10 Equipamentos que são indispensáveis para acampar

equipamentos indispensaveis para acampar

Criamos uma lista com 10 equipamentos indispensáveis para acampar, confira!

O acampamento é uma das experiências mais interessantes para quem deseja ter uma convivência mais intensa com a natureza, contudo, é fundamental atentar para os equipamentos que fazem a diferença na hora de se virar num ambiente um pouco mais selvagem. A seguir listamos alguns equipamentos que são indispensáveis para acampar com segurança e um mínimo de estrutura.

Lista dos 10 Equipamentos Indispensáveis Para o Acampamento

Barraca

O principal item para todo campista é a barraca, pois é que permitirá descansar em meio à natureza. Na hora de escolher a sua barraca é essencial pensar num equipamento que seja adequado as suas necessidades, isso quer dizer que não precisa ser necessariamente uma barraca cara. Considere o número de pessoas que irão acampar com você para determinar a quantidade de barracas. No caso de acampamentos que durarão vários dias é bom ter proteção como toldos que ajudem a proteger do sol.

Cooler ou Caixa Térmica

Em alguns casos o bom e velho isopor com gelo já resolve, tudo depende de quanto tempo irá durar o camping. Embora em muitos acampamentos haja uma geladeira comunitária é mais confortável ter algumas bebidas, como água, mais perto de você. Lembre-se também que as geladeiras comunitárias podem não dar conta de toda a demanda.

Saco de Dormir, Colchonete ou Colchão Inflável

Basicamente é importante ter algo em que dormir, mesmo que a sua barraca seja ampla não basta o chão para conseguir descansar. Acampar é uma atividade que exige bastante disposição e por isso mesmo é necessário dormir bem. A escolha entre saco de dormir, colchonete e colchão inflável deve ser feita considerando qual é o mais adequado para você e o que fica melhor em sua barraca.

Guias e Mapas em Papel

Pode parecer estranho, mas indicamos que além da versão digital no seu celular você leve um guia e um mapa em papel, pois o celular pode ficar sem bateria e você na mão. Mesmo que você esteja acampando numa região que conheça previamente recomendamos que tenha essas informações por perto, pois depois de longas caminhadas e muito sol você pode ficar desorientado. Ter como localizar o lugar para onde voltar após um longo dia é essencial para quem está no meio da mata.

Lanterna ou Headcamp

Lanternas são indispensáveis para quem está acampando e uma das opções mais práticas é a chamada headcamp que é uma lanterna de usar presa à cabeça por um elástico. Esse equipamento deixa as mãos livres e tem uma boa potência de iluminação. Durante a noite as lâmpadas de cabeça são as mais práticas.

Bússola

Hoje em dia temos smartphones com internet que nos fornecem a localização em segundos, contudo, a bússola ainda é um equipamento indispensável, lembre-se que em alguns lugares o sinal da internet simplesmente some. Ter um método analógico e confiável para se direcionar num lugar estranho é fundamental.

Fogareiro Para Camping

Não tem como pensar em fazer camping sem incluir um fogareiro dentre os itens obrigatórios. Tem algumas opções no mercado, vale pensar no momento da compra na facilidade de carregar esse equipamento e na se a funcionalidade atende a todas as suas necessidades. Lembre-se que para usar o fogareiro você precisará de um ou dois liquinhos – um botijão de gás pequeno. Tenha ainda dois isqueiros sendo um deles reserva.

Garrafa Térmica

Mais um item indispensável para quem vai acampar, essa garrafa permitirá manter seu café ou chá bem quentinho por mais tempo. Você poderá levar a sua bebida favorita até mesmo durante as trilhas. Para alguns campistas mais experientes a garrafa térmica se torna uma das principais companheiras.

Canivete

Ao fazer uma breve pesquisa na internet você descobrirá que existem alguns modelos de canivete adequados para acampamento. São acessórios que ajudam a abrir latas, cortar algo que seja necessário e até mesmo dividir alimentos. Nos guias de sobrevivência você verá que o canivete é sempre um dos artigos mais importantes. É bom que cada participante do acampamento tenha seu próprio canivete para eventuais emergências.

Kit de Primeiros Socorros

Numa viagem de acampamento é fundamental levar um kit de primeiros socorros no caso de alguém se sentir mal ou acabar se machucando. Dentre os artigos que devem estar nesse kit estão medicamentos como analgésicos, antitérmicos, antialérgicos, medicamentos para estômago e fígado além de algodão, gaze, álcool, soro, pomadas entre outros. Para que não fique pesado para carregar nossa sugestão é dividir os itens entre os campistas sendo que cada um fica responsável por levar um medicamento e um produto para curativo.

Faça um Checklist

Podemos dizer que o item 11 da nossa lista é organização e, por isso, é recomendável fazer um checklist para ter certeza de que está levando tudo. É natural esquecer um ou outro item no momento de montar a sua mochila. Lembrar-se somente depois de já estar no lugar que deixou seu canivete em casa não é bom, não é mesmo? Confira duas vezes se está tudo dentro da sua bolsa.