do solo sob pontos de vista físico, químico e biológico. Um solo de melhor qualidade é mais propício para o desenvolvimento de excelentes culturas.

Controle de pragas e plantas daninhas

A variação de culturas é fundamental para reduzir as chances de que pragas, doenças e plantas daninhas se desenvolvam.

Matéria orgânica e proteção do solo

A rotação de culturas ainda permite que haja a reposição de matéria orgânica e proteção do solo em relação às mudanças climáticas.

Plantio direto

A metodologia de rotação de culturas viabiliza a adoção do sistema de plantio direto. Oferece efeitos diretos sobre a produção agrícola e o ambiente como um todo.

Produtividade

Com um solo de melhor qualidade é perceptível o aumento da produtividade.

Rotação de culturas: como utilizar a técnica?

A adoção da técnica de rotação de culturas demanda um bom planejamento que contribuirá para o aumento da sua eficácia. Nessa etapa de planejamento, é importante considerar alguns tópicos para escolher as culturas a serem cultivadas. É fundamental que as culturas tenham bom potencial comercial para gerar renda aos produtores.

Também é importante que o produtor agrícola opte por culturas que tenham sistemas radiculares distintos, como leguminosas e gramíneas, por exemplo. Cada tipo de planta oferece um efeito residual positivo para o solo e, assim, consequentemente, para a cultura que virá a seguir. Uma boa dica é apostar em espécies que sejam grandes produtoras de biomassa e cujo desenvolvimento seja rápido.

O produtor rural deve estar ciente de que nessa técnica não basta simplesmente conduzir uma boa sequência de culturas, colocando-as em diferentes partes da propriedade. Será necessário usar as tecnologias à disposição como, por exemplo, uso de técnicas com foco no controle da erosão do solo. As sementes devem passar por tratamentos que as tornem de melhor qualidade.

Devem ser utilizados defensores adequados para evitar pragas, doenças e plantas daninhas. Ficar atento à época e densidade de semeadura também é relevante para que a rotação de culturas seja efetiva. O processo de adubação e calagem deve ser mais uma das preocupações do produtor.

Escolha das espécies para a rotação de culturas

A escolha de espécies adequadas para a rotação de culturas é fundamental para obter um bom resultado. Ressaltamos que no Brasil ainda há pouca disponibilidade de espécies de valor comercial adaptadas a diferentes condições, por isso, são bastante utilizadas espécies de cobertura e adubos verdes.

Dentre as espécies que merecem destaque estão tremoço (Lupinus albus L), aveia-preta (Avena strigose), aveia-branca (Avena sativa), milheto (Pennisetum glaucum) e girassol (Helianthus annuus). Espécies de pastagem também são bastante utilizadas para essa finalidade de rotação de culturas. É fundamental que a escolha seja feita com embasamento técnico para obter uma melhor resposta produtiva.

A rotação de culturas é uma excelente opção para obter um melhor desempenho do solo!

Fonte imagem: pixabay.com