Bicheira em cavalo
Animais

Bicheira em cavalo: conheça o tratamento e produtos indicados

A bicheira em cavalo, nome popular da miíase cutânea,é um problema bastante sério que alguns criadores precisam enfrentar. Essa doença é decorrente de uma infestação de larvas da mosca Cochliomyia hominivorax e afeta a pele. Além de atacar cavalos, pode se manifestar também no ser humano. Continue lendo para saber mais.

Bicheira em cavalo: o que é?

As bicheiras estão entre os principais problemas que acometem cavalos doentes. Como mencionado, é uma enfermidade que se manifesta na pele dos animais e resulta das larvas da mosca Cochliomyia hominivorax. As feridas características da doença surgem quando os insetos depositam seus ovos em ferimentos ou cicatrizes recentes (entre 12h e 24h) dos animais.

As feridas são bastante dolorosas para os cavalos e, se não foram devidamente tratadas, podem levar os equinos à morte. Há registros de bicheiras em 94% dos municípios brasileiros, com proeminência nas regiões Sudeste, Centro Oeste e Nordeste. A doença se caracteriza pelo surgimento de feridas que se espalham com certa facilidade pelo corpo de cavalos ou bovinos.

Como identificar a manifestação de bicheira em cavalos?

É bastante fácil identificar a bicheira em cavalos através da observação das feridas abertas em que há larvas. Essas feridas costumam apresentar sangramento. Outro sinal de que os animais estão contaminados com bicheira é o mau odor.

Dicas práticas para prevenir a bicheira

No Brasil, há grande quantidade de moscas, como a Cochliomyia hominivorax, nas áreas rurais convivendo com os equinos e bovinos. Dessa forma, temos em nosso país um ambiente bastante propício para o desenvolvimento dessa doença. Sendo assim, é válido tratar com esmero eventuais feridas e cicatrizes dos animais, pois é nelas que as moscas depositam seus ovos.

Também se deve ter atenção a cicatrizes de pós-operatórios e castração. Nos recém-nascidos, deve haver cuidado constante com a região do umbigo. O ideal é fazer a manutenção das cicatrizes para garantir que elas se manterão limpas e livres de larvas. A boa saúde dos cavalos também é fundamental para uma pronta recuperação em caso de bicheira, recomenda-se manter o calendário de vacina em dia.

Tratamento da bicheira em cavalos

Se acontecer de os seus cavalos serem contaminados pelos ovos da Cochliomyia hominivorax, é essencial lavar bem a região com água e sabão neutro e, se possível, com um pouco de iodo povidine. As feridas dos equinos devem ser muito bem tratadas para que não deem origem a problemas mais graves.

É crucial que o animal seja atendido por um veterinário, o profissional irá remover as larvas visíveis. Em seguida, realizará um exame dos tecidos mais profundos para identificar a possível existência de mais larvas.

Esse trabalho é minucioso, com o objetivo de eliminar qualquer possível foco de infecção que permaneça. É uma enfermidade que demanda pronto cuidado, assim como a raiva em equinos, por exemplo.

Produtos indicados para o tratamento de bicheira

Abaixo listamos alguns dos produtos mais indicados para o tratamento de bicheira em cavalos e bovinos. Mas, não se esqueça de que é fundamental a consulta com um veterinário para oferecer o tratamento mais efetivo para seus animais.

Bactrovet Prata em spray (Larvicida e Mata Bicheiras)

Esse produto pode ser usado para tratar miíases em equinos, bovinos, caprinos e ovinos. Pode ser aplicado em animais recém-nascidos. Age como um larvicida, devendo ser aplicado nas feridas infestadas. Ajuda a acelerar a cicatrização.

Pode ser usado no dia a dia do manejo dos animais para tratar feridas ocasionais, reduzindo, assim, o sangramento. O produto cria uma espécie de película de proteção que isola o ferimento. Atuando como um repelente, impede o ataque das feridas por moscas. Muito bom para a cura de umbigos.

Unguento Fagra

Trata-se de uma pomada que age como mata bicheira e larvicida. Possui ação repelente e cicatrizante, sendo feita a base de permetrina. É de grande ajuda para as feridas resultantes de tosquia e umbigo de recém-nascidos.

Também pode ser usada em casos de pisaduras, castrações e cirurgias. A aplicação deve ser feita na ferida seca e com o auxílio de uma espátula ou bastão. É importante repetir a aplicação, lembrando-se de remover as crostas antes de passar o produto.

Organnact Roxo (Mata Bicheiras)

O produto tem em sua formulação organofosforado, violeta genciana e óleo de citronela. É um larvicida moderno que atua como repelente, o produto paralisa o desenvolvimento das larvas e as leva à morte. Ajuda na proteção das áreas que ainda estão saudáveis, evitando que outros insetos cheguem perto.

Recomendado para o tratamento de miíases decorrentes das moscas Cochliomyia hominivorax. Pode ser usado em feridas recentes e cicatrizes decorrentes da castração, entre outras situações, inclusive em rachaduras nos cascos e em umbigos de animais recém-nascidos.

Mais uma vez lembramos que é essencial consultar um veterinário em caso de bicheira em seus equinos.

Fonte imagem: pixabay.com