Animais

Como escolher um bom veterinário para cuidar dos meus animais

veterinários animais do campo
Dicas para a escolha de um bom veterinário – Créditos – http://radionajua.com.br

O profissional da veterinária é aquele que irá cuidar do animal que está na sua fazenda. Seja para o seu cavalo, sua vaca ou o seu boi, esse especialista deve estar atento a diversos pontos, tais como: raça, idade, características peculiares da saúde, personalidade, trabalho ou esporte que o animal realiza e muito mais. Por isso, ele deve ser escolhido com calma, atenção e muito cuidado. Afinal, a vida do seu animal estará nas mãos dele.

Hoje vamos mostrar alguns dos quesitos para se considerar antes de escolher o profissional de saúde ideal para cuidar dos seus animais. Também vamos mostrar a importância desse profissional para a cadeira do agronegócio. Continue lendo o texto para saber mais!

Principais análises

Selecionamos alguns itens que você deve analisar ao escolher e entrevistar um possível veterinário. Veja:

  • A boa e velha recomendação: a indicação de amigos ou conhecidos já é meio caminho andado. Por exemplo, o veterinário da fazenda do seu amigo pode ser o profissional ideal para os seus animais. Ou ainda, ele pode indicar quem seria. Ter alguém de confiança é essencial.
  • Especialidade e necessidade: verifique qual é a área que o veterinário escolhido atende. Dependendo do seu animal e dos trabalhos que ele exercita, é melhor escolher um profissional diferente. Um veterinário que cuida de um cavalo que participa de rodeio pode ser diferente daquele que cuida de um cavalo que faz trabalhos na fazenda ou que pratica hipismo. Ou ainda, o profissional da saúde que cuida do seu boi de rodeio pode ser diferente daquele que deve cuidar do seu boi de reprodução. Analise e pergunte todos os detalhes antes de escolher o ou a veterinária ideal.
  • Estudar nunca é demais! Por isso, pesquise: e verifique todas suas possibilidades de veterinários (as) na internet. Atualmente é muito simples saber da vida de alguém pesquisando em sites de busca. Portanto, se já escolheu o profissional ou se está procurando por algum, a internet é uma boa fonte.
  • Pesquisa em livros: para quem busca um veterinário de cavalo, o livro “O Homem que Ouve Cavalos” é uma boa opção. A autobiografia escrita por Marvin Eart Roberts com o pseudônimo Monty Roberts, apresenta métodos indígenas de domar de equinos sem o uso de violência. Ele até mostra o método Equus criado pelo próprio autor. Hoje em dia, o escritor é uma referência no tratamento ideal com cavalos.
  • Revisão do currículo: seja durante a pesquisa da internet ou na entrevista, é preciso saber algumas informações essenciais como as referências e a experiência.
  • Atendimento: verifique se o profissional faz consultas de urgência em qualquer dia ou horário necessário. Ou, ainda se tem uma equipe para isso. A distância entre a clínica e a sua fazendo também deve ser levada em consideração para que esse atendimento seja eficiente.
  • Entreviste: pois perguntar não faz mal a ninguém. Antes de decidir, faça todas as perguntas que estão zanzando pela sua cabeça. Aqui vão algumas informações básicas que você deve passar para o profissional e algumas perguntas que você deve fazer. Meu cavalo é da raça Paint Horse, então qual é o tipo de ração que devo comprar? Quais são os produtos para pelo? A baia do cavalo está organizada do jeito correto? Meu boi Nelore merece cuidados especiais? Devo aumentar o espaço que ele tem para descanso? Parecem perguntas básicas, não é mesmo? Então, se o veterinário não souber responder questões desse estilo, já pode procurar por outro.

A importância do veterinário para a agricultura e a pecuária

O veterinário faz parte da cadeia que envolve a agricultura e a pecuária, mas antes de nos aprofundarmos nesse assunto vamos entender alguns nomes que costumamos ouvir por aí.

O agronegócio (ou agrobusiness) compreende um conceito com atividades produtivas que envolvem agricultura e pecuária. São itens como a produção de grãos, leite e carne, couro, têxtil, transformação de produtos primários em produção de alimentos e muito mais.

São vários setores que fazem parte do conceito agronegócio, entre eles podemos citar como exemplo a indústria de fertilizantes, sementes, tratores, rações e vacinas. Além disso, os profissionais da saúde dos animais, lojas veterinárias e laboratórios também estão nesse ciclo. Sem os profissionais da veterinária, o ciclo do agronegócio fica incompleto.

É importante que o médico veterinário entenda e conheça o cenário atual da agricultura, da pecuária, realidade técnica, logística, políticas comerciais, infraestrutura, o funcionamento dos processos do agronegócio.  Inclusive, ter o conhecimento e ajudar profissionalmente a manter o ciclo funcionando corretamente é uma forma de contribuir para a segurança alimentar.

Importância do agronegócio

De acordo com a ONU (Organização Mundial das Nações Unidas), é preciso que a produção mundial de alimentos aumente em até 70% até 2050. E o agronegócio tem papel fundamental para que isso aconteça. Afinal, ele ajuda na produção de alimentos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *