Pecuaria de Corte
Animais

Saiba tudo sobre a Pecuária de Corte

A pecuária de corte é uma das atividades com maior rentabilidade do agronegócio atualmente e pode se referir à criação de caprinos, ovinos e bovinos com o objetivo de produção de carne. Se você tem considerado se dedicar a esse setor vai gostar das informações que reunimos abaixo. 

Pecuária de corte: tudo o que você precisa saber

A pecuária de corte é uma atividade bastante singular do agronegócio e responsável por alavancar os índices econômicos dos países que apostam nela. Para entrar nesse segmento é essencial entender do manejo dos animais e também de negócios. Abaixo você confere uma lista com tudo precisa saber para ser bem-sucedido.

Criação de animais 

Antes de mais nada, é importante esclarecer que o termo gado pode ser usado para criações de ovelhas, cabras e bois com o objetivo de produção de carne e derivados. O gado bovino destaca-se no segmento pecuário como a carne mais consumida, contudo, há um bom espaço para a ovinocultura e a caprinocultura. 

A produção de carne é vista como uma potencial solução para a uma eventual escassez de alimentos no mundo e contribui significativamente para alavancar a economia de nações com diferentes perfis. 

Maiores produtores de gado de corte do mundo

Os maiores rebanhos de boi do mundo estão na Índia, Brasil, China, Estados Unidos e União Europeia. No entanto, ter grandes rebanhos não significa efetivamente ser um grande produtor pecuário. O Brasil tem crescido em participação nesse setor, despontando como um dos países com maior produtividade. 

Produção de gado de corte no Brasil

Devido à sua facilidade de adaptação em climas tropicais, o gado do tipo zebuíno foi o que mais prosperou no Brasil representando, atualmente, 80% da criação. Nosso país é um dos líderes mundiais da pecuária de corte, tendo a qualidade de sua produção de carne reconhecida.

A maior concentração dos rebanhos bovinos do país está na região Centro Oeste, em especial no Mato Grosso. A região Norte do Brasil também vem ganhando destaque, tendo feito com que sua produção saltasse para aproximadamente 22% nos últimos anos. 

Principais raças de gado bovino de corte no Brasil

O Brasil é um país que apresenta grande vocação para a criação de gado, de norte a sul. As diferenças climáticas que marcam a extensão continental do nosso país se refletem na criação de raças distintas de bois. Na região entre os estados de São Paulo e Rio Grande do Sul, o destaque fica para as raças de bois taurinas como Charolês, Angus, Braford e seus eventuais cruzamentos com raças zebuínas.

O gado Zebu apresenta predominância com merecido destaque, esses são animais rústicos, cujas exigências nutricionais são menores, além de ser mais resistentes a doenças em comparação com o gado europeu. As raças bovinas de corte mais produzidas no país são:

Nelore

Essa é a raça de gado de corte zebuína mais produzida no Brasil por serem animais de fácil adaptação ao nosso clima. Outro ponto de destaque é que essa foi a raça em que mais se investiu em melhoramento genético e reconhecimento de duas demandas nutricionais.

Tabapuã

A única raça de zebuínos desenvolvida no Brasil, seu diferencial é a sua destacada habilidade materna e elevada taxa de fertilidade. Nos últimos anos, passou a receber atenção dos pesquisadores e pecuaristas. 

Brahman

Uma raça que reúne características bem interessantes para a criação, como apresentar ótima conversão alimentar (quilos de carne produzidos por quilos de alimento ingerido), fêmeas com tempo reduzido de parto e farta produção de leite, resultando em bezerros desmamados de bom peso. 

Guzerá

Animais que são muito interessantes para o corte e produção de leite. As fêmeas têm o parto facilitado pelo fato de os bezerros terem baixo peso ao nascer. O guzerá tem sido amplamente utilizado para melhoramento genético de gados de corte zebu em nível industrial. 

Sistema de criação do gado

Existem três possibilidades de sistema de produção de bovinos:

Sistema extensivo

Trata-se da criação de animais em amplas extensões de pastagens com baixas demandas de insumo. A vantagem é ter baixos custos de produção, no entanto, apresenta grandes variações de acordo com a época do ano. No período de abundância de água, há muita disposição de alimento para o gado, no período de seca, a pouca pastagem de qualidade faz com que o período de abate aumente. 

Sistema intensivo

O mais moderno dos três sistemas de criação de gado se baseia na aquisição de grandes volumes de alimentos de elevada qualidade nutricional, como farelo de soja e milho. Um método que apresenta aumento dos níveis de produção e oportunidades para abatimento dos animais. Tem como desvantagem o alto custo de manutenção. 

Sistema semi-intensivo

Metodologia em que o gado recebe reforço nutricional, seja com foco em lhe dar mais energia ou volume. Nesse caso, a dieta dos bovinos deve ser planejada da mesma forma como a dos animais confinados. Um sistema que funciona bem para diferentes situações.

Quer ficar por dentro de mais novidades no mundo country? Confira outros artigos e siga as redes sociais da Rodeo West!