Sanidade animal
Animais

Sanidade animal: entenda sua importância para o sucesso da atividade pecuária

O bom desempenho da criação de gado está intimamente ligado à sanidade animal. Animais sem boa saúde não irão entregar o máximo desempenho em relação ao seu potencial genético ou ao seu valor zootécnico. Trata-se de uma questão essencial para a qualidade e a quantidade de produção. Saiba mais sobre a importância do foco na sanidade da criação prosseguindo a leitura.

O que é sanidade animal?

Para manter o rebanho saudável e com boa produção é necessário investir em boas práticas de manejo. É importante dizer que cada sistema produtivo possui as suas próprias técnicas de manejo. No entanto, há princípios comuns a todos esses sistemas. O principal objetivo é mapear e resolver quaisquer riscos que interfiram na segurança da saúde dos animais.

Devem ser minimizadas as situações de sofrimento. Faz parte do escopo de atividades de manutenção da sanidade animal o investimento no controle e eliminação de doenças, cuja notificação é obrigatória.

Como a sanidade animal pode ser proporcionada para o gado?

Na pecuária, os criadores devem se atentar para alguns cuidados básicos no que diz respeito à sanidade do rebanho. A seguir apresentaremos algumas dessas principais medidas que podem ser adotadas:

– Os animais devem ser mantidos sem nenhum tipo de medo ou estresse;

– O criador deve assegurar que os animais não enfrentem fome ou sede. O bom manejo alimentar e nutricional é determinante para a saúde deles;

– Fazer investimentos no conforto e bem-estar dos animais de forma que eles estejam livres de dor, doenças e injúrias;

– Estabelecer e manter boas práticas de vacinação.

Vacinação

Esse cuidado merece um tópico à parte, pois é de grande relevância para garantir a saúde do rebanho. Trata-se de uma das estratégias mais eficientes para manter os animais livres de doenças que podem levar a uma série de prejuízos. Em algumas regiões a vacinação é obrigatória.

Em todo o território nacional a vacinação é obrigatória para doenças como brucelose, febre aftosa e raiva. Ainda que a vacinação contra algumas doenças não seja obrigatória, é essencial optar por essa medida. Trata-se de uma forma de evitar prejuízos significativos e potencializar a lucratividade.

Lembramos que para a vacinação ser efetiva é necessário ter um minucioso cuidado com a conservação, higiene, dosagem e equipamentos. Ter uma boa assessoria técnica para essa questão também é imprescindível para o sucesso na imunização do rebanho. O papel da assessoria é ajudar a identificar onde estão os riscos sanitários e ajudar a determinar as principais perdas financeiras.

Capacitação da equipe

Quando o assunto é sanidade animal, não podemos deixar de citar a relevância de ter uma equipe capacitada. O preparo dos membros do grupo deve ser feito com foco nas necessidades de cada criador e rebanho. Ter um planejamento coerente e uma equipe bem preparada é determinante para que a sanidade seja alcançada amplamente.

Uma forma de garantir que todas as atividades sejam realizadas como se deve é instalar placas ilustrativas no curral de manejo. O conteúdo dessas placas deve focar no que pode e no que não pode ser feito.

Mensuração de resultados

Ao estabelecer um planejamento de sanidade animal e capacitar a equipe, é interessante empregar um sistema de mensuração de resultados. Estabeleça indicadores para acompanhar mensalmente identificando os principais ganhos desde o começo desse direcionamento. Assim é possível acompanhar a evolução desde o começo.

Por que a sanidade animal é importante?

Os cuidados com a sanidade animal têm como objetivo garantir o bem-estar e a qualidade de vida do rebanho. Também se reflete na prevenção e controle de doenças que podem representar prejuízos para o pecuarista. Quando há os devidos cuidados com a saúde do rebanho, se ganha em produtividade e na redução de perdas e nos custos de produção.

Além disso, a sanidade animal é um critério de grande relevância para a comercialização do gado. Dessa forma, ao defender a integridade dos animais da sua propriedade o criador está garantindo que possa manter boas relações comerciais com os potenciais interessados no produto brasileiro.

Quando há surtos de doenças nas criações de gado de um país é natural que os demais deixem de importar para evitar a proliferação de doenças. Então, todo o setor perde quando um criador não tem esses devidos cuidados. O ideal é que, além de estabelecer tais cuidados, os criadores se preocupem em divulgar a importância dessas medidas entre os seus pares.

E, claro, que não podemos deixar de mencionar que cuidar da sanidade animal é também uma forma de cuidar da saúde do ser humano. Com rebanhos saudáveis há maior saúde alimentar e controle de zoonoses. Os criadores de gado devem estar preparados para se dedicar a esses cuidados preservando a qualidade do que entregam para os seus consumidores.

Gostou de saber mais sobre a sanidade animal? Lembre-se que a saúde do rebanho se reflete em bons negócios!

Fonte imagem: pixabay.com