Cavalo de Cavalgada
Curiosidades

Conheça alguns exercícios para Cavalo de Cavalgada

O cavalo de cavalgada precisa receber treinamento adequado, tanto do ponto de vista físico quanto psicológico, para conseguir ter um bom desempenho. Os equinos precisam passar por treinos que antecipem algumas situações que podem gerar dificuldades durante a cavalgada. Abaixo você poderá conhecer alguns exercícios práticos.

Cavalo de cavalgada: exercícios fundamentais para esse equino

Para que um cavalo de cavalgada esteja verdadeiramente pronto para cumprir os desafios que o esperam, ele deve ser bem treinado. Se você tem dúvidas sobre como fazer esse treinamento, vai gostar das dicas de exercícios que listamos abaixo. Mais uma vez, lembramos que o equino precisa de um treinamento de viés psicológico também. 

1 – Mostre cenários diferentes para o cavalo

O primeiro exercício que indicamos para os cavalos que estão sendo treinados para cavalgadas é apresentá-los a cenários variados. É natural que os treinadores levem seus animais para realizar treinos físicos nas pistas, porém, não se deve restringir os cenários conhecidos pelos equinos. 

É fundamental que esses animais passeiem por áreas abertas, ampliando seus horizontes sem achar estranho um cenário diferente caso sejam inseridos em algo do tipo. Apresente ao animal coisas que não são comuns no seu dia a dia, mas que podem surgir diante dele durante uma cavalgada, como latas de lixo, por exemplo.

2 – Obstáculos

Um dos exercícios práticos mais importantes de serem feitos com seu cavalo para prepará-lo para uma cavalgada é a inserção de obstáculos no caminho dele. É normal que, no momento em que estiver cavalgando com seu amigo equino, vocês se deparem com barreiras, como troncos de árvores caídos, por exemplo.

O cavalo que não fez nenhum exercício prévio pode acabar empacado, a prática serve para ensiná-lo que, nesse caso, deve desviar. Então, uma dica é posicionar uma barreira física, como um tronco, no caminho do seu amigo e ver como ele reage.

Basicamente, deixe o cavalo investigar o tronco para superar o medo e transpô-lo. Deixe que o animal leve o seu tempo para tomar a decisão. Vale dizer que se ele ultrapassa o tronco sem você estar montado, fará o mesmo quando estiverem juntos.

3 – Aumente a dificuldade

Conseguiu que seu cavalo ultrapasse o tronco? Perfeito, o próximo passo é complicar um pouco mais a vida do seu amigo. Para isso, use um tronco ou outro tipo de barreira mais alta, quando ele passar pelo obstáculo, afaste-o e peça que novamente passe pelo obstáculo. O treinamento para desvio de obstáculos é gradativo, ou seja, seu cavalo precisa de algum tempo para se sentir mais confiante. 

4 – Rodando na guia

Para quem está com dificuldades de fazer o seu cavalo transpor os obstáculos, indicamos o uso de um recurso de treinamento interessante, rodar na guia. O animal deve ser rodado na guia, de maneira que se sinta mais confiante para transpor o obstáculo que se apresenta à sua frente. Observe a evolução do seu amigo, tendo certeza de que ele estará pronto quando chegar o momento da cavalgada para valer.

5 – Treine com buracos e depressões

Outros obstáculos importantes de serem incluídos no treinamento de cavalos de cavalgada são buracos e depressões. Considere que tipo de barreira o animal terá que enfrentar em uma trilha e apresente a mesma para ele. Quando perceber que seu amigo já está superando bem esse desafio, aumente um pouco mais a dificuldade. Lembre-se que seu equino está em um processo de constante evolução.

6 – Subidas e descidas

Mais um exercício importante para seu cavalo é o de subidas e descidas, afinal, durante uma cavalgada, nem sempre o terreno será plano, então, tenha certeza de que mostrou para ele como passar por essas barreiras assertivamente. O ideal é que o animal não tenha medo dos desafios que o aguardam. 

Na hora de pensar nos exercícios que serão feitos durante o treinamento, considere o tipo de terreno que vocês irão enfrentar na cavalgada, antecipe os principais desafios na forma de exercícios e torne seu amigo preparado para qualquer eventualidade. Não deixe que seu cavalo seja pego de surpresa. 

Mangalarga Marchador: o melhor cavalo para cavalgada

Não poderíamos falar sobre cavalgada sem mencionar o grande orgulho brasileiro, o Mangalarga Marchador, considerado como uma das melhores raças de cavalo para montaria. Originário do sul de Minas Gerais, ele possui características que fazem toda a diferença para o conforto de quem o monta. 

Essa é uma raça originária a partir do cruzamento de cavalos Alter (de Portugal) com cavalos selecionados por criadores do estado. O Mangalarga Marchador tem porte médio, é bastante ágil e realiza um movimento de marcha em sua caminhada, o motivo do seu nome ser esse. Trata-se de um cavalo de temperamento dócil que pode ser um grande aliado de quem deseja tornar a cavalgada um hábito.Para conferir mais novidades no mundo country confira outros artigos do Blog da Rodeo West!