Cascos
Animais

Cascos – Como deve ser feita a correção de cascos assimétricos?

A assimetria dos cascos em equinos pode ser bastante prejudicial para o seu prumo, o animal terá desconforto e o ferrador enfrentará grandes dificuldades para fazer o casqueamento, caso esse problema não seja resolvido. A seguir vamos explicar como é feito o processo de correção dessa assimetria, acompanhe.

Cascos assimétricos: como corrigir?

Confira dicas de como manipular os cascos assimétricos dos seus equinos, de maneira que as curvas possam ser corrigidas, levando o animal a ter uma melhor performance e o ferrador mais facilidade para trabalhar. 

Dica importante: antes de começarmos o passo a passo para a correção da assimetria dos cascos, é fundamental se atentar para a necessidade do uso do bom senso para fazer a manipulação, evitando, assim, sensibilizar essa parte tão essencial para o caminhar dos cavalos

Observe os cascos

Para começar, observe os cascos para identificar a existência de assimetria, ou seja, se ele está com um formato mais triangular. Um casco de cavalo harmônico geralmente apresenta forma arredondada com equilíbrio entre duas laterais. Percebendo que o animal precisa de um bom trabalho em seus cascos, prossiga com os passos a seguir. 

Quando há assimetria, os equinos passam a ter mais da metade do seu apoio na parte da frente do casco, o correto é ser o contrário, ou seja, mais da metade do apoio na parte de trás. O ideal é que o cavalo tenha 40% de apoio do meio do casco até a pinça e 60% na parte de trás do casco. A correção dessa assimetria visa justamente oferecer um caminhar mais salutar para o cavalo, ou seja, ele ter como base de apoio a parte de trás do seu casco. 

Linha de corte do casco do cavalo

Inicie o processo fazendo a linha de corte do casco do equino, limpe a sola cortando/retirando o excesso do casco e ranilha. O corte para deixar o casco mais harmônico deve ser feito utilizando uma ferramenta chamada turquesa, tenha cuidado para não acabar cortando demais. Se o casco for muito bicudo, é interessante cortar a ponta para que a pata adquira o formato arredondado. Prossiga lixando para deixar o casco plano. 

Simetria do casco

Na sequência, você deverá fazer o ajuste do casco do seu cavalo, o ideal é que a pinça se torne mais redonda e as laterais fiquem mais proporcionais. Observe que a parte mais larga deverá estar mais próxima da metade do casco do cavalo. Esse processo é feito usado a lixa, tenha paciência e cuidado.

Após ter realizado esses procedimentos de correção da assimetria do casco do cavalo, você já poderá observar a mudança significativa do apoio do animal. Se você traçar linhas no chão a partir do início e meio do casco, perceberá que o apoio terá sido corrigido, ou seja, o animal está se apoiando em 60% da parte de trás do casco e 40% na parte da frente. 

O ideal é manter essa proporção de apoio para o equino para evitar queda de performance e desgastes nos cascos. Com a assimetria corrigida, o animal terá mais qualidade e conforto para realizar atividades simples, como caminhar e até as que exigem mais como as esportivas. 

Ferradura

Tendo feito esse trabalho de ajuste da simetria do casco do cavalo, você terá mais facilidade para preparar a ferradura na bigorna. Um casco harmônico cria um padrão para ser seguido na hora da ferragem do equino.

Para finalizar o processo, o ferrador só precisa fazer o ajuste da ferradura na bigorna, seguindo o padrão do casco do cavalo. É possível que precisem ser feitos alguns ajustes antes de colocar a ferradura no cavalo. 

Atenção para o ferrageamento

Ferrageamento nada mais é do que o processo de aplicar uma lâmina de ferro (a ferradura) no casco do animal, objetivando proteger essa parte do corpo. A ferradura serve para curar, proteger ou até corrigir o aprumo do equino.

Animais que realizam atividades de trabalho em fazendas e/ou são mantidos em baias ou estábulos precisam da ferradura porque estão constantemente pisando em um chão duro. Com o passar do tempo, o desgaste vai acontecendo e pode gerar lesões profundas. Nesse tipo de caso, as ferraduras se tornam indispensáveis.

Equinos que vivem em liberdade no campo, de maneira geral, não precisam de ferraduras porque o desgaste natural não traz nenhum prejuízo de qualidade de caminhar para eles. Para quem tem equinos, é importante procurar um ferrador profissional com amplos conhecimentos anatômicos dos cascos de diferentes raças de cavalos para evitar a aplicação de ferraduras inadequadas. O profissional deverá conhecer bem a funcionalidade da ferradura, bem como estar atento às condições de locomoção dos animais. 

A correção da assimetria dos cascos dos cavalos é fundamental para que eles tenham mais conforto e saúde para caminhar!