Frango caipira com acompanhamentos
Curiosidades

Aprenda preparar um delicioso frango caipira

O frango caipira é uma das receitas de fazenda mais saborosas e não pode faltar à mesa de quem gosta do estilo de vida do campo. E se você quer aprender a preparar essa receita saiba que veio ao lugar certo. Confira dicas especiais para ter o melhor resultado na cozinha!

Frango caipira: uma receita com gosto da roça

Quer aprender a preparar o verdadeiro frango caipira? Saiba que veio ao lugar certo, a seguir reunimos receitas com dicas especiais para acertar no preparo e conquistar o paladar dos seus convidados.

Receita de frango caipira

Pronto para preparar uma saborosa galinha caipira? Nessa receita apresentaremos os modos de preparo para acertar no resultado.

Ingredientes

1 frango caipira

Água (suficiente para cobrir)

4 dentes de alho

Sal a gosto

3 pimentas-de-cheiro

Açafrão a gosto

3 pimentas bode

2 cebolas médias

Cheiro verde a gosto

Como fazer

Inicie o processo cortando o frango em quantos pedaços preferir. Lave bem o frango. Numa panela adicione o óleo, a cebola previamente cortada em pedaços e deixe fritar até observar que a cebola murchou. Adicione sal e o alho previamente amassado. Você deverá refogar o alho amassado, a cebola e em torno de uma colher de açafrão. 

Quando o refogado começar a ficar dourado demais, adicione os pedaços de frango. Mexa bem para que os pedaços peguem o sabor do tempero refogado. Prossiga adicionando à sua receita as pimentas-de-cheiro previamente fatiadas. 

Adicione ainda as pimentas bode cortadas em quatro pedaços e um pouco de coentro para liberar o sabor e o aroma. Tudo o que está na panela deve ser muito bem misturado. Tampe a panela e aguarde que frite de forma que a água do próprio frango seque. Em seguida, cubra o frango com água e aguarde que cozinhe em fogo médio.

Espere que o caldo vá secando para que o frango absorva o sabor. Você pode acrescentar o cheiro verde quando a água chegar ao final. Desligue o fogo. O seu frango caipira estará cozido, macio e suculento.

Receita de frango caipira frito

Prosseguindo nas saborosas receitas da roça, vamos te dar dicas de como preparar o frango caipira frito. É sempre bom ter outras opções de preparo, não é mesmo?

Ingredientes

2 peitos de frango

Água

4 coxas de frango pequenas

1 colher de café de pimenta caiena

1 colher de café de gengibre em pó

1 colher de café de pimenta-do-reino

Ingredientes para a marinada

200 gramas de farinha de trigo

1 colher de café de cebola em pó

50 gramas de maisena

1 colher de café de curry em pó

2 colheres de café de páprica

1 colher de café de cominho em pó

1 colher de café de alho em pó

Ingredientes para a massa

200 gramas de farinha de trigo

1 pitada de sal

1 colher de café de curry

1 colher de café de pimenta caiena

1 colher de café de alho em pó

1 colher de café de cominho em pó

Como fazer

Todos os ingredientes da marinada deverão ser misturados numa vasilha. Acrescente água fria, pouco a pouco. Ao fazer isso você obterá uma massa compacta que não pode ser nem muito espessa e nem muito clara.

Em seguida, adicione os peitos e as coxas de frango a essa mistura. Misture bem até que tudo fique bem integrado. O frango deverá ficar marinando na geladeira por um período entre 30 minutos e 1 hora para que o sabor seja agregado. 

Enquanto o frango estiver marinando, prossiga preparando em paralelo à massa. Para isso misture os ingredientes da massa em uma vasilha à parte. Quando o frango estiver marinado, passe cada pedaço dele na mistura da massa. Porém, antes acrescente um pouco de sal.

Em seguida, aqueça uma frigideira com óleo o bastante para fritar o frango. Assim que o óleo estiver quente, você poderá fritar o frango. Tenha atenção para fritar os dois lados do frango. 

O frango caipira recém-frito deve ser colocado num prato com papel toalha para que o óleo possa escorrer e assim eliminar o excesso de gordura. Sirva com acompanhamento de qualquer molho de sua escolha como o molho curry, molho de churrasco ou outro que preferir. 

Receita de frango caipira na panela de pressão

Que tal acelerar o preparo do seu frango caipira com a panela de pressão?

Ingredientes

1 frango caipira inteiro

250 ml de água

1 fio de óleo de milho

Pimenta a gosto

4 dentes de alho previamente picados

Sal a gosto

½ cebola previamente picada

Cheiro verde a gosto

1 folha de louro

½ colher de orégano

1 colher de vinagre de vinho tinto

1 colher de colorau

Como fazer

Comece cortando o frango em oito pedaços ou mais se preferir. Em uma panela de pressão adicione um fio de óleo para dourar o alho. Acrescente então o frango e os temperos, exceto o cheiro-verde e a cebola. Prossiga fechando a panela de pressão e leve ao fogo médio. Após pegar pressão, espere 15 minutos e desligue o fogo.

Você deverá tirar a pressão e abrir a panela. Acrescente a cebola e deixe refogar por cinco minutos com a panela ainda aberta. Adicione o cheiro verde e sirva acompanhado de polenta. Se o frango não estiver pronto após os 15 minutos, acrescente água e deixe cozinhar até chegar a textura desejada. 

Gostou dessas receitas de frango caipira? Prepare em casa e descubra esse maravilhoso sabor. Acesse outras postagens do blog da Rodeo West para conferir mais dicas e novidades sobre o universo country!

Fonte da Imagem: pixabay.com