Girolando
Animais

Girolando: conheça detalhes sobre a raça leiteira famosa no Brasil

A raça de gado leiteiro Girolando é responsável grande parte do leite consumido no Brasil. Originária do nosso país, através do cruzamento de raças europeias, esse gado leiteiro faz jus à sua boa fama. Continue lendo para saber mais sobre essa raça de grande relevância para a produção leiteira do Brasil.

Girolando: saiba mais sobre a famosa raça de gado leiteiro do Brasil

O Brasil aparece em sexto lugar no ranking de maiores produtores de leite fluido do mundo. Estima-se que a produção seja de cerca de 33 bilhões de litros de litros. Para dar conta dessa magnitude de produção leiteira, nosso país possui o terceiro maior rebanho de gado leiteiro do planeta, com destaque para os animais da raça Girolando.

Essa raça de gado leiteiro surgiu do cruzamento entre as espécies Gir (Bos indicus) e Holandesa (Bos taurus). A raça brasileira ganhou destaque no mundo todo pela qualidade do seu leite e por se adaptar bem em climas quentes. Em 2017, um indivíduo dessa raça se tornou famoso mundialmente por ultrapassar o recorde de maior produção leiteira do mundo.

Recorde de maior produção de leite em um único dia

Antes, o recorde de maior quantidade de leite produzido em um único dia por uma vaca leiteira era de 115 kg e, em seguida, saltou para 120,48 kg em 2017. Em 2019, deu um novo salto para impressionantes 127,57 kg. As melhorias realizadas na genética desses animais têm contribuído consideravelmente para que esse volume de produção de leite aumente cada vez mais.

A pecuária leiteira brasileira vem sendo constantemente aprimorada e boa parte desses resultados se deve ao fato de apostar na raça Girolando. Essa raça se destaca pela excelente adaptação com o clima quente do Brasil. Para se ter uma ideia, acredita-se que em torno de 80% do leite presente nas prateleiras de supermercados brasileiros é proveniente de vacas Girolando.

Conhecendo a história da raça Girolando

A história dessa raça leiteira se inicia na década de 1940, nesse período ocorriam livremente cruzamentos do que hoje se identifica como a raça Girolando. De acordo com algumas histórias, a raça se originou da fuga de um touro gir que adentrou uma área em que havia vacas holandesas, cruzando com algumas delas.

A partir da década de 1970, os cruzamentos passaram a ser intencionais para ter acesso às vantagens dos animais decorrentes dessa combinação de touros gir e vacas holandesas. Realizou-se durante os anos de 1979 e 1988 o chamado Programa de Cruzamento Dirigido (Procruza), cujo objetivo era fazer da atividade leiteira mais rentável e produtiva.

Antes desse programa, a produção leiteira brasileira era praticamente insignificante. Entre os motivos que impediam o crescimento da atividade estavam manejo inadequado, pastagens com pouco valor nutricional e potencial genético baixo dos animais. O principal objetivo do Procruza era buscar pelo melhor desenvolvimento das raças leiteiras com melhores condições para se adaptar ao clima brasileiro.

Foi assim que nasceu a chamada raça Gado Leiteiro Tropical ou simplesmente Girolando. A genética dessa raça, originalmente, foi composta de 5/8 de holandesa e 3/8 de gir. Porém, foi apenas de 1996 que foi oficializada no Brasil.

Visando fomentar a produção dessa raça de gado leiteiro, foi criada, no mesmo ano, a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando. O papel dessa associação é trabalhar incansavelmente para aperfeiçoar a raça Girolando.

Girolando: conheça as principais características da raça

Há critérios para que um animal seja considerado realmente Girolando. Considera-se um animal Girolando Puro Sintético aquele que é bimestiço com somatório de 5/8. Isso significa que a composição genética desse animal pode ser de 3,5 a 4,5/8 de características da raça holandesa ou 2,5 a 3,5/8 de características genéticas da raça gir.

Contudo, é possível encontrar animais Girolando que são meio-sangue, isto é, são metade da raça holandesa e metade da raça gir. A proporção deve considerar o clima e o objetivo do pecuarista. Há, ainda, outras características zootécnicas que distinguem os indivíduos Girolando de outros animais como:

  • Ótima capacidade de autorregulação de temperatura corporal, algo que contribui para um bom volume de produção leiteira em países de clima tropical como o Brasil;
  • Temperamento dócil, tornando o manejo dos animais dessa raça leiteira muito mais fácil;
  • Excelente resistência a carrapatos;
  • As fêmeas dessa raça têm úbere bem irrigado e seu aparelho mamário é bem desenvolvido;
  • Possui ótimo perfil reprodutivo e excelente fecundidade. Em boas condições, as vacas dessa raça conseguem dar à luz para até um bezerro por ano;
  • Ótima longevidade produtiva, sendo que a primeira cria pode ser induzida aos 30 meses. Pode se manter ativa até os dez anos;
  • Estrutura corporal pertinente com seu perfil reprodutivo. Basicamente, esses animais têm estatura média e sua conformidade corporal é bem estruturada tendo ossos e musculatura fortes.

Gostou de saber mais sobre a famosa raça leiteira Girolando? Para saber mais sobre o universo do campo, navegue pelo blog Rodeo West!

Fonte imagem: comprerural.com