Tipos de limão
Agronegócio

Tipos de limão: veja suas variações e características

Se você deseja se dedicar à citricultura, é importante conhecer os tipos de limão e suas características. No artigo a seguir iremos falar mais sobre essas variações, assim quem se interessa em investir nesse tipo de cultivo saberá mais sobre o tema.

Tipos de limão: quais são?

Existem quatro tipos de limão: siciliano, taiti, galego e cravo (ou caipira). Embora tenham muitas semelhanças, essas variações têm suas características próprias sendo usados para finalidades diferentes. Dentre esses tipos, apenas o limão siciliano é um verdadeiro limão, os outros três consistem em limas ácidas que derivam do limão original.

O limoeiro, onde nascem os limões, produz frutos continuamente, diferentemente de outras plantas de frutas cítricas. Limões apresentam elevado teor de vitamina C e fornecem minerais como potássio, fósforo, cálcio e magnésio.

As distinções entre os tipos de limão são feitas pelo tamanho e pelo sabor. A cor desse fruto também varia bastante indo do verde ao alaranjado. Esses frutos são amplamente usados em todo o mundo e no Brasil estão presentes na caipirinha.

Conhecendo os tipos de limão

Confira abaixo mais detalhes sobre os tipos de limão existentes e quais as finalidades de cada um. É um verdadeiro guia para os produtores rurais que desejam se dedicar ao cultivo desses frutos.

Limão siciliano

Conhecido como o “limão verdadeiro”, o limão siciliano é o tipo mais antigo do mundo. Uma de suas principais características é ser mais ácido que os demais. É bastante usado na culinária para o preparo de molhos, doces e licores. Sua casca é grossa, apresentando tonalidade amarela, e seu formato é alongado.

Apesar de ser conhecido por seu cheiro bom, o limão siciliano não apresenta tanta suculência quanto os demais tipos. Como tem bastante acidez, é um grande aliado de pratos como o risoto, por exemplo.

Limão taiti

O limão da caipirinha, o limão taiti, lidera o ranking de vendas no Brasil. Essa é a variedade mais doce e menos ácida de limão, tem poucas sementes, além de ser muito suculento. É o melhor para fazer limonadas. Esse fruto é uma lima ácida derivada do verdadeiro limão.

A casca lisa tem um tom de verde vivo e o seu formato é arredondado. Pode ser empregado para finalidades fora da cozinha. O taiti é muito usado em receitas caseiras, especialmente aquelas com foco em eliminar odores. Um verdadeiro aliado dos cuidados com a casa.

Limão galego

Mais uma lima ácida nessa lista, o limão galego também se originou do limão verdadeiro. A sua casca é bem fina e apresenta coloração verde-clara ou alaranjada, seu formato é arredondado. Tornou-se reconhecido por ser bastante saboroso, então tem boa saída mesmo com seu tamanho pequeno.

Esse é um dos tipos de limão mais usados na culinária, podendo ser empregado em molhos, sorvetes, drinks, temperos, entre outros. Uma curiosidade é que o limão galego era o utilizado na caipirinha, no entanto, devido a um período de escassez, acabou sendo substituído pelo taiti. Não demorou para que o taiti caísse no gosto popular do brasileiro.

Limão cravo ou caipira

Resultante do cruzamento entre o limão e a tangerina, o limão cravo ou caipira é também chamado de limão rosa. Como a casca desse fruto apresenta um forte tom de alaranjado, não é incomum que seja confundido com uma laranja pequena.

É um limão de sabor e aroma bastante marcantes e por esse motivo é muito usado para temperar carnes e pode até substituir o vinagre no preparo das saladas. A aparência da casca do limão pode não ser exatamente atrativa, pois há uma bactéria (que não é nociva ao ser humano) que lhe confere esse visual desgastado. No entanto, há que se dizer que o limão cravo é um dos mais suculentos, valendo uma chance na sua mesa.

Dicas para o cultivo de limão

Ficou animado em iniciar uma plantação de limões? Então vale a pena conferir as dicas abaixo.

1 – Escolha a variedade e método de propagação

Para dar início ao cultivo é necessário escolher a variedade que deseja plantar. Do ponto de vista comercial, a melhor variedade é a taiti. O limão pode ser propagado através de semente e enxertia, o segundo método é o mais recomendado.

Porém, saiba que demanda cuidado e tempo. Para os pequenos produtores pode ser interessante começar com mudas prontas. A compra das mudas deve ser feita em locais credenciados.

2 – Plantio

O plantio do limoeiro deve ser feito preferencialmente na estação chuvosa. Opte pelas horas mais frescas do dia, com pouco sol. Haverá maior produção se houver maior acesso a água. Nos meses mais secos, a irrigação é uma alternativa.

3 – Clima

O ideal para o desenvolvimento do limoeiro é uma faixa de temperatura entre 23° e 32°C, em especial nas regiões com elevada umidade relativa do ar.

4 – Solo

O melhor para o cultivo de limão é contar com solo fértil e arejado com pH entre 5,5 e 6,5.

5 – Poda

Não é comum a realização de podas em citros, porém, é indicado fazer uma limpeza nas árvores durante o inverno.

6 – Produção

Após três anos de cultivo, o limoeiro começa a produzir. A floração ocorre nos meses de setembro e outubro, e a colheita pode ser feita em quatro meses. Por safra é possível colher entre 80 e 100 kg de limão por limoeiro.

Agora você já conhece as variedades de limão!

Fonte imagem: pixabay.com