Dia da cavalaria
Curiosidades

10 de Maio – Dia da Cavalaria: curiosidades do dia

No dia 10 de maio é celebrado o dia da cavalaria, uma homenagem a uma das mais importantes formas de combate da nossa história. A perfeita sintonia entre cavalariano e cavalo é essencial para o êxito nessa modalidade. Continue lendo para ficar a par de algumas curiosidades sobre a cavalaria.

Dia da cavalaria: conheça algumas curiosidades do dia

Preparado para celebrar o dia da cavalaria no dia 10 de maio? Que tal conhecer algumas curiosidades sobre essa modalidade de combate que promove a simbiose entre cavalariano e cavalo?

Por que 10 de maio?

O dia da cavalaria é celebrado no dia 10 de maio como uma homenagem a Manuel Luís Osorio (Patrono da Arma de Cavalaria), ele nasceu em 10 de maio de 1808 e entrou para a história como um dos maiores representantes desse tipo de combate. O cavalariano recebeu a alcunha de “O Legendário”.

Osorio se alistou no Regimento da Cavalaria da Legião de São Paulo quando tinha apenas 14 anos de idade. Sua estreia nos campos de batalha se deu na Guerra da Independência do Brasil, na qual combateu a cavalaria portuguesa. O patrono também participou da Guerra da Cisplatina em 1825, tendo se destacado no combate ocorrido no arroio de Sarandi.

Apenas dois anos depois, Osorio esteve na liderança do único esquadrão que manteve a formação na Batalha do Rosário. Em 1835, ele também participou da Guerra dos Farrapos. Em 1864, quando eclodiu a Guerra da Tríplice Aliança, Osorio já havia se tornado um importante militar na Região Sul.

Sob a patente de Tenente-Coronel, foi o líder do 2° Regimento da Cavalaria. Em todos os conflitos ocorridos o marechal demonstrou estar pronto para utilizar a cavalaria como arma estratégica.

Outros destaques da cavalaria brasileira

Outro cavalariano de grande destaque na história da cavalaria foi o Brigadeiro Andrade Neves, líder da popularmente chamada Cavalaria Louca Varrida. Junto ao brigadeiro, também é importante citar o Marechal José Pessoa, que foi o comandante da Subunidade de Carros de Assalto na Primeira Guerra Mundial e o idealizador da Academia Militar das Agulhas Negras.

Como a cavalaria surgiu?

Os enfrentamentos bélicos acompanham a história da humanidade há muito tempo e, num dado momento, o homem percebeu que poderia obter êxito mais facilmente se contasse com a ajuda de cavalos no campo de batalha. Pode-se dizer que a cavalaria existe desde quando o ser humano aprendeu a domesticar os equinos e compreendeu seu grande valor tático.

O nome da modalidade, cavalaria, tem sua origem numa palavra do sânscrito (AKVA) que significa combater com uma vantagem de posição. Animais de grande porte, como os cavalos, camelos e até elefantes, se tornaram importantes aliados do homem nos campos de batalha. Esses animais eram usados como uma plataforma de movimentação e tração de equipamentos de guerra. Há registros de cavalarias no Antigo Egito, Suméria e Roma.

Como a cavalaria se consolidou no Brasil?

A cavalaria no Brasil se consolidou no século 17, quando houve uma intensa batalha em Pernambuco para conter o desejo dos holandeses de se fixarem por lá. Para que o objetivo de expulsar os holandeses fosse alcançado, foi criado o Regimento de Dragões Auxiliares.

Algumas décadas antes da mudança da Família Real Portuguesa para o Brasil (que ocorreu em 1808), foi criado o Regimento de Dragões no Rio de Janeiro, com o objetivo de fiscalização do cumprimento da legislação vigente. Com o passar do tempo, ficou evidente que a montaria em campo de batalha foi decisiva em diferentes momentos históricos, como a independência do Brasil e o fim da monarquia.

Como está a cavalaria atualmente?

A cavalaria tornou-se, ao longo dos anos, uma importante arma militar, tanto no combate em si quanto na proteção de territórios. Embora existam diversas opções tecnológicas para vencer um embate, é importante dizer que isso não desmerece a relevância da cavalaria e nem do cavalariano.

Ainda nos dias de hoje, é considerada uma grande honra fazer parte da cavalaria, há uma aura diferenciada em cumprir esse papel. Atualmente, há um grupo mais seleto compondo a cavalaria, haja vista que a fase bélica do Brasil ficou no passado. Há muito tempo, a cavalaria assumiu um lugar de referência histórica e representação da honra.

Cavalaria: a montaria como estratégia

Embora não tenha o mesmo papel estratégico de séculos atrás, a cavalaria se mantém como um interesse de muitos brasileiros. Para conquistar um lugar nesse seleto grupo é essencial ser versado nas técnicas de montaria.

Mais do que aprender cedo e saber usar os mais variados acessórios para montaria, é fundamental ter boa comunicação com o equino. Para ser um cavalariano é necessário desenvolver uma relação simbiótica com o animal, afinal, numa situação de combate, os dois passam a ser apenas um.

O dia 10 de maio é o dia da celebração do dia da cavalaria!