Cuidado com cavalos
Animais

Cuidado com cavalos: 06 dicas do que fazer no período pós-prova

Os cuidados com cavalos pós-prova são tão importantes quanto os cuidados antes e durante as competições. Depois da competição ter terminado, é fundamental voltar seus cuidados para a recuperação do seu cavalo, assim ele estará preparado para um próximo desafio. Continue lendo e confira dicas para cuidar bem dos seus amigos de quatro patas.

Cuidado com cavalos: Top 06 dicas do que fazer no período pós-prova

Antes das provas, é natural que os cuidados com os equinos sejam intensificados no tocante ao treinamento, alimentação, entre outros. Contudo, essa atenção deve ser mantida após a competição terminar. Competições equestres demandam um grande esforço dos cavalos e, por isso, os cuidados pós-prova são tão importantes. Confira as dicas abaixo.

1. Ducha

Saber como cuidar de cavalos no pós-prova é determinante para que seus equinos tenham seu potencial vencedor bem desenvolvido. A primeira dica da nossa lista é “duchar” o equino assim que a prova termina. Trata-se de uma técnica que ajuda não somente na eliminação de sujidades e suor, mas também no resfriamento dos tecidos e consequente redução de eventuais dores.

É um método que acalma o cavalo, reduzindo a sua frequência cardíaca. O animal fica mais relaxado. Os equinos precisam ter esse momento de relaxamento para que possam descansar mais plenamente no pós-prova.

2. Massagem

A massagem é um excelente método para fortalecer a saúde animal após o término das provas. Trata-se de uma ajuda imprescindível para recuperar desgastes físicos sofridos pelo cavalo depois de empreender esforços físicos significativos. O ideal é que seja realizada por um profissional veterinário.

No caso de não ter um veterinário junto da sua equipe, indicamos que a massagem seja feita com a finalidade de aliviar a tensão apenas, ou seja, uma massagem mais básica. Isso permite melhorar o fluxo sanguíneo na região massageada. A eliminação de dores e tensões no animal contribui para a liberação de hormônios do bem-estar.

3. Uso de ligas de descanso

Outra dica bem importante de cuidados pós-prova com seus cavalos é o uso de ligas de descanso. Elas podem ser utilizadas como ferramentas de estabilização de tendões, evitando, assim, lesões durante o transporte.

Podem ser utilizadas ainda como bandagens depois das competições como uma forma de proteção e aquecimento das estruturas. Bandagens ajudam a melhorar a circulação sanguínea na região, evitando inchaços. Esse é um recurso bastante importante para manter os cavalos potencialmente saudáveis após a realização das provas.

4. Magnetoterapia

Uma das mais modernas técnicas de recuperação para cavalos atletas utiliza como base o campo eletromagnético pulsátil. Consiste em um procedimento que aplica campos eletromagnéticos nos tecidos, melhorando a dilatação dos vasos sanguíneos e, consequentemente, a circulação na região. O tratamento ainda contribui para a liberação de hormônios, dando a sensação de bem-estar no cavalo.

5. Alimentação

A alimentação de cavalo é um dos tópicos de cuidados mais relevantes de observar no pré e pós-prova. Uma dica valiosa para ajudar seus equinos a se recuperar após as provas é fornecer a eles uma refeição rica em amido (ração) em um período de até uma hora e meia após o término da prova. Essa dica é válida também para animais que têm rotinas intensas de treinamento, após concluir o treino forneça a ração.

Essa refeição contribui para melhorar o processo de reposição de reservas de energias musculares. Assim, o animal consegue se recuperar com mais eficiência, mesmo tendo empreendido um grande esforço durante as provas ou treinamentos. É importante que a dieta dos seus cavalos atletas seja acompanhada por um veterinário especializado.

6. Cuidados com produtos

Nos tópicos anteriores pontuamos dicas que ajudam no alívio de dores e tensões que os animais podem desenvolver em decorrência do esforço empreendido nas provas. No entanto, em alguns casos pode ser necessário adotar o uso de produtos auxiliares, como pomadas, pastas e géis. São produtos que podem ser usados como facilitadores para a recuperação dos seus equinos. Peça indicação para um veterinário da sua confiança para escolher a melhor marca para cuidar bem dos seus cavalos.

Esse tipo de produto contribui para reduzir efeitos como inchaço, dores e calor. A lógica de atuação desses itens é bastante simples e consiste na redução de temperatura local, quando a temperatura diminui a área do corpo se recupera com mais facilidade. Os impactos deixados por esses sinais tendem a ser recuperados mais facilmente.

A ação de resfriamento em geral é obtida por meio de ingredientes como cânfora e mentol. As áreas afetadas que recebem os produtos tendem a ficar mais relaxadas e, assim, se recuperam com mais facilidade. Quando os cavalos empreendem grandes esforços em competições, precisam desses cuidados para que possam se sentir bem novamente.

Gostou das dicas de cuidados com os cavalos no pós-prova? Lembre-se de que seus amigos equinos merecem um tratamento especial!

Fonte imagem: pixabay.com