Cavalo garanhão: conheça as principais características
Animais

Tudo que você precisa saber sobre o cavalo garanhão

Quando se trata de cavalo garanhão é importante saber que há outros fatores além de genética que interferem nos bons resultados. No artigo a seguir iremos apresentar tudo o que você precisa saber sobre um bom reprodutor. Entenda como identificá-lo e potencializar suas boas características.

O cavalo garanhão

Em geral, ao comprar um cavalo,o criador se questiona se o animal é um bom garanhão. Uma forma de identificar essa característica é através da observação do comportamento do animal. O cavalo garanhão é territorialista, se mostra mais ativo e está sempre alerta para qualquer possível ameaça.

O papel do garanhão na natureza é o de proteger as fêmeas e os potros de potenciais ameaças. Além disso, também depende da sua postura manter os outros machos em seus lugares para que não tentem ocupar a sua posição no grupo. Porém, como identificar que um equino será um bom reprodutor? Como saber que ele terá filhos campeões?

Uma das respostas mais comuns de serem dadas a essas questões é a “genética dos pais”. Um cavalo que tem sangue de campeão provavelmente irá transferir uma boa carga genética para seus descendentes.

Outro fator interessante para observar é o histórico de atleta do animal. Ou seja, um cavalo com sangue de pais campeões, e que é um campeão, provavelmente passará essa característica para sua prole.

O histórico de atleta é determinante para o cavalo garanhão?

Alguns equinos apresentam resultados medianos nas pistas, porém, geram uma prole de campeões. Sendo assim, é fundamental compreender que nem sempre o histórico de atleta é relevante para definir se um cavalo será um bom reprodutor. Os especialistas alertam que um bom reprodutor é o resultado da soma de diferentes fatores, então, não é apenas a genética ou as características do indivíduo.

Em linhas gerais, é uma combinação de fenótipo, genótipo e ambiente. Ter uma boa genética é importante, contudo, também tem grande impacto nos resultados as condições que o cavalo tem desde a infância para desenvolver essa aptidão. Isso significa que ele precisa nascer bem, ser bem alimentado, não passar por nenhum trauma, apresentar bom desenvolvimento nutricional e muscular, além de receber uma boa doma.

A doma tem um papel fundamental para que o cavalo goste da atividade que está realizando sem ter medo do humano. Com essa combinação de fatores é possível ter um cavalo com grande potencial para encantar nas pistas com seu desempenho. Entender que não é apenas uma ou outra característica que define um bom animal de competição é imprescindível.

O papel da boa genética

A genealogia, ou seja, os pais do cavalo, têm um papel relevante para a compreensão de se estar ou não diante de um garanhão. Basicamente, a boa genética dos pais já agrega uma carga positiva a esses animais. No entanto, ainda que os pais sejam bons de pista, não significa que terão filhos com esse mesmo bom desempenho. Porém, indiscutivelmente o cavalo terá uma boa genética.

O criador deve observar com atenção o fenótipo, conformação e temperamento do cavalo para entender se ele tem ou não aptidão para ser um bom reprodutor. A forma mais prática de confirmar essa boa capacidade de reprodução é observar os primeiros potros produzidos por esse cavalo.

Se esses animais tiverem um bom desempenho nas pistas, então o cavalo reprodutor é um bom garanhão e deve ser aproveitado para novas empreitadas. Porém, se os primeiros filhos desse reprodutor não tiverem bons resultados, é interessante retirá-lo dessa função. Em alguns casos, os criadores optam por castrar o animal e passar a utilizá-lo para outras funções, como participar de pequenas provas, por exemplo.

Compra de sêmen

Algo importante de pontuar é a possibilidade de adquirir sêmen de garanhões para a reprodução. Isso significa comprar sêmen de animais que são reconhecidamente bons genitores. Para algumas criações, essa é uma estratégia mais inteligente e com potenciais resultados. A compra do sêmen permite ter certeza da boa genética.

DNA

Para ter certeza de que um cavalo é filho de pais de destaque no cenário nacional é necessário fazer um exame de DNA. Ao fazer esse exame e identificar uma boa carga genética em um cavalo, ainda que ele próprio tenha resultados medianos, é possível considerá-lo para a reprodução.

Combinação de fatores

Como citamos ao longo do artigo, a genética tem um papel importante para que um cavalo seja um bom reprodutor, contudo, há outros elementos. As boas condições de criação também impactam nos resultados obtidos, isto é, em ter cavalos que entregam bons resultados.

Também é fundamental investir em uma boa doma e no incentivo para que os cavalos gostem das atividades que são realizadas com o ser humano. Em suma, a carga genética de um cavalo reprodutor é apenas um dos tópicos a serem levados em consideração para gerar os resultados esperados.

Gostou de conhecer mais sobre cavalos garanhões? Acesse outras postagens do blog da Rodeo West para conferir mais dicas e novidades sobre o universo country!

Fonte imagem: pexels.com