Berrante
Curiosidades

Para quê serve o berrante?

O berrante é um instrumento tradicional do universo sertanejo brasileiro e, muito mais do que um item característico, é uma peça com uma função importante no cotidiano de quem lida com boiadas, acredita-se que chegou ao Brasil através dos escravos africanos. Entender para que serve esse instrumento e o seu peso cultural é fundamental para quem tem paixão pelo estilo e tradições country. Desvende os segredos desse curioso objeto.

Conhecendo melhor o berrante

Para quem não sabe o que é o berrante, é interessante destacar a função para a qual ele foi desenvolvido: conduzir a boiada de um destino a outro, mantendo a coesão entre os bois. 

Em termos práticos, pode ser definido como uma corneta fabricada com chifres de boi ou outros animais em que se faz um furo na ponta a partir do corte da mesma (o que se chama de bocal) e um orifício na sua região central para equilibrar o som e manter a afinação. 

A criação dos berrantes

O instrumento, que também pode ser chamado de corno ou chifre, surgiu com os primeiros passos do tropeirismo em nosso país. Fazer o transporte de boiadas não era nada fácil em um território de matas fechadas, e o uso desse instrumento permite emitir sons a longa distância, até 3 km se houver silêncio.

Os primeiros modelos utilizados no Brasil eram feitos a partir de chifres de boi pedreiro, raça bastante popular no início do século 19. Atualmente, o berrante ainda é feito de chifres de animais, mas de outras raças.

Com chifres de três bois é possível fazer dois berrantes, já que é necessário fazer o encaixe de pedaços de mais de um chifre. Para fixar as partes, usa-se o pó do próprio chifre do boi ou, então, anéis ou couro para fazer as emendas.

Tradição do Brasil Colonial

O uso de berrantes para a condução das boiadas tornou-se popular no Brasil Colônia pelo Tropeirismo. A região em que os tropeiros desenvolveram suas atividades se consolidou como uma das maiores produtoras de berrantes, título que se mantém até os dias atuais, em que está um pouco mais difícil encontrar produtores desse instrumento. 

Os artesãos que ainda trabalham com a produção de berrantes são bastante valorizados entre os pecuaristas, que sabem que não há nada como um bom berrante para conduzir as suas boiadas. Uma das dificuldades dos artesãos que ainda se dedicam a essa atividade é conseguir matéria-prima, muitos têm contatos com frigoríficos, encomendando os chifres com muitos meses de antecedência.

Hoje em dia, os chifres mais usados são aqueles provenientes de bois Caracu e Guzerá, que oferecem uma superfície mais fácil de trabalhar por ser mais “torturada” e com emendas consideradas boas para a atividade. 

Comprando berrantes online

Claro que, em um momento em que tudo pode ser comprado pela internet com apenas alguns cliques, não seria diferente com os berrantes. Lojas virtuais de todos os tipos comercializam o instrumento, incluindo algumas voltadas para itens de variedades. Fica a dica de que os berrantes produzidos por artesãos especializados tendem a oferecer uma propagação do som de mais qualidade. 

Berrante: instrumento de grande valor cultural

Saber para que serve o berrante é essencial para quem está inserido no contexto sertanejo brasileiro. Para se ter uma ideia de sua grandiosidade, há um concurso obrigatório em todas as edições da Festa do Peão de Barretos, a maior do Brasil.

Saber tocar o instrumento a plenos pulmões diferencia os peões, e, hoje em dia, muitas mulheres têm se dedicado à tarefa também. Há uma beleza especial no toque desse instrumento, que ajuda a acompanhar as boiadas em todo o país.

Aprendendo a tocar berrante: funções do instrumento

Aprender a tocar berrante demanda alguma dedicação, já que existem diferentes funções para os sons produzidos pelo instrumento. Dependendo do quanto o som é agudo ou grave, o peão ponteiro (o primeiro homem do grupo) passa uma mensagem diferente para os demais, que pode significar para aumentar ou reduzir o ritmo, assim como avisar de um perigo adiante.

Toque do Berrante “Solta”

Chamado de “toque de saída” ou “de solta”, este toque tem como função despertar a boiada. Tem um som contínuo e sereno. 

Toque do Berrante “Estradão”

Este toque é usado para aumentar o ritmo em que a boiada está caminhando. O gado é capaz de andar até 20 km por dia. É um som marcado, quase como uma marcha de soldado. 

Toque do Berrante “Queima do Alho”

O toque que faz a alegria do estômago dos peões que acompanham a boiada, pois indica que é hora da parada para o almoço. No esquema de condução de boiada, é natural que o cozinheiro do grupo tome alguma distância para encontrar um lugar adequado para cozinhar, e assim que o ponteiro avista esse indivíduo, avisa a todos que é hora de parar.

Toque do Berrante “Rebatedouro”

Se, durante o trajeto, o peão ponteiro se depara com algum tipo de perigo para a boiada, como uma ponte quebrada ou algum ponto em que há desvio na mata, ele deve emitir o toque rebatedouro que funciona como o som de um clarim.

Toque do Berrante “Floreio”

Esse é o toque que anuncia o fim da jornada do dia e não segue um padrão: pode ser feito de qualquer maneira, imitando vozes ou mesmo fazendo sons divertidos. É um jeito de fazer uma graça para o resto do grupo, e vale qualquer improviso.

Como Tocar Berrante?

Tocar berrante é uma arte, pois exige o domínio do instrumento e conhecimento das suas características físicas para que o som seja corretamente propagado. Além disso, como explicamos acima, existem diferentes tipos de toques, ou seja, não basta soprar o bocal para ter o resultado desejado.

Confira um vídeo em que são apresentados alguns dos segredos para se tornar um bom tocador de berrante, mas já avisamos: você vai precisar praticar muito!

Gostou de conhecer mais sobre o berrante, esse poderoso instrumento da cultura sertaneja? Fique por dentro das novidades no mundo country em outros artigos do blog da Rodeo West!