Citricultura
Agronegócio

Citricultura: o que é e qual sua relevância no cenário brasileiro?

Para quem deseja se inserir no segmento agropecuário é interessante conhecer mais a respeito da citricultura. O Brasil é muito bem-sucedido na produção e exportação de produtos derivados dessa atividade. Continue lendo para entender mais sobre o tema e como ele pode representar um excelente negócio.

Citricultura: começando pelo suco de laranja

O Brasil é o líder absoluto em exportações de suco de laranja, detendo 80% desse mercado. Trata-se do único setor econômico em nosso país que está na principal posição mundial. Para se ter uma ideia, mais de 30% da produção mundial dessa fruta está em solo nacional.

Praticamente 100% do suco de laranja produzido em nosso país é exportado. Isso se deve ao fato de que o brasileiro tem amplo acesso a laranjas frescas na feira, optando quase sempre pela aquisição da fruta. O Brasil tem grande parte do seu retorno de exportações no suco de laranja. Com certeza, esse é o carro-chefe da citricultura.

O que é citricultura?

Resumidamente, citricultura é o nome dado para a plantação de frutas cítricas, como a laranja, limão, lima, cidra e tangerina. Essa é uma das atividades agrícolas mais praticadas em todo o mundo. Independentemente de classe social, há um amplo consumo dessas frutas em todo o globo.

Por ser um tipo de plantação com pouca densidade de plantas por hectare, depende de grandes espaços físicos. Em nosso país, os estados que se destacam pela produção desse tipo de fruta são Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Bahia e Sergipe. Os principais mercados importadores de cítricos produzidos pelo Brasil são o americano, o canadense e o europeu.

Em nosso país, há 144 milhões de estabelecimentos com foco na produção de laranja, tangerina e limão. A área plantada é de cerca de 2,9 milhões de hectares com uma produção de 14,9 milhões de toneladas de frutas.

É interessante mencionar que, diferente do que ocorre com a produção bovina e de aves, a citricultura não possui um sistema responsável por conectar os produtores com a indústria de processamento e com os interessados na importação.

Como a citricultura funciona no Brasil?

Um dos motores do agronegócio, a citricultura tem um sistema produtivo bastante interessante no cenário nacional. Um pedaço da produção desse segmento é direcionado para as indústrias processadoras. A outra parte está ligada a parcerias e fornecedores do mercado spot, aqueles produtores que comercializam as suas frutas no momento em que ocorre a colheita.

Trata-se de um bom sistema, haja vista que nos momentos de mercado superaquecido não existe procura pelas frutas, além dos grandes contratos estabelecidos.

Devemos ainda esclarecer que a laranja não é uma commodity, diferente do suco de laranja. Nos últimos anos, pudemos observar uma grande concentração na citricultura como uma forma de buscar competitividade.

Citricultura no Brasil: conheça a sua relevância

A grande relevância da citricultura no cenário nacional diz respeito à forma como o grande volume de suas exportações contribui para o desenvolvimento do país. Há grande volatilidade em relação ao preço do suco de laranja no mundo. Em um espaço curto de tempo podem chegar a 2 mil dólares por tonelada.

Por ser um setor com grande potencial de lucratividade, contribui consideravelmente para a geração de empregos diretos e indiretos. É um setor responsável por aquecer a economia brasileira e representar uma esperança para muitos agricultores. Com ótimas condições para cultivo, o Brasil é um país privilegiado para a produção de frutas cítricas.

Como a citricultura começou no Brasil?

A história da citricultura no Brasil teve início mais ou menos em 1530, através das sementes de laranjas doces trazidas pelos portugueses. Os primeiros cultivos foram feitos nos estados de São Paulo e Bahia. Houve resultados bastante satisfatórios devido às boas condições climáticas para esse tipo de fruta.

Porém, foi somente a partir de 1930 que a citricultura foi comercialmente implantada nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. Não demorou a se espalhar por todo o país. Atualmente, tem grande relevância no cenário agrícola do nosso país. As frutas cítricas representam uma das principais culturas agrícolas do Brasil e uma grande fonte de lucro do agronegócio.

8 de junho: o dia do citricultor

No Brasil, o dia do citricultor é celebrado em 8 de junho desde 1969. Trata-se de uma data dedicada a lembrar e enaltecer o trabalho duro de quem cultiva frutas cítricas. Cabe a esse produtor cuidar da preservação dos pomares e realizar os investimentos necessários para o crescimento exponencial.

É pelo trabalho do citricultor que o Brasil é o país líder absoluto na exportação de suco de laranja. Entregar frutas de qualidade, seja para a produção de suco ou para chegar à mesa do brasileiro, é um grande desafio cumprido diariamente pelo citricultor brasileiro.

Agora você já sabe o que há de mais importante sobre a citricultura!

Fonte imagem: agroadvisor.com.br