Formatura Country – Saiba como organizar uma! Veja as dicas

Formatura Country
Saiba como organizar uma formatura country.

 

A formatura country tem se tornado uma tendência e pode ser uma forma de diferenciar a despedida da sua turma da universidade. A festa ganha ares western com direito a looks de cowboys e cowgirls para comemorar o fechamento de um ciclo tão importante na vida dos estudantes. Saiba como organizar esse tipo de formatura.

6 Dicas de como organizar uma formatura country

Sua turma está pensando em organizar uma festa de formatura com direito a temática e roupas country? Se a resposta foi sim, mas vocês não sabem bem por onde começar, estão no lugar certo. A seguir vamos dar algumas dicas de como organizar essa comemoração. 

1 – Planejamento

O primeiro passo para organizar uma festa de formatura, seja ela country ou não, é fazer o planejamento. É importante fazer um levantamento de quantos estudantes desejam participar (assim dá para saber qual o teto máximo de gastos), fazer uma lista dos principais custos e pesquisar um local para atender ao número de estudantes e familiares que participarão. A estrutura deve ser adequada para o público que estará presente no grande dia.

2 – Contratação de empresa organizadora

Como dá um trabalho considerável gerenciar a organização de uma festa, é interessante contar com uma empresa especializada em fazer esse tipo de evento. Tendo os números levantados de acordo com as indicações acima, é possível fazer cotações junto a companhias de cerimonial e organização de festas. Lembre-se de se informar a respeito do quanto a empresa conhece sobre o universo country para agregar esses elementos à cerimônia.

3 – Roupas

Uma dúvida pertinente diz respeito aos looks dos formandos, há que se manter certa formalidade, mas é claro que dá para seguir por um visual mais western. As cowgirls podem optar por vestidos longos e bota country social com salto para deixar a silhueta mais elegante. Nesse caso, o toque diferenciado fica pela substituição do tradicional scarpin. O próprio vestido pode ter um desenho com inspiração country, com aplicações de couro em algumas partes. Como a formatura demanda mais formalidade, fica a dica de não sair tanto do tradicional no vestido.

Para os cowboys, o toque country pode ficar por conta do chapéu de cowboy, aliás, dá para fazer fotos interessantes com todos os formandos usando o item. Uma fivela discreta com a mesma temática também funciona bem para compor sua produção. Para fechar o visual vale até usar uma botina masculina, mas deve ser um modelo com estilo mais social (aquelas de couro brilhante são perfeitas). 

Dica extra: as cowgirls podem substituir o saldo por uma botina feminina confortável no decorrer da festa. 

4 – Decoração

Um dos elementos que mais ajudam a configurar que uma festa tem estilo country é a decoração. É possível seguir por um caminho de country americano, com inspiração no estilo faroeste e com direito a aquelas portas de saloon para dividir os ambientes. Outra opção é fazer uma decoração com viés mais rústico com um pouco de feno espalhado em cantos pontuais. 

O mobiliário de madeira rústica para o buffet e espaços com visual de fazenda para tirar fotos não podem faltar na sua formatura country. Dependendo do orçamento da festa, é possível até mesmo oferecer um touro mecânico como atração. Nesse caso, os formandos e convidados devem ficar mais desapegados das suas produções, pois vai dar aquela bagunçadinha no cabelo e nas roupas. Ideal para o fim da festa quando todo mundo já está bem menos produzido.

5 – Playlist

Mais um elemento que vai contribuir para criar uma aura country em sua festa de formatura. A playlist pode contar com desde os sertanejos mais clássicos até as músicas que são sucesso atualmente e um pouco do tradicional country norte-americano. Uma dica para não errar na escolha das músicas é pedir que os estudantes façam listas com o que não pode deixar de tocar durante a formatura.

6 – Buffet

Os pratos servidos na festa podem ajudar a transportar os participantes para o clima de fazenda. O ideal é apostar em pratos que combinem simplicidade com muito sabor, um menu baseado em receitas típicas do interior vai conquistar os paladares. Como, de maneira geral, esses pratos se baseiam em proteínas como carne bovina e suína é importante ter acompanhamentos leves e opções para vegetarianos e veganos. 

Em relação às bebidas, é possível manter esse ar simples, mas com aconchego. Muitas festas de formatura permitem que as famílias levem algumas bebidas, como champanhe, para celebrar o fim do ciclo estudantil do formando. Vale pensar como essa questão será trabalhada na sua festa de formatura para não ter problemas. O mais importante é que todos se divirtam e celebrem da melhor maneira possível. 

Gostou dessas dicas de como organizar uma formatura country? Se você quer saber mais sobre as novidades no mundo country aproveite para conferir outros posts e, claro, compartilhar com os seus amigos que também são apaixonados por esse universo!

Imagem: https://www.shutterstock.com/