Veja os segredos para manter a pelagem dos cavalos impecável

dicas para cuidar da pelagem dos cavalos

Mantenha a pelagem do seu cavalo impecável com nossas dicas (Foto: Shutterstock)

Os cavalos certamente se destacam no reino animal por sua imponência e beleza, os pelos brilhantes e macios lhes conferem um visual único. Para manter a pelagem do seu amigo de quatro patas impecável é essencial ter atenção a alguns cuidados. Lembre-se que uma aparência bonita é consequência de bons tratos e saúde. Então quer começar a conferir os segredos para uma pelagem linda sem dificuldades?

Dicas para que seu cavalo tenha uma pelagem incrível

Ritual do banho

A primeira coisa que deve ficar clara é que não se deve dar banhos frequentes no animal, esse tipo de limpeza deve ser feita apenas em último caso. A pele do animal leva muito tempo para repor a oleosidade natural que o protege do frio e da chuva. Os banhos devem ser dados apenas com água e shampoo específico para cavalos. Nunca utilize produtos que não sejam de linhas para cavalos, pois eles podem conter ingredientes que fazem mal para a pele e saúde do seu amigo.

Crina e cauda

Os pelos da crina e da cauda devem ser lavados pelo menos uma vez por semana para remover resíduos que tenham ficado armazenados. O procedimento é semelhante ao de lavar cabelo humano, é necessário usar shampoo e condicionador observando o ato de esfregar a raiz para limpar bem. Quando resíduos se acumulam na raiz podem causar coceira e irritação.

Deixe o cavalo secar completamente ao sol

Os banhos dos cavalos devem ser dados em dias de sol, antes de guardar os animais no celeiro certifique-se de que a pelagem esteja completamente seca. Deixar o animal fechado num celeiro molhado pode acarretar no aparecimento de doenças graves como apodrecimento dos cascos e dermatites.

Escovação da pelagem do cavalo após o banho

O brilho da pelagem do cavalo depende do processo de escovação, sendo assim após te dado o banho utilize uma escova adequada para penteá-lo. O melhor tipo de escova é a de borracha, o ato de pentear consiste em fazer movimentos circulares sobre o pelo. Isso faz com que a sujeira que eventualmente ficou acumulada saia de onde está impregnada.

Se o seu cavalo tem perdido uma quantidade grande de pelo nos últimos tempos é interessante apostar no uso de uma escova serrilhada que remove os fios soltos. Esse procedimento contribui ainda para a remoção dos pelos envelhecidos, para dar forma e aumentar o viço.

Capas para o inverno

Quando as temperaturas caem os pelos dos cavalos tendem a aumentar em quantidade de maneira que é bom usar uma capa para protegê-lo do frio e também do acúmulo de poeira reduzindo a necessidade de banho.

Limpeza profunda dos cascos

Manter os cascos do cavalo limpos é uma forma de prevenir que o surgimento de diversas doenças no seu amigo de quatro patas. A recomendação é fazer a limpeza ao menos duas vezes por dia com delicadeza e removendo completamente o material que se acumulou na sola do equino.

Não faça corte total da crina

Não se deve cortar completamente a crina dos cavalos, pois essa pelagem tem uma função muito importante, manter a cabeça do equino protegida da incidência de sol e ainda evitar que ele sinta frio durante o inverno.

Tosa

A frequência e tipo de tosa variam de acordo com a raça do cavalo, por exemplo, cavalos do tipo Quarto de Milha de Rédeas mantêm suas crinas caídas sobre o pescoço enquanto os cavalos Crioulos do Freio de Ouro ficam mais apresentáveis com a crina tosada.

Truques para cavalos de competição

Quem tem cavalos que participam de competições pode apostar em alguns truques especiais para deixá-los ainda mais bonitos com destaque para o creme incolor ou então o óleo mineral que lhe dá brilho na região em torno dos olhos e nariz. Tem ainda alguns produtos específicos para os pelos da crina e da cauda de cavalos como sprays. Lembrando novamente a importância de que sejam produtos específicos para cavalos.

Alimentação

Para que o pelo do seu cavalo tenha brilho e força é fundamental que a alimentação do animal seja reforçada e de qualidade. Quando ele tem todos os nutrientes de que precisa é mais fácil manter a pelagem bem cuidada. Aliás, quando o pelo fica opaco e perde sua boa aparência é um sinal de alerta de que algo está errado com a saúde do equino.

Ame seu cavalo

Por fim, o conselho que podemos dar é que os donos amem seus animais, pois seu zelo e cuidado são as portas para que o animal fique mais bonito e cheio de vida. Os cavalos sentem quando são queridos, isso se reflete na maneira como eles se comportam e na sua aparência.

Gostou desses conselhos de como manter os cavalos bonitos e com a pelagem impecável? Então coloque em prática e observe o resultado!