Cavalo Pantaneiro
Animais

Cavalo Pantaneiro: tudo que você precisa saber sobre essa raça

O cavalo pantaneiro teve sua origem há dois séculos na região do Pantanal mato-grossense. No artigo a seguir você poderá saber mais sobre esse animal espetacular que impressiona por sua aparência e aptidões. Vamos descobrir mais sobre esse equino?

Origem do Cavalo Pantaneiro

Uma das raças de cavalo mais famosas do Brasil, o cavalo pantaneiro se originou a partir de animais oriundos de expedições de exploração do interior do território brasileiro.

Essas expedições foram iniciadas no século 16 e contaram com o uso de equinos de raças provenientes da Península Ibérica, assim como o Crioulo. No começo, os cavalos da raça eram chamados de ponconeanos.

Acredita-se que esses animais surgiram naturalmente pela segregação a partir de equinos de Goiás béltico-lusitanos (mistura de cavalo árabe com barbo) que foram levados para o norte de Mato Grosso. Além disso, há evidências de que cavalo indígenas também participaram da formação da raça.

Os animais usados nas expedições encontraram liberdade na região do Pantanal mato-grossense, assim como condições ímpares. O excesso de umidade da região faz com que ela se mostre um tanto quanto inóspita para os animais dessa raça. No entanto, também havia pontos positivos, como uma pastagem abundante.

Os cavalos pantaneiros desenvolveram características bem interessantes, como o fortalecimento dos cascos em relação à umidade e capacidade de encontrar e capturar alimentos de pastagens submersas.

Com o objetivo de aperfeiçoar a raça, foram introduzidos sangue anglo-árabe, árabe e puro-sangue inglês. Os criadores realizaram essa mistura com o objetivo de aumentar o porte desses equinos.

Primeiros criadores da raça Cavalo Pantaneiro

Os primeiros criadores desse tipo de equino foram os índios cavaleiros Guaicurus. Para se ter uma ideia, estima-se que eles tinham um rebanho com mais de 20 mil desses cavalos.

Dentre várias espécies de cavalo existentes, os indígenas reconheceram no pantaneiro um grande aliado, mesmo sendo essa uma raça rústica e selvagem. Inclusive, os eles foram os responsáveis pela proliferação desses animais na região.

Mito

Alguns criadores acreditam que os cavalos pantaneiros, por serem quase selvagens, são difíceis de manejar. No entanto, é válido ressaltar que essa é uma raça bastante dócil e mansa.

Uma curiosidade é que os americanos dizem que os cavalos pantaneiros possuem “cowsense” (senso de gado). Esse nome se deve ao fato de que são ótimos equinos para realizar as atividades de fazenda e afins.

Como o cavalo pantaneiro é utilizado?

Trata-se de um animal bastante utilizado para atividades de lida diária com o gado. Por ser um cavalo dócil e que se adapta bem aos bovinos, é de grande ajuda nessas atividades. O cavalo pantaneiro também faz sucesso em provas de resistência e velocidade. Pode ser utilizado ainda em cavalgadas pelo Pantanal.

Primeiro garanhão registrado

Os primeiros registros dessa raça, de acordo com a ABCCP (Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Pantaneiro), foram feitos em 1972. Dentre as funções da ABCCP está a busca pela preservação da raça pantaneira. Essa associação possui o registro de 3 mil animais e conta com 120 criadores, além de 80 proprietários de equinos.

O primeiro garanhão da espécie a ser registrado se chamava “Rei do Paiol” e pertencia ao Sr. Joaquim da Cunha Fontes. O segundo garanhão a ser registrado se chamava “Pirilampo do São Rafael” e pertencia a Sr. Luiz Carlos e Fernando C. R. A.

Na lista das primeiras fêmeas dessa espécie a serem registradas estão: Mulata, Marreca e Gaúcha da Ponce de Arruda. Os criadores da raça atualmente utilizam como critérios de seleção genética dois pontos fundamentais: resistência e função do animal.

Criação do cavalo pantaneiro

Para que a criação de cavalos pantaneiros seja bem-sucedida, é fundamental que o criador adquira bons animais. É bem importante verificar a procedência de cada um antes de fechar negócio. Uma dica é procurar se informar sobre a seleção genética do cruzamento para ter a certeza de que os cavalos a serem comprados têm o melhor da raça pantaneira.

Por ser um animal criado com pasto, se mostra relativamente barato criar esses equinos. Trata-se de um animal rústico e bem fácil de criar em outras regiões, como a de planalto, por terem cascos bem duros. A título de comparação, a resistência dos cascos desses animais fica atrás somente da do casco de burro. O garanhão pode ficar solto desde cedo com a manada. A monta deve ser feita a campo.

Qual o padrão racial do cavalo pantaneiro?

Em relação à cor da pelagem, é aceita qualquer uma, com exceção da albina. É um equino de porte médio com altura mínima de 1,4 metros no caso dos machos e 1,35 metros para as fêmeas. A musculatura é bem distribuída, esse é um animal de constituição robusta e bastante saudável. É amável e dócil.

Agora você já conhece bem o cavalo pantaneiro!

Fonte imagem: acrissul.com.br