Brinco para gado
Animais

Brinco para gado: principais modelos e benefícios de sua utilização

O brinco para gado é um item de grande relevância para a identificação dos animais, algo imprescindível para o bom andamento da atividade pecuária. Conhecer melhor o rebanho e as suas necessidades é essencial para ter uma boa produtividade, inclusive pode representar redução de custos. Continue lendo para saber mais a respeito.

Brinco para gado: o que é e como funciona?

Na atividade de criação de gado, os brincos de identificação têm um papel bastante importante, especialmente na distinção entre animais de uma e de outra propriedade. Além disso, também ajudam a controlar e gerir o rebanho, pois cada animal se torna único. Os profissionais responsáveis pelo manejo conseguem dar uma atenção especializada para os bovinos.

O produtor consegue reunir dados a respeito de cada animal e ter uma gestão muito mais eficiente a partir do reconhecimento individualizado. Contar com uma base de dados de cada animal ajuda a tomar decisões mais interessantes para o destino do rebanho. Por exemplo, imagine que o produtor identificou que uma de suas vacas está mais magra do que o restante do rebanho.

Diante dessa situação, é possível verificar o histórico do animal para entender se houve alguma diferença nutricional. Algum incidente pode ter sido responsável pela diferença de peso. É importante ter uma resposta a esse respeito para consertar algum eventual erro no processo de alimentação do rebanho.

Principais modelos de brincos para gado

Acima explicamos o que são os brincos para gado e como ajudam na rotina da sua fazenda. A seguir iremos apresentar os diferentes modelos desses brincos de identificação.

Brincos Manejo para gado

Esse tipo de brinco para gado se caracteriza por ter a finalidade apenas de identificar o animal. Isso significa que o item não armazena informações, tendo apenas a identificação numérica.

Bem mais simples do que o modelo eletrônico, o brinco de manejo pode ser uma opção interessante para propriedades de menor porte. O custo desse brinco é bem menos significativo do que o eletrônico.

Brincos eletrônicos para gado

Um investimento com grande potencial de retorno no setor da agropecuária é a aquisição de brincos eletrônicos para o rebanho. Esse modelo se diferencia do manejo por permitir armazenar informações a respeito dos animais.

Enquanto no brinco manejo há apenas a identificação numérica do animal, no eletrônico há uma numeração de 15 dígitos que pode ser lido como um código de barras.

Para fazer essa leitura é necessário ter um bastão próprio para essa finalidade. A partir da leitura desse código o produtor tem acesso a dados acumulados a respeito do animal em questão. A numeração impressa e o brinco são desenvolvidos para durar a vida toda. Dessa forma, se tem excelente relação custo e benefício.

Principais benefícios do uso de brincos para gado

Confira abaixo quais são as principais vantagens de adotar o uso de brincos para gado nos seus animais.

Reconhecimento

Os brincos para gado tornam mais fácil o reconhecimento dos bovinos e permitem assim um melhor manejo dos animais.

Durabilidade

Esses itens de identificação são desenvolvidos para durar a vida toda do bovino, de maneira a representar uma ótima relação custo e benefício.

Armazenamento de informações

Mesmo o modelo manejo permite que sejam anotadas informações relativas a cada animal, haja vista que todos possuem um número específico. Faça uma pesquisa sobre os dois modelos antes de fechar a compra.

Dica

Propriedades de maior porte que possuem mais animais tendem a ter mais vantagens com o uso de brincos eletrônicos. A leitura de códigos que armazenam informações contribui para ter um acesso mais rápido a dados relevantes. Se há muitos animais para catalogar, não é prático fazer isso à moda antiga, com anotações em cadernos com caneta, não é mesmo?

Aplicação dos brincos para gado

A aplicação dos brincos para gado não é um procedimento difícil de ser realizado, no entanto, demanda alguns cuidados essenciais. No momento de colocar o brinco nos bovinos é importante evitar a queda do item, pois isso pode levar à perda de informações.

Antes de iniciar a aplicação, é importante separar todos os utensílios que serão utilizados. Assim, quando der início à aplicação não precisará parar perdendo o controle dos animais.

As peças do brinco devem ser posicionadas corretamente no aplicador. A peça deverá estar centralizada na orelha do bovino no momento da aplicação. A dica é que deve ficar entre as duas principais nervuras.

Tendo aplicado o brinco no animal, é necessário verificar se o item está bem preso de maneira que não vá cair e levar à perda de informações. Como a aplicação do brinco gera uma ferida na orelha dos animais é necessário usar um produto de cicatrização com ação repelente. A proteção da ferida é necessária para que não haja nenhuma infestação no seu gado.

Os brincos para gado são importantes ferramentas de identificação e armazenamento de dados!

Fonte imagem: pixabay.com