Úlceras em Cavalos
Animais

Como detectar úlceras em cavalos e como as mesmas podem ser tratadas

Úlceras gástricas e duodenais estão entre os principais problemas de saúde que acometem equinos de todas as faixas etárias. O incômodo e a dor acarretam em queda de desempenho do animal e corroboram para reduzir seu bem-estar. Continue lendo para saber como o problema pode ser detectado e como é o tratamento.

O que são úlceras em equinos?

As úlceras gástricas e duodenais consistem em lesões de continuidade que se desenvolvem na mucosa gástrica, de maneira que fragilizam a barreira de glicoproteínas, atingindo a camada muscular. 

Trata-se de uma doença que se manifesta quando existe um desequilíbrio entre os fatores agressivos da mucosa (enzimas digestivas e ácido clorídrico) e os fatores responsáveis pela sua proteção (prostaglandinas e mucosa). Esses fatores estão presentes no microambiente do estômago. 

Fatores que podem desencadear úlceras em equinos

A seguir apresentaremos em tópicos alguns fatores que podem levar ao desenvolvimento de um quadro de úlcera em equinos. 

Jejuns 

Cavalos devem receber alimentação frequente pelo fato de que seu padrão de secreção ácida é contínuo, algo diferente de grande parte das espécies, cuja secreção ácida aumenta de acordo com o estímulo de ingestão alimentar. 

O pH gástrico dos equinos é relativamente baixo e, dessa forma, é importante ser alimentado constantemente, evitando que ocorram jejuns prolongados que permitem que o ácido gástrico cause lesões na mucosa do estômago, dando origem as úlceras. 

Traumas

A úlcera gástrica em cavalos pode ser resultado também de ações traumáticas, como a ingestão de alimentos de características grosseiras que causem lesões na mucosa do estômago. A quantidade de alimentos ricos em carboidratos deve ser bem mensurada, haja vista que eles demandam uma maior carga ácida para serem digeridos. 

Uso prolongado de anti-inflamatórios 

Quando o cavalo possui um fluxo sanguíneo adequado na mucosa, conta com uma camada de muco intacta e rica em bicarbonato de sódio que cobre o epitélio. Se os cavalos apresentam fluxo sanguíneo alterado têm mais facilidade de apresentar úlceras.

A secreção de bicarbonato de sódio na camada muco protetora, assim como o suprimento sanguíneo da mucosa, dependem em algum grau das prostaglandinas presentes na mucosa. A produção de prostaglandinas pode ser inibida pelo uso prolongado de anti-inflamatórios não-esteroidais. 

Estresse

Animais atletas são submetidos a muito estresse diariamente em decorrência das exigências físicas em treinos e nas competições, de forma que pode ocorrer o aumento da atuação dos hormônios no eixo hipófise-adrenal, reduzindo a circulação sanguínea no estômago e levando a um aumento da produção de ácidos e isquemia local. 

As lesões na mucosa não demoram para surgir. Ressaltamos que mesmo animais que não são atletas podem apresentar úlceras em decorrência da alteração do fluxo sanguíneo da mucosa. 

Potros

Equinos mais jovens podem apresentar úlceras em decorrência de uma regulação imatura da secreção ácida, assim como pelo desenvolvimento incompleto dos seus fatores de proteção. Também é importante dar atenção para as gastrites parasitárias (Gasterophillus spp.) que podem desenvolver úlcera na mucosa, uma vez que o parasita se alimenta através de sucção na parede gástrica ocasionando uma lesão. 

Como detectar úlceras em cavalos?

Geralmente, as úlceras em cavalos não apresentam sintomas específicos. Os potros podem apresentar bruxismo, perda de apetite, salivação demasiada, dores ao se alimentar, vômitos e decúbito dorsal. Animais adultos costumam ter manifestações mais suaves, que podem incluir cólicas crônicas e agudas. 

Para fazer o diagnóstico, é necessário que o médico veterinário considere o histórico, os sintomas que o animal apresenta e exames, como hemograma e análise do líquido abdominal. O diagnóstico considerado como o mais preciso de úlceras em cavalos é aquele feito por gastroscopia.

Como úlceras em cavalos podem ser tratadas?

O tratamento de úlceras em equinos somente se mostra efetivo quando se tem pleno conhecimento a respeito dos fatores que desencadearam o problema para que possam ser corrigidos. Elimine fatores de estresse para o animal e suspenda o uso de anti-inflamatórios não-esteroidais, isso é crucia para que os medicamentos de tratamento da úlcera possam cumprir a sua função. 

O médico veterinário irá prescrever os medicamentos e o tempo de uso de acordo com a gravidade e localização das úlceras no cavalo. Destacam-se dentre os medicamentos usados para esse tipo de tratamento fármacos com função inibidora de secreção ácida, protetores de mucosa e antiácidos. Lembrando que somente um veterinário poderá fazer a avaliação da saúde dos seus cavalos e prescrever o uso de um ou outro medicamento. 

Acompanhamento veterinário

Como mencionamos, em alguns animais não há a manifestação de sintomas específicos de úlceras, sendo importante manter uma rotina de acompanhamento veterinário. O profissional poderá detectar com mais facilidade alguma alteração se conhecer bem o comportamento do equino, assim como perceber pequenas mudanças que somente um especialista pode detectar. 

Quanto antes o problema for detectado mais cedo terá início o tratamento mais chances o anima terá de recuperar seu bem-estar.

Imagem: https://www.shutterstock.com/home