O mercado de reprodução equina
Agronegócio

Reprodução equina: dicas para um negócio lucrativo

O segmento de reprodução equina se caracteriza por ser um mercado altamente rentável, mas também bastante competitivo. Desse modo, é essencial que o investidor desse setor foque no desenvolvimento de diferenciais para ter sucesso na atividade.

Continue lendo para saber como tornar seu empreendimento um negócio rentável.

O mercado de reprodução equina

Antes de listarmos as dicas para obter sucesso no mercado de reprodução equina é importante conhecer melhor as bases desse segmento. Essa é uma das áreas com maior potencial lucrativo da medicina veterinária. A venda de embriões ou sêmen de animal de grande valor genético chega a preços bastante elevados.

Quem decide enveredar por esse caminho, contudo, precisa estar preparado para a grande concorrência que irá enfrentar. Pode ser difícil se estabelecer nesse setor. Ter conhecimento e dedicação são imprescindíveis para conquistar o seu espaço.

Dicas para um negócio de reprodução equina lucrativo

O cavalo é um animal com grande potencial de mercado, especialmente no âmbito da reprodução. Confira abaixo algumas dicas de como tornar esse negócio mais lucrativo.

1 – Conhecimento

Como o mercado de reprodução equina é bastante competitivo, é válido investir na criação de diferenciais. A base para tornar a sua atividade mercadológica diferenciada está em investir em conhecimento.

O foco dessa ampliação de horizontes deve ser a maior compreensão a respeito do manejo reprodutivo e biotécnicas. O domínio do uso dos equipamentos de cada etapa do processo é fundamental.

2 – Estude os animais

Na pecuária, é imprescindível conhecer bem o seu rebanho, seja ele de bovinos, suínos, equinos, entre outros. No caso de quem trabalha com foco na reprodução equina, é preciso se atentar para os fatores influenciadores do processo.

Nos últimos anos, a monta natural está perdendo espaço em decorrência do maior desenvolvimento de conhecimento científico, mas ainda assim é importante observar atentamente os fatores de influência.

Entre os fatores que devem ser observados estão: as condições climáticas, o período de ovulação da égua e as características da pastagem. Antes de aplicar qualquer biotécnica no rebanho equino, é necessário que os animais passem por uma avaliação completa.

O objetivo é entender se o animal está apto a seguir no processo. Algo decisivo é avaliar se as éguas têm condições de levar a gestação adiante. Basicamente, se deve verificar se não há chances de aborto ou complicações gestacionais.

3 – Análise do cio da égua

Para que a atividade de reprodução equina obtenha sucesso, é importante que se analise o período de cio da égua. Nessa fase há algumas alterações que podem ser observadas, como:

  • Frequência de micção;
  • A cauda levantada;
  • Diminuição do apetite;
  • Órgão genital com congestão;
  • Relaxamento do colo do útero.

Entender e conhecer as fases do processo reprodutivo dos animais contribui para potencializar os resultados. Contudo, também é preciso que seja aplicada a técnica correta de reprodução.

4 – Conheça as principais técnicas de reprodução equina

Como citamos anteriormente, a escolha da melhor técnica de reprodução para o seu rebanho é importante para ter melhores resultados. Por isso, é necessário conhecer as diferentes técnicas para entender qual é a melhor para os seus animais.

A seguir apresentaremos as principais técnicas que podem ser empregadas.

Palpação retal

Essa técnica, que também é chamada de palpação transretal, é uma das tradicionais na reprodução equina. Trata-se de um método utilizado em atendimentos clínicos e também para avaliar o trato genital dos animais. O foco está na observação da anatomia dos órgãos, assim como no desenvolvimento folicular.

O médico veterinário realiza essa técnica introduzindo a mão e o braço no reto do animal. A partir dessa inserção, é possível atestar se os órgãos dessa região estão saudáveis e se há capacidade reprodutiva. O mais indicado é utilizar a técnica da palpação com a ultrassonografia para ter mais clareza dos resultados.

Avaliação reprodutiva dos equinos

A partir dos 18 meses de idade, os cavalos já podem se reproduzir. No entanto, não é recomendada a gestação em éguas jovens, uma vez que elas podem ter seu desenvolvimento prejudicado. O mais indicado é que os cavalos iniciem a reprodução em meados dos 3 anos de idade e as fêmeas entre 3 e 5 anos de idade.

A avaliação da capacidade e saúde reprodutiva da égua é fundamental antes de iniciar o processo. O animal deve ser analisado para que se identifique se há risco de abortos espontâneos ou outras complicações. É indicado realizar o exame andrológico.

Transferência de embriões em equinos (TE)

Essa técnica é bastante utilizada porque consegue produzir múltiplos potros a partir de uma única matriz. Dessa forma, as fêmeas que apresentam maior valor zootécnico são mais bem aproveitadas.

É realizada a colheita de um ou mais embriões de uma égua, que é chamada de doadora. Esses embriões são então implantados no útero de uma fêmea chamada de receptora. Trata-se de uma técnica com grande potencial lucrativo, mas que demanda um trabalho seriamente desenvolvido pelo médico veterinário.

Inseminação Artificial (IA)

Nessa técnica, o sêmen de um garanhão é inserido no útero de uma fêmea. O objetivo central é aumentar a quantidade de animais gerados a partir de um macho geneticamente valoroso.

É interessante salientar que, nessa técnica, a fecundação ocorre de forma natural. O papel do criador é apenas a preparação do cio e a posterior inserção do sêmen.

Gostou dessas dicas de como tornar o seu empreendimento de reprodução equina mais lucrativo? Acesse outras postagens do blog da Rodeo West para conferir mais dicas e novidades sobre o universo country!

Fonte Imagem: pixabay.com