Gado Indubrasil: conheça suas características
Animais

Gado Indubrasil: raça brasileira com dupla aptidão

O gado Indubrasil é uma raça de origem brasileira que vem se destacando no cenário nacional e internacional por sua dupla aptidão. Continue lendo para saber mais sobre esse zebuíno de orelhas grandes e temperamento dócil. 

Gado Indubrasil: conheça melhor a raça de orelhas grandes

Dotado de características bem particulares, o gado Indubrasil está se consolidando como um excelente investimento no setor da agropecuária. Esse zebuíno de origem brasileira apresenta orelhas enormes que o destacam dentre outras raças bovinas.

Além disso, também apresenta ótima taxa diária de ganho de peso com excelente desempenho em sistemas de confinamento. É um animal que oferece ao criador relação custo benefício positiva. Sua carcaça tem bom rendimento e seu perfil rústico garante fácil adaptação a diferentes climas.

Na década de 1940, esse gado dominava os pastos brasileiros, representando 80% dos animais desse período. Atualmente, ainda tem grande participação na pecuária nacional, especialmente porque é uma raça com dupla aptidão. 

Contudo, sua presença é bem menos significativa, tendo perdido espaço para outros zebuínos. Os principais rebanhos dessa raça são encontrados na região Nordeste e nos estados de São Paulo e Minas Gerais no Sudeste. No exterior, o gado Indubrasil possui lugar de destaque garantido. 

O gado Indubrasil é uma raça de dupla aptidão

A Indubrasil é uma raça bovina nacional, porém, não há muitos registros sobre a sua origem. O que se sabe é que se trata de um gado genuinamente brasileiro e que foi possivelmente resultado de um cruzamento ao acaso. Trata-se de uma mistura das raças Guzerá, Gir e Nelore. 

É interessante observar que o gado Indubrasil apresenta as melhores características de cada uma das raças citadas como sua origem. Essa é uma raça zebuína, mas que pode ser utilizada para cruzamentos com taurinos. 

Um dos principais motivos para essa raça ter se tornado tão relevante na pecuária brasileira é a sua dupla aptidão. Tem ótima habilidade para a maternidade de forma que é um excelente produtor de leite. É um gado com grande potencial para aproveitamento da sua carcaça e de produção de carne.

Características do gado Indubrasil

Essa raça de gado brasileiro se destaca por orelhas bastante grandes e caídas. Sua pelagem é pigmentada e geralmente apresenta as cores branca e cinza. Também há indivíduos com coloração avermelhada. Os pelos são finos e curtos e seu couro é macio.

Esse é um gado de grande porte, esses zebuínos são pesados. Um macho dessa raça pode chegar a pesar 1000 kg, podendo chegar à marca de 1.200 kg. Por sua vez, as fêmeas apresentam uma média de 750 kg, podendo chegar a 950 kg. 

Curiosidades sobre o gado Indubrasil

A seguir listamos algumas curiosidades sobre o gado Indubrasil:

– É a segunda raça de zebuínos mais criada no México;

– No Brasil, a região de maior produtividade desse gado é o Triângulo Mineiro;

– Há busca constante, no Brasil, pelo aprimoramento da raça de zebuínos;

– Essa raça tem sido presença cada vez mais constante em eventos e exposições para divulgação.

Será que o gado Indubrasil é a melhor opção para a sua propriedade?

A escolha da raça ideal para a sua propriedade é determinante para o sucesso da criação. E isso não está restrito apenas a qualidade, mas também quantidade. O primeiro ponto a considerar é o clima da sua propriedade. Há raças que se adaptam com mais facilidade ao calor enquanto outras ao frio.

Por ser zebuíno, o gado Indubrasil tem facilidade para se adaptar ao clima quente. Trata-se de um animal com mais rusticidade que desempenha bem em diferentes climas, mas especialmente no mais quente. 

Algumas raças são mais indicadas para a produção de leite, enquanto outras desempenham melhor como opção de corte. No caso do gado Indubrasil há dupla aptidão, ou seja, pode ter bons resultados tanto como corte quanto leite.

Também é essencial informar-se sobre a resistência dos animais a parasitas, pois esse é um fator que pode impactar na sua produção. Esses animais tendem a ter boa resistência pelo fato de serem zebuínos. Algumas raças se mostram mais resistentes, como no caso da Nelore.

E não se esqueça de considerar o temperamento do gado que irá criar em sua propriedade. O Indubrasil apresenta temperamento dócil que facilita o processo de manejo. Esse é um ponto crucial para ter bom desempenho no trabalho de criação em sua propriedade. 

Para fazer a escolha de qual gado criar em sua propriedade é fundamental considerar esses tópicos que citamos acima. A partir dessas considerações se torna bem mais simples ter uma raça adequada às expectativas da sua criação. O gado Indubrasil é uma ótima aposta para a criação voltada para o corte e, também, para a produção leiteira. 

Gostou de saber mais sobre o gado Indubrasil que possui dupla aptidão? Acesse outras postagens do blog da Rodeo West para conferir mais dicas e novidades sobre o universo country!