Dia da Árvore
Curiosidades

Dia da Árvore: 05 dicas para colaborar com a preservação da natureza

O Dia da Árvore é celebrado no dia 21 de setembro, mas podemos fazer a nossa parte para preservar a natureza todos os dias do ano. Se você gosta desta data e tem o desejo de colaborar para um futuro mais sustentável para o planeta, fica a dica de prosseguir a leitura.

Dia da Árvore: confira dicas para ajudar a preservar a natureza

Todos os dias podemos ajudar a preservar o meio ambiente através da mudança de algumas atitudes. Muitas pessoas são inspiradas pelo Dia da Árvore a se tornarem mais amigas da natureza, evitando alguns hábitos que contribuem para o aumento de problemas como o acúmulo de lixo e poluição. Se você quer fazer a sua parte também confira, abaixo 5 dicas especiais.

Dica n° 1 – Reduza o uso de papel

Quando você reduz o uso de papel em seu dia a dia, colabora para preservar as florestas e, também, para reduzir o uso de recursos como a água. Atualmente, boa parte do papel é proveniente de florestas plantadas para esse fim e não nativas. No entanto, ainda assim a redução de uso é determinante para preservar as florestas, garantindo que apenas o volume produzido legalmente será utilizado.

Devemos considerar, ainda, o fato de que economizar papel é crucial para reduzir o gasto de água, energia e emissão de gases do efeito estufa decorrentes de seu processo de produção. Nem tudo precisa ser impresso, não é mesmo?

Até o gerenciamento da sua empresa agrícola ou fazenda pode se tornar mais dinâmico com a adoção de softwares especializados para armazenar informações que antes seriam impressas. Transforme seus arquivos em arquivos digitais.

2 – Compre produtos com certificação

Ao comprar produtos de madeira ou mesmo papel, verifique a origem do material. É determinante que a sua origem seja legal e certificada. Essa dica é válida especialmente para produtos de madeira, pois a compra de peças feitas de madeira ilegal ajuda a financiar essa atividade que vem reduzindo drasticamente as nossas florestas.

Quem gerencia um empreendimento deve ter atenção com essa questão também para manter boas práticas de governança. É cada vez mais relevante que todos façam a sua parte para ajudar preservar as florestas, pois elas são imprescindíveis para a qualidade de vida no planeta.

3 – Apoie programas de conservação de florestas

O contato com a natureza ajuda o ser humano a se reequilibrar e preservar a sua humildade enquanto mero “hóspede” do planeta. Além de ser agradável, poder ter esse contato é fundamental preservar florestas para o bem-estar da população. Uma forma de fortalecer esse pacto entre o ser humano e o planeta é ajudar a financiar programas de conservação de florestas.

Fazer doações para instituições de confiança que direcionam seus esforços para preservar as florestas é contribuir para o fortalecimento da sustentabilidade. Para quem não tem condições de contribuir financeiramente com a causa, fica a dica de que pode também colaborar através de engajamento em debates e transmissão de conhecimentos adiante. Há diversas formas de ajudar na defesa das florestas e você pode contribuir.

4 – Aposte na reciclagem

Reaproveitar, reciclar e reutilizar são conceitos essenciais para a preservação da natureza. Tudo aquilo que reaproveitamos deixa de se tornar resíduos que acabariam sendo levados para um lixão.

Você já parou para pensar que o simples fato de reaproveitar embalagens pode reduzir consideravelmente a quantidade de plástico no mundo? Dessa forma, prefira comprar de empresas que trabalham o sistema de refil, ou seja, em que você compra a embalagem uma vez e depois pode simplesmente repor seu conteúdo.

Comece a refletir também se as embalagens industrializadas que leva para casa não podem ser reaproveitadas. O papelão de algumas embalagens podem se tornar bases para capas de caderno, os potinhos de temperos podem ser lavados e armazenar outros alimentos e até as garrafas pet podem se tornar lindos vasos de plantas. Use a sua criatividade!

5 – Reduza o consumo

Vivemos em uma sociedade abertamente consumista, algo que não é bom nem para nossas finanças e nem para o meio ambiente. Quanto mais você compra, mais contribui para problemas como desmatamento, acúmulo de lixo, poluição de rios, emissão de gases do efeito estufa, entre outros.

A partir do momento em que refletimos acerca das nossas compras, podemos não só melhorar nossa vida financeira como também ajudar a reduzir os problemas do meio ambiente.

Quando estiver se preparando para comprar algo, reflita o quanto realmente precisa desse objeto. Você vai usar em médio e longo prazo? É apenas um impulso consumista? A empresa que produziu faz a sua parte para preservar o meio ambiente?

Outra forma de reduzir o consumismo é fazer uma tabela ou uma lista de tudo o que comprou durante um mês. Você se surpreenderá com a quantidade de itens desnecessários que terá adquirido.

Essas são algumas dicas para ajudar a preservar a natureza, faça a sua parte!

Fonte imagem: pixabay.com