Casqueamento
Animais

Casqueamento – Conheça erros que podem ser evitados

O casqueamento é um procedimento realizado para aparar os cascos de equinos e bovinos, visando lhes dar mais conforto e evitar o desenvolvimento de doenças. É fundamental que esse processo seja feito por um profissional embasado por técnicas e parâmetros adequados à condição física de cada animal para não comprometer a sua saúde.

Saiba mais sobre o procedimento de Casqueamento

O casqueamento de cavalo deve iniciar com uma avaliação da situação do casco do equino, ele deve ser observado de cima, de frente e por trás. Em seguida, a ferradura deve ser removida para que se possa observar a superfície plantar. O passo seguinte é realizar a limpeza completa da sola, sulcos e ranilha. Os resíduos de sujeira devem ser totalmente eliminados. 

O casqueamento pode ter finalidade de manutenção, prevenção ou correção. Os cascos dos equinos podem ser comparados com as unhas humanas, ou seja, crescem continuamente e precisam ser aparadas. Em um período de 30 dias, o casco do animal cresce em média 8,5 milímetros, sendo assim, é recomendado o casqueamento de manutenção mensal. 

Nesse caso, o foco está em aparar o excedente de casco, evitando desequilíbrio anatômico. O procedimento de casqueamento pode ainda ter um objetivo ortopédico de prevenção ou correção de problemas no casco através do tratamento de fissuras e desalinhamentos. A resolução dessas questões corrobora para que o peso do equino seja mais bem distribuído pelo casco, evitando sobrecarga em um único ponto.  

Casqueamento do gado

O casqueamento de bovinos oferece a possibilidade de prevenir o desenvolvimento de doenças que podem comprometer o rebanho. Para esse procedimento são utilizadas três ferramentas específicas: rineta, torquês e lixadeira. 

O primeiro passo para o casqueamento do gado é realizar limpeza das patas utilizando a rineta. Por sua vez, o torquês entra em cena para aparar os cascos e finalmente a lixadeira afina e remove imperfeições. Vale lembrar que é necessário ter uma lixadeira para cada animal. 

É recomendada a realização do casqueamento preventivo do gado duas vezes por ano. Os animais de fazenda devem ser bem presos para passar pelo procedimento, pois é bem provável que se assustem e se sintam ameaçados. Nos casos em que o casqueamento está sendo empregado para a cura de alguma condição de saúde, é importante contar com a orientação de um médico veterinário e medicamentos. 

Casqueamento incorreto: conheça os principais erros que podem ser evitados

O casqueamento incorreto em equinos compromete não somente a sua performance, mas também a sua saúde, pois contribui para o desconforto do animal ao caminhar, bem como para uma incorreta distribuição de peso. A seguir vamos apresentar os principais erros do procedimento que podem ser evitados com facilidade, oferecendo mais bem-estar para os seus animais.

1 – Limpeza excessiva da sola

Limpar demasiadamente a sola da pata do cavalo pode levar o animal a mancar se ele estiver problemas com a conformação do casco. Quando a sola fica muito fina, acaba comprometendo seu caminhar e pode ser extremamente desconfortável para o equino. O casqueador escolhido para atender aos seus cavalos deve ser experiente e ter plenos conhecimentos a respeito da anatomia do animal. 

2 – Remoção das barras (extensão das muralhas)

Este é um erro bastante comum quando os casqueadores não têm pleno conhecimento da anatomia dos equinos. A remoção das barras (extensão das muralhas) compromete a sustentação do animal, afinal, elas são relevantes para direcionar o peso dos equinos para a parte periférica do casco. Tal escoramento contribui para talões e bulbos fiquem estreitos. 

3 – Desconsiderar a angulação entre o casco e o sistema digital

Profissionais que não possuem plena capacitação, desconsideram a angulação existente entre o casco e o sistema digital, não observando as condições anatômicas do equino (algo feito a partir da observação do ângulo da escápula). Isso faz com que a concavidade da sola da pata do cavalo fique comprometida. A sola vai se tornando mais grossa e com pouca flexibilidade, não conseguindo absorver assertivamente impactos. 

Como escolher bons casqueadores?

Casqueadores norte-americanos e ingleses frequentam um curso de nível superior por quatro anos para que possam exercer a profissão, que vai muito além de somente conhecer as ferramentas para casqueamento. No Brasil, os profissionais que desejam atuar como casqueadores podem fazer cursos livres voltados para a área.

É fundamental que os contratantes desses serviços busquem por profissionais bem preparados para realizar o procedimento. Como mencionamos acima, os principais erros de casqueamento dizem respeito ao não conhecimento da anatomia dos equinos. Infelizmente, há muitos leigos atuando como casqueadores profissionais, isso compromete a saúde dos animais de formas irreversíveis em alguns casos.

Em relação ao casqueamento bovino, é crucial que o profissional entenda especificamente desse processo para não cometer erros que podem abrir precedentes para o desenvolvimento de doenças. A saúde dos bovinos é fundamental para a manutenção de um rebanho consistente. 

Gostou dessas dicas de erros de casqueamento que podem ser evitados? Contrate profissionais qualificados e cuide bem dos seus animais! 

Imagem: https://www.shutterstock.com/home