Pelagem de Cavalos
Animais

Veja os segredos para manter a pelagem dos cavalos impecável

Para manter a pelagem dos seus equinos impecável, é essencial ter atenção a alguns cuidados. Lembre-se de que uma aparência bonita é consequência de bons tratos e reflexo de saúde. Confira, a seguir, dicas para que os pelos dos seus animais tenham mais viço e resistência. 

Dicas para que seu cavalo tenha uma pelagem incrível

A pelagem dos cavalos demanda alguns cuidados para se manter bonita e com muita saúde, veja como proceder. 

Ritual do banho

A primeira coisa que deve ficar clara é que não se deve dar banhos frequentes no animal, esse tipo de limpeza precisa ser feita apenas em último caso. A pele do equino leva muito tempo para repor a oleosidade natural que o protege do frio e da chuva. Os banhos devem ser dados apenas com água e shampoo específico para cavalos

Use produtos específicos para cavalos

Nunca utilize produtos que não sejam de linhas de cosméticos para cavalos, pois eles podem conter ingredientes que fazem mal para a pele e saúde do seu amigo. Além disso, as marcas que produzem esse tipo de item costumam ter uma grande diversidade de opções, como shampoos branqueadores para cavalos de pelo branco, por exemplo. 

Assim como temos muitos tipos de shampoos para cabelo humano para escolher de acordo com os benefícios oferecidos, os para cavalos contam com alternativas com foco em maciez, brilho ou reforço da sua cor. Se, mesmo usando produtos para equinos, você perceber que seus cavalos estão com algum tipo de reação alérgica, suspenda o uso imediatamente. 

Crina e cauda

Os pelos da crina e da cauda devem ser lavados pelo menos uma vez por semana para remover resíduos que tenham ficado armazenados. O procedimento é semelhante ao de lavar cabelo humano, é necessário usar shampoo e condicionador observando o ato de esfregar a raiz para limpar bem. Quando resíduos se acumulam na raiz, podem causar coceira e irritação.

Deixe o cavalo secar completamente ao sol

Os banhos dos cavalos devem ser dados em dias de sol, antes de guardar os animais no celeiro certifique-se de que a pelagem esteja completamente seca. Deixar o animal fechado em um celeiro molhado pode acarretar no aparecimento de doenças graves, como apodrecimento dos cascos e dermatites.

Escovação da pelagem do cavalo após o banho

O brilho da pelagem do cavalo depende do processo de escovação, sendo assim, após ter dado o banho, utilize uma escova adequada para penteá-lo. O melhor tipo de escova é a de borracha, o ato de pentear consiste em fazer movimentos circulares sobre o pelo. Isso faz com que a sujeira que, eventualmente ficou acumulada, saia de onde está impregnada.

Se o seu cavalo tem perdido uma quantidade grande de pelo nos últimos tempos, é interessante apostar no uso de uma escova serrilhada que remove os fios soltos. Esse procedimento contribui ainda para a remoção dos pelos envelhecidos, para dar forma e aumentar o viço.

Produtos repelentes

Se a sua propriedade fica num local propício para moscas é importante contar com um produto repelente desses insetos inconvenientes para que seus cavalos tenham mais tranquilidade. Hoje em dia, é possível encontrar ótimas opções feitas à base de ingredientes naturais que não são tóxicos para a pele dos equinos. Para facilitar a aplicação, indicamos o uso de produtos em embalagens pulverizadoras. 

Capas para o inverno

Quando as temperaturas caem, os pelos dos cavalos tendem a aumentar em quantidade, de maneira que é bom usar uma capa para protegê-lo do frio e, também, do acúmulo de poeira, reduzindo a necessidade de banho.

Limpeza profunda dos cascos

Manter os cascos do cavalo limpos é uma forma de prevenir o surgimento de diversas doenças no seu amigo de quatro patas. A recomendação é fazer a limpeza ao menos duas vezes por dia com delicadeza e removendo completamente o material que se acumulou na sola da pata. 

Fica a dica também de usar produtos de fortalecimento dos cascos para deixar as patas mais bem cuidadas. Esses produtos são desenvolvidos para adicionar os nutrientes aos cascos, é mais ou menos com um fortalecedor de unhas humanas. 

Não faça corte total da crina

Não se deve cortar completamente a crina dos cavalos, pois essa pelagem tem uma função muito importante, manter a cabeça do equino protegida da incidência de sol e ainda evitar que ele sinta frio durante o inverno.

Tosa

A frequência e tipo de tosa variam de acordo com as raças de cavalos, por exemplo, cavalos do tipo Quarto de Milha de Rédeas mantêm suas crinas caídas sobre o pescoço, enquanto os cavalos Crioulos do Freio de Ouro ficam mais apresentáveis com a crina tosada.

Truques para cavalos de competição

Quem tem cavalos que participam de competições pode apostar em alguns truques especiais para deixá-los ainda mais bonitos, com destaque para o creme incolor ou o óleo mineral, que dá brilho na região em torno dos olhos e nariz. Tem ainda alguns produtos específicos para os pelos da crina e da cauda de cavalos, como sprays. Lembrando novamente a importância de que sejam produtos específicos para cavalos.

Alimentação

Para que o pelo do seu cavalo tenha brilho e força, é fundamental que a alimentação do animal seja reforçada e de qualidade. Quando ele tem todos os nutrientes de que precisa, é mais fácil manter a pelagem bem cuidada. Aliás, quando o pelo fica opaco e perde sua boa aparência é um sinal de alerta de que algo está errado com a saúde do equino.

Ame seu cavalo

Por fim, o conselho que podemos dar é que os donos amem seus animais, pois seu zelo e cuidado são as portas para que o animal fique mais bonito e cheio de vida. Os cavalos sentem quando são queridos, isso se reflete na maneira como eles se comportam e na sua aparência.

Gostou desses conselhos de como manter os cavalos bonitos e com a pelagem impecável? Então, coloque em prática e observe o resultado, uma pelagem linda e brilhante!

Imagem: https://www.shutterstock.com/home