Irish Draught
Animais

Irish Draught – Conheça mais sobre a raça de cavalo

A raça Irish Draught é a nacional de equinos da Irlanda, que ao longo do tempo se desenvolveu com foco para o trabalho em fazendas. O cruzamento dos animais dessa raça com puro-sangue originou excelentes equinos voltados para a prática esportiva. Continue lendo para conhecer mais sobre o cavalo Irish Draught.

Irish Draught: tudo que você precisa saber

Os primeiros registros de cavalos Irish Draught datam do século 18, na Irlanda. Estima-se que o desenvolvimento da raça teve início a partir do cruzamento do Irish Hobby com equinos de guerra anglo-normandos do século 12, cavalos puro-sangue, outros de origem ibérica oriundos de naufrágios e Cleydesdale

Raça nacional da Irlanda

A Irish Draught tornou-se a raça de cavalos nacional da Irlanda, se desenvolvendo especialmente para o trabalho em fazendas. Também são bastante populares para o cruzamento com raças de equinos de “sangue quente” e puro-sangue. A partir desse cruzamento, se originam os populares cavalos esportivos da Irlanda que têm ganhado bastante destaque em modalidades de equitação e hipismo.

A partir do cruzamento do Irish Draught com cavalos Cleydesdales (cavalos bastante utilizados para o transporte e trabalho mais pesado) surgiu um equino mais resistente e alto. A introdução do puro-sangue contribuiu para a consolidação de algumas características dessa raça de equino. Em linhas gerais, ela foi criada para ser mais versátil para trabalhos voltados para a tração, sela e arreios.

Alimentação do Irish Draught

Uma curiosidade é que essa raça de cavalos foi desenvolvida com o objetivo de ser mais econômica de se manter. A alimentação dos cavalos dessa raça é feita quase que totalmente no verão com o pasto. O complemento da alimentação é feito com nabo cozido, forragem e sobras da ração de gado. 

Registro de garanhões e éguas

São realizados registros do pedigree dos garanhões e éguas da raça Irish Draught desde o começo do século 20. O registro de garanhões é feito desde 1907 e o de éguas desde 1911. O registro instituído pelo governo conta com inspeção dos animais, subsídios são oferecidos para essa finalidade. O chamado Stud Book foi inaugurado pelo Ministério da Agricultura em 1917. Contava com um estoque básico de 375 éguas e 44 garanhões.

Em 1922, houve o chamado incêndio das Quatro Cortes, em que os registros originais do Stud Book acabaram sendo perdidos. Houve uma significativa perda de exemplares dessa raça devido ao seu extenso uso durante a Grande Guerra.

A mecanização rural do século 20 também contribuiu para esses animais fossem menos utilizados para uso em fazendas e carruagens. Houve um grande número desses cavalos enviados para matadouros e para o exterior.

Irish Draft Horse Society: preservação da raça

Em 1976, a Irish Draft Horse Society foi criada com o intuito de ajudar a preservar essa raça de equinos. Uma filial foi fundada na Grã-Bretanha em 1979. Na década de 1970, foram adotadas medidas que incentivavam a criação desse cavalo, ainda que não fosse puro-sangue. Na década de 1990, esse tipo de ação ganhou nova força.

Novo risco

Uma das formas encontradas para tornar essa raça de cavalos novamente popular foi destacar sua vocação para bom desempenho esportivo no hipismo e salto. No entanto, o argumento usado para salvar esses equinos acabou se tornando um novo risco para a sua preservação. Inúmeras éguas dessa raça não produzem substitutos de raça puros.

Observando esse fato, passou a existir uma seleção mais agressiva dos animais, o que acabou resultando em um maior número de cruzamentos consanguíneos. Os animais novamente entraram em perigo pelo fato de que houve grave redução de diversidade genética. De acordo com o Comitê de Alimentos e Agricultura das Nações Unidades, a raça Irish Draught se encontra sob risco.

Um plano de melhor desenvolvimento de variedade genética foi instituído pela Irish Draft Horse Society. O objetivo desse plano é manter as características que fazem da raça um sucesso no mundo esportivo de equinos, mas sem abrir mão da diversidade genética essencial para a sua saúde.

Conheça características da Irish Draught

É importante mencionar que há diferentes padrões para essa raça definidos por diferentes países. O padrão que iremos apresentar é aquele adotado pela Irish Draft Horse Society, assim como por sua filial na Grã-Bretanha e no Canadá.]

De canela curta, esse é um cavalo bastante forte e encorpado, com ossatura proeminente. Os lombos e posteriores são fortes e suas costelas arqueadas. Apresenta constituição robusta, bom temperamento e é bastante dócil, aceitando bem o uso de acessórios para cavalos.

De maneira geral, esse é um cavalo de tração que, quando cruzado com outras raças, dá origem a cavalos de lazer e voltados para o esporte. O ideal é que a raça tenha entre 158 cm e 170 cm, o osso da perna deve ser forte e limpo, medindo em torno de 23 cm. Dentre as cores aceitáveis estão marrom, cinza, louro, pardo. Marcas brancas em demasia é indesejado. 

O Irish Draught é um excelente cavalo para trabalho na fazenda e para prática esportiva!