Bitless
Curiosidades

Bitless: o que é?

O termo bitless significa “sem embocadura”, ou seja, o manejo de cavalos sem o uso de nenhum equipamento dentro da boca do equino. A comunicação é feita através de técnicas e equipamentos diferenciados que permitem transmitir mensagens para o cavalo. Continue lendo para entender mais.

O que é Bitless?

Como mencionamos, Bitless é um tipo de equitação que não utiliza embocadura, isto é, não se vale de nenhum equipamento dentro da boca do equino. O cavaleiro/amazona se comunica com o animal através de técnicas e ferramentas diferenciadas. Há algumas variações do bitless, como o bridleless (sem cabeçada) e o tackless (sem equipamento).

Existem variados tipos de cabeçadas bitless cujos locais de ação podem ser: mandíbula, chanfro e nuca. Esses modelos se caracterizam por exercer diferentes níveis de pressão em partes distintas do animal. Na hora da escolha é importante considerar ainda o material de que o item é feito. A textura, peso e maciez podem contribuir para aumentar ou aliviar a pressão.

Cabe ao treinador escolher o equipamento mais indicado para o conjunto considerando alguns fatores como intensidade da ação, região, particularidades do cavalo e cavaleiro, entre outros. O trabalho para a escolha desse equipamento deve ser feito de maneira minuciosa para chegar a excelentes resultados.

O que é bridleless?

Uma das variações do bitless é o bridleless, que significa basicamente sem cabeçada. Trata-se de uma das alternativas da equitação sem embocadura. Entre os equipamentos que podem ser utilizados para a montaria estão: targets, chicotes, cordeo (tipo de colar usado em volta do pescoço) e comandos de voz.

O cordeo deve ser posicionado no terço inferior do pescoço para não causar dores ou traumas na região da traquéia do equino. Quando o treinamento utiliza chicotes como equipamentos é crucial considerar o estado mental do cavalo. Ressaltamos que chicotes, assim como qualquer outro equipamento, não devem ser utilizados como uma ferramenta de punição para o equino. Não é um item que deve causar medo ou dor ao animal.

O que é tackless?

Tackless consiste na técnica de montar sem equipamentos. Trata-se de um método bastante complexo do hipismo, pois demanda grande conhecimento e sintonia com os equinos. É um estilo em que não se utiliza nenhum equipamento para realizar pressão no cavalo. O animal é montado sem sela, recebendo apenas o auxílio do comando de voz e ajuda do cavaleiro.

Há cavaleiros que se valem de alguns equipamentos durante o período de transição para o tackless. Dentre esses equipamentos estão mantas, cordel e chicote. A fase de transição deve durar o tempo necessário para que o cavaleiro consiga desenvolver um bom nível de comunicação com o seu equino.

Bitless: quais são seus objetivos?

A seguir explicaremos os principais objetivos do treinamento sem embocadura, ou seja, porque ele pode ser extremamente vantajoso.

1. Pressão

Um dos principais objetivos do bitless é exercer o mínimo de pressão para que o cavalo responda aos comandos do cavaleiro. A experiência hípica se torna mais agradável para o cavaleiro e também para o equino.

Quem busca pelo refinamento da sua equitação sabe o quanto é importante reduzir ao máximo o número de ajudas. Quanto menos equipamentos são utilizados para estabelecer a comunicação com o equino, mais o cavaleiro consegue se destacar por sua qualidade.

2. ATM

A equitação sem embocadura visa não interferir na articulação temporomandibular (ATM). Há uma relação íntima entre a ATM e os músculos da nuca e pescoço. O relaxamento e a mobilidade desses músculos são essenciais para a propriocepção e movimento correto da coluna do cavalo.

3. Movimentação da língua

O bitless tem como objetivo também evitar interferências na movimentação da língua do equino. A língua do cavalo está conectada com o osso hióide que possui relação com as funções de deglutição e respiração do animal. Essas funções, por sua vez, estão ligadas aos músculos ventrais do pescoço que são relevantes para a movimentação dos membros anteriores.

Tensão na língua do animal pode comprometer todas essas funções. Montar sem embocadura pode ainda contribuir para evitar o agravamento de quadros de problemas dentários ou outras enfermidades. É uma forma de poupar o cavalo de desconfortos e dores.

4. Evitar dores aos cavalos

Por fim, o bitless tem como um dos seus focos evitar que o animal sofra com dores ou prejuízos de suas funções devido ao mau uso de determinados equipamentos. Como já deve ter ficado claro, o uso irregular de alguns itens pode fazer com que o animal se machuque ou até mesmo se torne irritadiço.

Sendo assim, quando se opta pela montaria sem embocadura se está trabalhando também pelo bem-estar do equino. Devemos ter sempre em mente que alguns equipamentos quando utilizados por mãos inexperientes podem machucar os equinos ao invés de protegê-los. Logo, a opção de montar sem embocadura se mostra potencialmente bastante segura.

Gostou de saber mais sobre bitless? Navegue pelo blog Rodeo West para conferir mais conteúdos informativos e dicas!

Fonte imagem: peritoanimal.com.br