A desmama de bezerros na pecuária de corte
Animais

Desmama de bezerros: confira os principais cuidados

Na pecuária de corte, o processo de desmama dos bezerros demanda uma série de cuidados para preservar a produtividade e rentabilidade do plantel. Continue lendo para saber como realizar esse processo da melhor forma para o gado. 

A desmama dos bezerros na pecuária de corte

O momento em que a cria é separada de sua mãe, na pecuária, recebe o nome de desmame. No Brasil, geralmente a desmama ocorre por volta dos 8 meses de vida do bezerro. Trata-se de um momento de grande estresse para ambos, mãe e filho. 

É recomendado que as crias estejam pesando entre 180 kg e 210 kg no desmame. A idade (8 meses) é um critério que deve ser somado ao fator do peso para ocorrer um desmame saudável. Nessas condições, o bezerro apresenta uma imunidade mais ampla, mantendo-o protegido contra uma série de doenças. 

Nessa fase, o bezerro é considerado um completo ruminante, podendo usar a forragem sólida como fonte de energia e nutrientes. Outros fatores a serem considerados são:

  • Peso da vaca;
  • Idade;
  • Estado corporal da vaca;
  • Estado corporal do bezerro;
  • Quantidade e qualidade dos alimentos que estão disponíveis para as crias;
  • Época do ano;
  • Produção leiteira da vaca. 

Conheça os sistemas de desmama na pecuária de corte

O manejo do desmame dos bezerros pode ser feito de diferentes formas. A escolha depende de qual é a finalidade do produtor e do sistema de produção adotado. Conheça quatro os sistemas de desmama utilizados na pecuária de corte. 

1 – Desmama precoce

Nesse sistema, os bezerros são separados mais cedo (antes dos 8 meses) de suas mães. Recomenda-se esse sistema quando há escassez de forragem para reduzir o estresse da lactação e as necessidades nutricionais da vaca. 

A vaca se restabelece mais rapidamente da atividade reprodutiva. O ideal é realizar essa prática no período de monta de forma que a vaca passe por reconcepção logo após a desmama. 

2 – Desmama temporária ou interrompida

Consiste em remover os animais temporariamente por volta de 40 dias após o parto. Essa remoção tem duração variada de 48 a 72 horas. Esse procedimento leva ao aumento da liberação de LH (hormônio luteinizante).

Isso ajuda que a vaca volte para o ciclo estral. Porém, as vacas em estado corporal péssimo não respondem bem a esse tipo de estímulo. Então avalie as condições físicas das suas vacas antes de colocar em prática. 

3 – Desmama lado a lado

A manutenção do contato visual entre a mãe e a cria pode melhorar o bem-estar dos animais. Consiste em manter as vacas e os bezerros lado a lado, eles ficam separados somente por uma cerca. 

4 – Separação completa/abrupta

Nesse sistema, a separação é feita de uma vez sem que haja contato visual ou auditivo entre mãe e cria. Recomenda-se tirar a matriz do pasto deixando o bezerro. Para o filhote é melhor permanecer num lugar que ele já conhece. Isso reduz o estresse. 

Como a desmama influencia no desenvolvimento dos bezerros?

A desmama é um período de grande estresse na vida do animal, pois representa:

  • Dependência total do rúmen;
  • Distância da mãe;
  • Adaptação a um novo ambiente. 

Todos esses desafios pertencem à vida adulta. Esse manejo gera estresse que pode se refletir em perda de produtividade do rebanho, afetando o ganho de peso, a saúde e a reprodução. Por isso é tão essencial ter alguns cuidados. 

Principais cuidados com a desmama de bezerros

Os cuidados com o processo de desmama dos bezerros devem ser iniciados antes dos animais nascerem. Os criadores devem ter ciência de que os manejos desse período se refletirão no futuro dos seus animais. Confira abaixo os principais cuidados.

Vacinação das vacas 

O processo tem início com os cuidados com a mãe. Mantenha a vacinação das vacas em dia para estimular a resposta imunológica que fornecerá proteção ao patógeno no colostro. 

Ingestão do colostro

Os bezerros devem ingerir o colostro, em quantidade e qualidade suficientes, durante as suas primeiras 24 horas de vida. 

Programa de sanidade

Também é essencial haver um programa completo de sanidade que inclua:

  • Vacinação;
  • Combate a endoparasitas e ectoparasitas;
  • Construção de imunidade robusta para esses animais. 

Evitar distúrbios aos recém-desmamados

É essencial evitar distúrbios para os recém-desmamados nos primeiros dias após a desmama. Se for necessário transportar os animais é essencial reduzir ao máximo o estresse do manejo. 

Os bezerros devem ser manipulados, no dia do embarque, pelo manejo racional. É crucial que os animais sejam embarcados prontamente. Evite os horários mais quentes do dia e caso seja possível venda os bezerros para propriedades próximas reduzindo o trajeto. 

Tempo de descanso

Quando os animais forem descarregados é importante disponibilizar um tempo para poderem descansar. Atente-se para o descanso dos animais e lhes ofereça prontamente água fresca e boa ração. 

Com essas dicas é possível tornar o momento do desmame dos bezerros muito mais tranquilo. Acesse outras postagens do blog Rodeo West para conferir mais conteúdos informativos sobre produção rural e outros temas ligados à vida no campo.