Como devem ser as Baias para cavalos?
Animais

Baias para cavalos: tipos, tamanhos e dicas para construir

As baias para cavalos tem papel fundamental para a qualidade de vida dos equinos. Mais do que um mero espaço de acomodação, elas devem proteger os animais da ação de agentes externos. Continue lendo e saiba mais sobre como construir acomodações adequadas. 

Existem baias para cavalos ideais?

As baias devem ser escolhidas conforme a raça e a função desempenhada pelo cavalo (esporte, reprodução, carga entre outros). Essa acomodação deve ser favorável ao manejo dos animais. 

Conheça os tipos e tamanhos de acomodação para equinos

Confira os principais tipos de acomodações para cavalos:

  • Estábulos livres;
  • Baias (espaços restritos);
  • Corrente.

Estábulos livres

Os estábulos que permitem a livre circulação dos animais são bastante positivos, pois favorece o maior contato social e movimentação. Por sua vez, as baias livres podem variar em relação a sua estrutura. Geralmente, são completamente internas e cobertas. Podem ter uma parte externa para que os cavalos tomem sol.

Esse estábulo é mais indicado para as raças extensivas, cavalos de montaria e potros. Nesse modelo até mesmo os cavalos de passeio ou hipismo tem atendida a sua necessidade de movimentação diária. 

Tamanho e dicas para construir estábulos livres

É recomendado que esse tipo de acomodação tenha pelo menos 10m² por cavalo (de raça de grande porte). O espaço interno deve ser dividido da seguinte maneira: 

  • Área de repouso do cavalo (com cama);
  • Superfície firme que não tenha cama na frente de manjedouras (preferencialmente beirando as paredes longitudinais);
  • Área de circulação externa (tipo de evolução dos estábulos de movimento interno livre);
  • Abrigo contra agentes externos (chuva, vento e sol intenso).

Estábulo aberto ou abrigo deve ser dividido em:

  • Área de descanso (com cerca de 8m² para cada animal de grande porte);
  • Área para a alimentação;
  • Área de circulação de cerca de 30m² para cada animal.

Considerações

A questão em relação a esse tipo de baia é o fato de ser destinada ao uso de um grupo, o que pode dificultar a alimentação dos animais. Trata-se de um problema especialmente se há a presença de animais mais fortes, elemento que pode gerar competição.

Para que os animais tenham acesso igual aos alimentos é recomendado ter locais individuais para eles se alimentarem. Divisórias podem resolver a questão e facilitar o processo de manejo dos animais.

Estábulo individual ou baia

Esse modelo é mais comumente usado para cavalos de criação e equitação. Trata-se de um tipo de baia para animais de tração ou que atuam na rua como aqueles utilizados pela Polícia Militar. 

Consiste num formato com espaço mais restrito para a movimentação dos cavalos. É um modelo com boas vantagens, principalmente para os equinos que não se movimentam com regularidade ou não realizam o exercício necessário.

Quando estão em baias individuais, esses animais tendem a apresentar menos edemas e inchaços nos membros usados com menor frequência. Nesse espaço não existe o contato intenso com outros animais, um dos principais fatores que geram esses problemas.

Tamanho e dicas para construir estábulo individual ou baia

É importante que o estábulo individual tenha grandes dimensões permitindo que os animais se virem, deitem e rolem. A definição das dimensões deve se basear no tamanho e uso dos animais. 

O cálculo da área mínima para cavalos de equitação, m2, deve ser feito com a seguinte lógica: [altura de cernelha (m) x 2]2. Imagine um cavalo que apresente 1,60 m de altura de cernelha. Usando essa fórmula chegamos a conclusão que o espaço necessário é de 10,2m2. As medidas usuais para baias são de: 3,2 x 3,5m (11,2m2). 

Estábulo corrente

O piso do estábulo para cavalos de corrente deve ser de cimento ou paralelepípedos. Por sua vez, as paredes externas e a laje (cobertura) devem ser desenvolvidas para absorver e eliminar a umidade. Isso diminui a formação de água de condensação, algo essencial, pois esse tipo de água facilita a migração de larvas.

Normalmente, de uma baia se pode fazer dois estábulos de corrente. É um tipo de estábulo recomendado para animais que precisam se movimentar diariamente por muitas horas. 

Tamanho e dicas para construir estábulo corrente

O ideal é que as baias para cavalos sejam claras e tenha uma janela com tamanho mínimo de 1/15 de área do piso. É importante que a intensidade de luminosidade esteja prevista com o mínimo de 40. O mais interessante é aproximadamente 100 Lux/m². 

Esse fator deve ser levado em consideração, especialmente no caso da criação de éguas que têm seu ciclo reprodutivo influenciado pelo fotoperíodo. A iluminação adequada é imprescindível. Essas janelas devem permitir a sua abertura para ocorrer a troca de ar.

Na baia de corrente há uma demanda menor de espaço por animal. O comprimento de 3,00 – 5,50 e largura de 1,75 já são suficientes. A divisão é normalmente feita por paredes de blocos ou madeiras.

Gostou de saber mais sobre as baias para cavalos? Acesse outras postagens do blog Rodeo West para conferir mais conteúdos informativos sobre produção rural e outros temas ligados à vida no campo.

Fonte da Imagem: pixabay.com