Hereford
Animais

Hereford: tudo que você precisa saber sobre essa raça de gado para corte

A raça Hereford tem ganhado mais destaque no cenário pecuário devido à sua boa capacidade de retorno e facilidade do processo de engorda. Confira a seguir tudo o que você precisa saber dessa raça e entenda o motivo do seu grande sucesso.

Hereford: conheça a origem da raça

A origem dessa raça de gado remonta ao condado de Hereford, no sul da Inglaterra, no ano de 1627. Os animais dessa raça tornaram-se conhecidos nesse período pela sua grande capacidade de tração e produção de carne. A partir de então, foi submetida a trabalhos de melhorias genéticas, com destaque para a atuação de Benjamin Tomkins (1714-1789) e seu filho Benjamin Tomkins Jr.

Pai e filho selecionaram selecionavam os animais utilizando como base a consanguinidade, acelerando, assim, o abate dos animais. Até o fim do século XVIII havia rebanhos muito mais volumosos dessa raça do que existe hoje. Para se ter uma ideia, havia exemplares adultos da raça que pesavam mais de 1300 kg. O gado Hereford chegou ao Brasil em 1906 sendo trazido da Argentina.

Hereford: conheça as suas principais características

Confira abaixo quais são as principais características da raça bovina Hereford.

1 – Pelagem

O corpo do gado Hereford é coberto por uma bela pelagem avermelhada que contrasta com os pelos brancos da sua face. Certamente, essa é a característica visual mais marcante desses animais.

2 – Raça de corte

É importante ressaltar que o Hereford é um gado de corte essencialmente. Os animais dessa raça concentram as principais características que esse tipo de gado deve ter, como: boa fertilidade, excelente eficiência alimentar, caráter rústico, longevidade e adaptabilidade.

Esse gado tem facilidade para se adaptar a diferentes sistemas reprodutivos. O bom sistema alimentar contribui para que a engorda aconteça mais rapidamente. Trata-se de um exemplo que oferece elevada produção de carne. Garante ótimo retorno para o produtor.

3 – Docilidade

Outra característica marcante do gado Hereford é ser bastante dócil, logo é fácil de manejá-lo.

4 – Vigor

O gado Hereford se mostra bastante vigoroso, isso permite reduzir o ciclo de produção. Por ter ótima capacidade de engorda, essa raça pode ter o seu ciclo com média de 20 a 26 meses.

5 – Porte físico

Trata-se de um gado de grande porte e com excelente estrutura muscular. Curiosamente, esses animais de grande força são também muito dóceis no campo. Essas duas características combinadas facilitam consideravelmente o trabalho do pecuarista.                  

6 – Raça de renome

A raça Hereford tem renome mundial de maneira a abrir as portas do comércio exterior para os pecuaristas que investem nela. O crescimento proporcionado por essa raça é considerável.

Gado Hereford: conheça os seus principais benefícios

A raça Hareford pode oferecer uma série de benefícios para o produtor que opta por trabalhar com ela. Confira a seguir uma compilação dos benefícios mais relevantes.

1 – Rapidez para alcançar o peso ideal

Com toda a certeza, uma das grandes vantagens que essa raça de gado oferece é alcançar o peso ideal rapidamente. Como já citamos, a faixa etária de abate desse animal fica entre 20 e 26 meses. Bem menos em comparação com outras raças. Para o produtor isso significa menos custos de manutenção e maior ganho potencial com o retorno dado pelos animais.

2 – Elevado índice de fertilidade

Para pecuaristas que trabalham com foco em gado de corte, essa é uma característica bastante importante. A reprodução do rebanho, sem esquecer da qualidade dos exemplares, é determinante para manter o bom encadeamento do trabalho.

3 – Bom ganho de peso no pasto

Os animais da raça Hereford apresentam bom ganho de peso no pasto. Há registros de bezerros dessa raça que chegam a 450 kg com apenas 18 meses. Para o produtor esse é um feito bastante relevante porque impacta diretamente nos custos e no retorno.

4 – Genética favorável

O Hereford é um animal com genética favorável para o cruzamento com qualquer outra. Assim, é possível manter um bom padrão e ter versatilidade nesse quesito.

5 – Excelente retorno financeiro

O gado Hereford representa um investimento bastante próspero, uma vez que oferece ótimo retorno para o criador e para os frigoríficos. Além do corte esse animal rende consideravelmente por sua carcaça.

ABHB (Associação Brasileira de Criadores de Hereford)

Fundada em 1958, a ABHB (Associação Brasileira de Criadores de Hereford) nasceu com o objetivo de agregar aqueles que decidiram investir na produção de gado Hereford. Atualmente, essa associação é responsável por diversos programas e projetos voltados para ampliar os benefícios da raça para o setor de corte nacional.

A ABHB foi pioneira na certificação de carne, criando um programa focado nessa questão. Essa iniciativa foi decisiva para aumentar os ganhos dos produtores. Também potencializou a qualidade da carne entregue para os consumidores. A associação tem uma presença e uma atuação bastante relevantes.

O gado Hereford é um investimento certeiro por trazer um excelente retorno!

Fonte imagem: irishhereford.com