Casco de Cavalo
Animais

Saiba quais são as principais doenças de casco em cavalo

As doenças de casco em equinos podem ser muito sérias devido às funções atribuídas a essa parte do corpo do animal. Os cascos servem para amortecer o impacto exercido sobre as patas, evitando complicações nas articulações, além de oferecer mais equilíbrio durante o deslocamento. Continue lendo para conhecer as principais enfermidades que podem acometer essa região. 

Doenças de casco: conheça as principais enfermidades que podem acometer equinos

A seguir você conhecerá com mais detalhes as principais doenças de casco em cavalos, leia com atenção para estar preparado para identificar qualquer um desses problemas em seus equinos. 

1 – Sapinho no casco

Uma doença no casco reconhecida por seu odor peculiar, que se deve à proliferação de bactérias comuns em ambientes de grande umidade.

Como prevenir? Ofereça ambientes com boas condições de higiene para os equinos, atenção para a manutenção da limpeza das baias. Um problema de casco que pode se alastrar com facilidade entre a sua criação.

2 – Quittor

Quando a sujeira entra em contato com um ferimento na perna do cavalo, pode acarretar complicações para o casco. Pode ser relativamente comum os equinos se machucarem no dia a dia, mesmo que superficialmente.

Como prevenir? Após o animal ter realizado suas atividades cotidianas, é necessário avaliá-lo com atenção para verificar a existência de machucados. Trate os ferimentos, independentemente da gravidade, com cuidado para não se tornarem porta de entrada para sujeiras e matérias estranhas. Tenha por hábito realizar uma limpeza completa das patas e do casco do equino, protegendo-o de uma série de doenças.

3 – Rachadura

Os cascos dos seus cavalos podem descascar quando são expostos a atividades constantes sobre superfícies resistentes sem a devida manutenção. As rachaduras podem tornar o caminhar desconfortável para o animal, então, fique atento.

Como prevenir? A forma mais simples de prevenir rachaduras nos cascos é evitar deslocamento dos seus equinos sobre superfícies duras, como asfalto e concreto, por exemplo. Outro ponto importante é manter a ferragem sempre feita adequadamente, pois, quando não está correta ou não passa por manutenção, pode agravar uma situação já problemática.

4 – Laminite

O nome laminite se deve ao fato de a doença se manifestar na lâmina do casco do cavalo. Pode ser relativamente simples de identificar essa doença observando a manifestação de alguns sintomas, como: sudorese, dificuldade para caminhar e casco aquecido. Nos quadros mais graves, pode levar o osso a penetrar o pé do equino. Infelizmente, alguns animais precisam ser eutanasiados quando afetados pela laminite.

Como prevenir? Dentre as medidas de prevenção da laminite, estão: oferecer uma dieta balanceada para o equino, reduzindo as chances de reações alérgicas, bem como selecionar os produtos de uso tópico, evitando aqueles não específicos para cavalos, que podem causar graves quadros alérgicos.

5 – Abscessos

Os abscessos surgem na parte macia da pata do equino e podem ser resultantes de machucados e até de picadas de insetos. Além do incômodo, pode se tornar um empecilho para o caminhar do cavalo.

Como prevenir? O ideal é manter uma rotina consistente de limpeza dos cascos dos cavalos para não acumular sujeiras, podendo aumentar a gravidade dos abscessos. Em relação às picadas de insetos, vale a pena borrifar um produto repelente no animal.

6 – Síndrome navicular

Essa doença pode se manifestar tanto como uma inflamação do tecido responsável por envolver o osso, quanto como uma degradação do tecido ósseo. O equino passa a ter grande dificuldade para se locomover. Um problema na pata do cavalo não reversível.

Como prevenir? As medidas para prevenir a síndrome navicular incluem não deixar o animal acumular sobrepeso, realizar o processo de ferragem corretamente e evitar que o equino exerça muita pressão em seus calcanhares enquanto caminha.

7 – Cascos secos

Quando os equinos têm os cascos muito secos, ficam mais suscetíveis a rachaduras e lascamentos. Pode ser tão ou mais perigosos do que cavalos com os cascos sempre molhados. 

Como prevenir? Inclua nos cuidados diários dos seus cavalos produtos que contribuam para o fortalecimento dos cascos. Quando estão secos, eles tornam-se fragilizados, então, ofereça para os cavalos o fortalecimento nutricional necessário. 

8 – Infecções fúngicas e bacterianas

Se os seus cavalos ficam constantemente expostos à chuva e em áreas com excesso de água, podem desenvolver quadros graves de infecções fúngicas e bacterianas. Além do excesso de umidade, há outro fator que também contribui para a fragilização dos cascos nesse contexto, que é o acúmulo de sujeiras e impurezas nas ranilhas.

Como prevenir? É indicado usar selantes nos cascos uma ou duas vezes por semana, se possível, sempre que for soltá-los nos piquetes. Esses produtos são feitos à base de cera, isolando o casco da umidade do ambiente. Atenção que a aplicação deve ser realizada somente na sola e na muralha. Não pode ser aplicado na ranilha e na coronária. 

Acompanhamento veterinário

Para manter a saúde dos animais, independentemente das raças de cavalos, é essencial contar com o acompanhamento de um veterinário. Pequenos detalhes passam despercebidos para leigos, mas saltam aos olhos dos profissionais, de maneira a poder iniciar tratamentos eficientes, evitando, assim, a proliferação de doenças, em alguns casos com potencial de agravamento. Cuidar bem dos cavalos e prezar pela saúde deles é essencial!

Cuidados de higiene

A higiene dos equinos deve ser outro ponto privilegiado, pois, lembre-se de que, em geral, os problemas no casco e em outras partes do corpo do animal podem surgir como resultado de uma limpeza incorreta e pouco eficiente.

Cuide para que os ambientes dos animais não sejam propícios para a proliferação de agentes prejudiciais à saúde deles. Fique de olho, também, à limpeza do ambiente de descanso. Pequenos cuidados do dia a dia evitam complicações que, em muitos casos, são irreversíveis.

Mantenha-se informado

Conhecer os riscos a que os cavalos estão expostos é fundamental para saber exatamente o que fazer, a fim de evitar que as principais doenças de casco acometam os seus animais. Ler a respeito de novas descobertas na área de saúde equina contribui para que seus cavalos tenham os melhores cuidados. 

Gostou de conhecer mais sobre as principais doenças do casco de cavalos? Aproveite e compartilhe essas informações com os seus amigos que também são criadores!